Saneamento básico na região oeste do Paraná

Autores

  • Jennifer Regina Llera Leiva Faculdade União das Américas
  • Caroliny Matinc Universidade do Vale do Taquari
  • Wallington Felipe de Almeida Faculdade União das Américas
  • Odorico Konrad Montanuniversität Leoben

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2179-6858.2017.003.0014

Palavras-chave:

Resíduos, Efluentes, Saúde pública

Resumo

Saneamento básico são conjuntos de procedimentos que visam proporcionar uma situação higiênica saudável para a população, através de atividades que estão relacionadas ao abastecimento de água, coleta de esgotos, manejo de resíduos sólidos e águas pluviais visando sempre o bem estar da população. Um saneamento ambiental inadequado pode provocar uma série de doenças que são transmitidas através do contato com a água. Nesse artigo procurou-se mostrar através dos dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento a atual situação do saneamento básico na região oeste do Paraná nos sistemas de abastecimento de água, coleta de esgotos sanitários, coleta de resíduos sólidos e disposição final. A partir dos dados levantados, foram elaboradas tabelas de resumo com as informações obtidas das cinquenta cidades da região oeste do Paraná, através dessa tabela foram criado os mapas temáticos para melhor visualizar as informações obtidas. Os resultados obtidos evidenciaram que o saneamento básico na região ainda é ineficiente em grande parte das cidades, onde a maioria não apresenta dados satisfatórios de atendimento a redes de esgoto. Em relação à coleta dos resíduos sólidos, é necessário que as cidades que ainda dispõe de lixões de adequem à legislação. No setor de abastecimento de água a maioria das cidades apresentou dados positivos, onde grande parte da população é atendida com água potável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jennifer Regina Llera Leiva, Faculdade União das Américas

Graduada em Engenharia Ambiental pela Faculdade União das Américas (2016). Tem experiência na área de Engenharia Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: saneamento, recursos hídricos, recursos sólidos.

Caroliny Matinc, Universidade do Vale do Taquari

Doutoranda em Ciências Ambientais pela Univates; Mestre em Ambiente e Desenvolvimento pela Univates em Lajeado-RS. MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV(2014). MBA em Energias Renováveis com ênfase em Biogás pela FGV (2013). Graduação em Engenharia Ambiental na Faculdade União das Américas (2010). Atuou como consultora da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial -ONUDI na transferência de conhecimentos de produção e caracterização de biomassa e biogás da Europa ( University of Natural Resources and Life Sciences, Vienna) para o Brasil. Atuou na Fundação Parque Tecnológico de Itaipu, na coordenação do Laboratório de biogás, como também na coordenação de projetos de P&D na área de meio ambiente, bem como na elaboração de projetos para captação recursos para projetos, assim como no acompanhamento da produção e utilização do Biogás nas Unidades de Referência Tecnológica da Plataforma Itaipu de Energias Renováveis. Atualmente é docente de ensino superior de engenharia, em disciplinas como meio ambiente, hidráulica, hidrologia, saneamento básico e energias renováveis. caroliny.matinc@gmail.com 

Wallington Felipe de Almeida, Faculdade União das Américas

Graduado em Engenharia Ambiental pela Faculdade União das Américas - UNIAMÉRICA (2016). Estagiou voluntariamente no Centro Internacional de Hidroinformática (CIH) durante um período de 5 meses (2016-2017), onde desenvolveu atividades voltadas para a área de Geoprocessamento aplicado ao meio ambiente, com ênfase em recursos hídricos. Estagiou na ITAIPU Binacional durante um período de 21 meses (2015-2016), onde desenvolveu atividades relacionadas a área de Sedimentologia. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Sedimentologia e Geoprocessamento, atuando principalmente nos seguintes temas: Hidráulica, Hidrologia, Sedimentologia e Processamento de Dados Geográficos.

Odorico Konrad, Montanuniversität Leoben

Possui doutorado em Engenharia Ambiental e Sanitária - Montanuniversitat Leoben Austria (2002), graduação em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1992). Atualmente é professor/pesquisador da UNIVATES. Tem experiência na área de Engenharia Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: biogás, biorreatores, energias renováveis, resíduos sólidos, meio ambiente, saneamento.

Downloads

Publicado

2017-08-13

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>