Germination and vigor protocols for the assessment of the physiological quality of Joannesia princeps seeds

Authors

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2022.006.0002

Keywords:

Boleira, Cutieira, Seed viability, Substrates, Tetrazolium

Abstract

The species Joannesia princeps Vell. has been standing out in reforestation programs. The importance of the species and the quality of its co-products, added to the great potential for the recovery of degraded areas, makes the studies of the factors that affect the germination of its seeds, as well as ecophysiological information for the species, of fundamental importance. Protocols for the physiological evaluation of native forest seeds are still scarce. The objective was to test protocols for germination and vigor tests, and to contribute to their standardization, to evaluate the viability of seeds of the species. The seeds were sown in polyethylene trays on different substrates: vermiculite, sand, sand with gibberellin (GA3) and paper roll. The seeds were sectioned longitudinally and the embryo was completely extracted. The seeds and embryos were immersed in a solution of 2,3,5 triphenyl tetrazolium chloride, at concentrations of 0.5% and 1.0%, for a period of 4 hours of staining, with four replications consisting of 25 seeds and kept in a BOD germination chamber, in the dark, for 4 hours at 30ºC. Concomitantly with the germination and tetrazolium tests, the emergence test was carried out in a nursery, following the same procedures described for the germination test. The sand, with or without the use of the growth regulator, promoted the highest percentage of germination (44%) and the best germination speed index. The use of a 1.0% concentration of tetrazolium salt for 4 hours at 30ºC allowed uniform coloring and was efficient for evaluating the viability of J. princeps seeds.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Kamila Antunes Alves, Universidade Federal de Lavras

Graduada em Engenharia Agronômica pela Universidade Estadual de Montes Claros. Mestre em Biocombustíveis e Doutora em Produção Vegetal pela Universidade Federal dos Vales Jequitinhonha e Mucuri. Realizou doutorado sanduíche na Universidad de Cádiz e Universidad de Córdoba na Espanha. Pós-doutorado pela Universidade Federal de Lavras. Atuou como professora substituta no Curso Técnico em Agropecuária e do curso FIC - Produtor Agropecuário, do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais. Atuou também como professora no Curso Técnico em Produção de Açúcar e Álcool da SOEDUCAR/FACITEC. Atuou como pesquisadora na Empresa FITOCLONE de produção de mudas in vitro e atualmente é Analista de Controle de Qualidade do Laboratório de Sementes do Programa Arboretum. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Propagação de Plantas, atuando principalmente nos seguintes temas: Cultura de Tecidos Vegetais, Micropropagação e Tecnologia e Produção de Sementes.

Lucas Amaral de Melo, Universidade Federal de Lavras

Silvicultor, Engenheiro Florestal e Doutor em Engenharia Florestal pela UFLA, Mestre em Ciência Florestal pela UFV. Engenheiro de Segurança do Trabalho pelo UNILAVRAS. Foi professor do Departamento de Silvicultura do Instituto de Florestas da UFRuralRJ. Atualmente, é professor na área de Silvicultura do Departamento de Ciências Florestais da UFLA, tendo exercido a função de coordenador do curso de graduação em Engenharia Florestal e tutor do Núcleo de Estudos em Silvicultura. Atualmente é Diretor de Regulação e Políticas do Ensino da Pró-reitoria de Graduação da UFLA e atua no ensino pesquisa e extensão com temas relacionados à silvicultura de produção, propagação de plantas, métodos de melhoramento de plantas e implantação e condução de povoamentos florestais. Na extensão é um dos organizadores do UFLA de Portas Abertas, evento que recebe anualmente, mais de 15 mil alunos no Ensino Médio para conhecer a UFLA e seus cursos.

Carlos Eduardo Moraes, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Mestrando do programa de Pós-Graduação em Engenharia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Campus de Guaratinguetá - SP. Bolsista do Programa de Recursos Humanos (PRH 34.1) da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Responsável pelo Laboratório de Análise Térmica do Departamento de Materiais e Tecnologia da Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá (FEG-UNESP). Graduado (2020) em Engenharia de Materiais pela Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá (FEG-UNESP). Realizou estágio (11/2020 - 02/2021) na empresa MITRA Sistema LTDA/ME na área de desenvolvimento de software. Desenvolveu pesquisa (2018-2019) junto ao grupo de materiais compósitos, trabalhando na área de compósitos termoplásticos nanoestruturados com aplicação aeronáutica. Tem experiência materiais poliméricos e compósitos avançados, atuando nos seguintes temas: análises térmicas de polímeros e compósitos e caracterização de adesivos estruturais baseados em epóxi com aplicação na indústria de óleo e gás. 

Marina Rosa de Souza, Universidade Federal do Sul da Bahia

Graduei em Engenharia Florestal pela Faculdade Pitágoras, Especializei em Fertilidade do solo e nutrição de plantas (UFPR) e atual Mestranda em Ciência e Sustentabilidade (UFSB), com o projeto de indução in vitro de protocormos da Vanilla spp, na linha de Recursos naturais. Meu interesse de pesquisa e trabalho envolve conservação de espécies nativas florestais, tratamentos para germinação de sementes e trabalho com comunidades. Atuo na área ambiental desde 2015, com experiência em coleta e testes em sementes nativas e capacitação de comunidades. Área de Recursos Florestais, com ênfase em Conservação de espécies da Mata Atlântica. 

Daniel Costa Damasio, Faculdade Pitágoras

Possui ensino-medio-segundo-graupelo Colégio Estadual Democrático Ruy Barbosa(2017). Atualmente é Estagiário da Programa Arboretum. Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal.

Natália Coelho Barbosa Albuquerque, Universidade Federal de Lavras

Arquiteta, Urbanista, Bióloga e Botânica. Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Viçosa, e em Biologia pela Universidade Estadual de Santa Cruz. Especializações em Botânica, Gestão e Manejo Florestal pela Universidade Federal de Lavras. Mestranda na Escola Nacional de Botânica do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, em Biodiversidade em Unidades de Conservação. Analista Ambiental, atuou no IBAMA entre 2002 e 2011, e no Serviço Florestal Brasileiro desde 2012. Tem experiência nas áreas de identificação macroscópica de madeiras, gestão ambiental , restauração florestal, conservação da flora e articulação de cadeias produtivas florestais . Articulou o Projeto Jacarandá da Bahia pelo IBAMA e no Serviço Florestal Brasileiro idealizou o Programa Arboretum de Conservação e Restauração da diversidade florestal, onde atua como Coordenadora Técnica-Executiva, com foco em botânica econômica e na valoração e valorização dos recursos biodiversos florestais.

Published

2023-01-08