Indicadores para a avaliação de projetos de saneamento

Autores

  • Vanessa Ribeiro Campos Universidade de São Paulo
  • Edson Walmir Cazarini Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2179-6858.2017.003.0013

Palavras-chave:

planejamento de projetos, sistemas de água, sistemas de esgoto

Resumo

O Estado possui a responsabilidade de garantir o atendimento de abastecimento de água e esgotamento sanitário para a sociedade. O planejamento de projetos de saneamento é essencial, pois está vinculado à melhoria da qualidade de vida da sociedade. Seus empreendimentos possuem grande repercussão social, além gerar impacto no meio ambiente, na saúde e no desenvolvimento urbano. As múltiplas interfaces de um projeto tornam complexa a decisão sobre o planejamento de projetos em saneamento. Essa decisão deve ser tomada em consonância com estudos técnicos, econômico-financeiros, sociais, ambientais, políticos e também legais. Em decorrência, o objetivo deste artigo consiste em realizar uma análise dos indicadores aplicados no planejamento em projetos de água e esgoto sob múltiplas dimensões. Foi realizado um amplo estudo bibliográfico, com mais de cinquenta publicações internacionais e nacionais, com a finalidade de conhecer os indicadores utilizados para resolver problemas em projetos de sistemas de água e esgoto. A pesquisa contribui apoiar decisões para o planejamento integrado de projetos de saneamento considerando múltiplas dimensões. Os resultados do estudo são importantes para subsidiar profissionais, gestores, técnicos, especialistas e estudiosos do setor para uma visão para a gestão de políticas públicas de saneamento, deste modo o planejamento passa a contar com informações precisas com objetivos bem definidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa Ribeiro Campos, Universidade de São Paulo

Engenheira Civil pela Universidade Federal do Ceará (2000) e Administradora de Empresas pela Universidade Estadual do Ceará (2001). Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Pernambuco (2004) e doutora em Engenharia de Produção pela Escola de Engenharia de São Carlos - USP (2011). Professora do Departamento de Engenharia Estrutural e Construção Civil do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil: Estruturas e Construção Civil. Pesquisadora da linha de Gerenciamento de Empresas de Construção com atuação nas seguintes áreas: gerenciamento da construção civil, sistemas de apoio à decisão, gerenciamento de projetos, planejamento e controle da produção, logística da construção e gerenciamento de riscos.

Edson Walmir Cazarini, Universidade de São Paulo

Edson Walmir Cazarini é graduado em Engenharia Mecânica (1971), mestre em Ciências da Computação (1976) e doutor em Engenharia Mecânica (1992), todos, pela Universidade de São Paulo. É docente, pesquisador e orientador de mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, nas seguintes áreas: Sistemas de Apoio à Decisão, Modelagem Organizacional, Gestão do Conhecimento e Processos de Ensino-Aprendizagem em Engenharia, com foco na Tecnologia da Informação e Sistemas Complexos. Em seu currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Sistemas de Apoio à Decisão, Sistemas de Informação, Inteligência Organizacional, Gestão do Conhecimento, Modelagem Organizacional, Tecnologia Educacional, Educação a Distância, Ambiente de Aprendizagem e Aprendizagem Colaborativa.

Downloads

Publicado

2017-08-13