Percepção ambiental sobre a viabilidade da implantação de um sistema de reciclagem de óleo de cozinha no município de Caçador, Santa Catarina, Brasil

Autores

  • Roger Francisco Ferreira de Campos Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Tiago Borga Universidade Alto Vale do Rio do Peixe
  • Andrei Felipe Nunes de Lima Universidade Alto Vale do Rio do Peixe

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2179-6858.2017.003.0021

Palavras-chave:

Óleo de Cozinha. Percepção Ambiental. Educação Ambiental.

Resumo

O óleo de cozinha usado traz inúmeros problemas para o meio ambiente e põe em risco nossa saúde se descartado incorretamente. Portanto, o presente trabalho tem como objetivo analisar a percepção ambiental dos moradores do município de Caçador/SC quanto ao processo de gestão dos resíduos de óleo de cozinha nas residências, com a perspectiva da implantação de um programa de reciclagem do óleo de cozinha em biodiesel. O estudo apresenta a viabilidade da implantação de um programa de transformação do resíduo óleo de cozinha em biodiesel, porém para um maior eficiência do sistema é necessário o auxilio de entidades publicas e privadas através da aplicação de educação ambiental para a comunidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roger Francisco Ferreira de Campos, Universidade do Estado de Santa Catarina

É mestre em Ciências Ambientais pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2018). Possui graduação em Engenharia Ambiental (2014) e Engenharia Sanitária e Ambiental pela Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (2017), pós-graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária pela Universidade Candido Mendes (2016), pós-graduação em Engenharia de Segurança de Trabalho pela Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (2016) e pós-graduação em Direito Ambiental pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (2017). Atua como professor e pesquisador da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe e é membro da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Caçador- ADEAC. Tem experiência em Gerenciamento de Resíduos Sólidos, Levantamento Biológico de Basidiomicetos, Análise Experimental de Água e Efluentes, Saneamento Básico e Recuperação de Áreas Degradadas. Atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão de Resíduos Sólidos, Gestão de Recursos Hídricos, Biorremediação e Fitorremediação de áreas contaminadas.

Tiago Borga, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe

Mestre em Desenvolvimento Regional - UNIARP (Universidade do Alto Vale do Rio do Peixe), especialista em Gestão, Pericia e Auditoria Ambiental - FOC ( Fundação Oswaldo Cruz) e possui graduação em Engenharia Ambiental - UnC - (Universidade do Contestado). Atualmente é professor e coordenador de curso de nível superior da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe, Conselheiro regional do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Santa Catarina. Tem experiência na área de Engenharia Ambiental, com ênfase em Qualidade do Ar, das Águas e do Solo.

Andrei Felipe Nunes de Lima, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe

Atualmente faço parte de um projeto da UNIARP onde conscientizo alunos de escolas públicas, estabelecimentos gastronômicos e empresas no município de Caçador SC sobre o descarte correto do óleo de cozinha usado. E também estou fazendo estágio na Prefeitura Municipal de Caçador como auxiliar de Fiscal Ambiental e realizando conscientização ambiental nos Bairros do município 

Downloads

Publicado

2017-08-13