Avaliação de impactos ambientais no complexo Aluízio Campos, Paraíba, Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2179-6858.2017.004.0021

Palavras-chave:

Perturbação Humana, Recursos naturais, Degradação ambiental, Leopold Matrix, Sensoriamento remoto

Resumo

A cidade de Campina Grande-PB carece de áreas urbanas preservadas, principalmente reservas ecológicas. A conservação dessas áreas proporciona uma melhoria na qualidade do ar nas cidades, além de melhorar a qualidade de vida. Portanto, este estudo teve como objetivo analisar os impactos ambientais, a fim de subsidiar a gestão de recursos naturais, no Complexo Aluízio Campos, no município de Campina Grande - PB. Esta pesquisa caracteriza-se como exploratória, delineou o método de observação e análise qualitativa, quantitativa, descritiva e interdisciplinar da natureza. Como ferramenta para a identificação e avaliação de impactos ambientais, utilizou-se as ferramentas adaptadas e de sensoriamento remoto da matriz de Leopold. Um expressivo quantitativo de recursos da fauna foi identificado, e a importância ecológica da área foi registrada com representantes dos mais diversos grupos zoológicos (mamíferos, répteis, anfíbios, aves e invertebrados); também descobriu que a área é antrópica, com vários tipos de vegetação: área de pedreira; restos vegetais de grande área de pastagem, entre outros. Portanto, recomenda-se ações de educação ambiental continuada e permanente com moradores da região e do entorno; Em relação à integridade ecológica no Complexo Aluízio Campos, observou-se alto grau de degradação, com remanescentes de vegetação da caatinga ecótona e da mata atlântica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joaci dos Santos Cerqueira, Universidade Federal de Campina Grande

Possui Graduação em CIÊNCIAS BIOLÓGICAS pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2010). Especialista: em Desenvolvimento e Meio Ambiente (2012) FURNE/UNIPÊ; em Educação Física pela Escola de Educação Física do Exército/RJ. Mestrado: Em Recursos Naturais (2014) UFCG; Doutorado em Recursos Naturais (2018) UFCG. Extensão: Gerenciamento de Resíduos Sólidos Urbanos e Práticas de Sustentabilidade. Atuando principalmente nos seguintes temas: Impacto Ambiental; Inventário Florístico; Ornitofauna, Produção orgânica; EtnoEcologia; Etnobiologia; Solo; Educação Sexual; Direito Ambiental e Práticas de Sustentabilidade, Habilitação em Softwares para simular Poluição no Meio Ambiente. Foi agraciado em 2011 com a Medalha Marechal Trompowsky do Instituto dos Docentes do Magistério Militar, por ter atuado e, se destacado na área da Docência. Possui ainda, experiência Profissional como Professor no Ensino Médio, Ensino Superior e Pós-Graduação.

Helder Neves de Albuquerque, Universidade São Marcos

Possuo Graduação em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual da Paraíba; Especialização em Docência do Ensino Superior; Especialização em Gestão Hospitalar e Saúde; Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal da Paraíba; Doutor em Ciências da Educação pela UNIMARCOS. Perito Ambiental da Justiça Federal da Paraíba. Conselheiro Suplente do Conselho Regional de Biologia da 5ª Região (CRBio-05). Radialista da WebRádio Estação Nordestina (www.estacaonordestina.com). Atua nas áreas de Educação. Educação Ambiental. Impactos Ambientais. Consultoria Ambiental. Manejo de Fauna e Flora. Desenvolvimento e Meio Ambiente. Recursos Naturais.

Ênio Pereira de Souza, Universidade de São Paulo

Possui graduação em Meteorologia pela Universidade Federal da Paraíba (1989), mestrado em Meteorologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (1991) e doutorado em Meteorologia pela Universidade de São Paulo (1999). Realizou parte do doutorado na Universidade do Arizona (EUA). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG. Sua principal área de atuação é Física da Atmosfera. Realiza pesquisa em teoria termodinâmica e modelagem de nuvens convectivas, além de estudos climáticos. Foi Diretor Científico da Sociedade Brasileira de Meteorologia no Biênio 2009/2010. Atualmente, é Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Meteorologia do Departamento de Ciências Atmosféricas da UFCG.

Downloads

Publicado

2017-09-19