Potencial de captação de água de chuva por telhados no assentamento dos produtores rurais Antônio João e Maria, município de Barra do Bugres/MT

Autores

  • Gabriel Americo Cassettari Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Tadeu Miranda de Queiroz Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Ramão Humberto Martins Manvailer Universidade do Estado de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2179-6858.2017.003.0005

Palavras-chave:

assentamento, captação, gestão, recursos hídricos.

Resumo

Diversas populações e organizações trabalham no desenvolvimento de ações e estratégias para minimizar os impactos gerados pela escassez hídrica através de tecnologias e instrumentos para coleta de água proveniente das chuvas. Este estudo propõe estimar um potencial de captação de águas pluviais por telhados no assentamento João e Maria no município de Barra do Bugres/MT. Para a realização do estudo, foi determinada a área do telhado e o tipo de telha de 24 dos 95 lotes existentes escolhidos por de sorteio. Periodicamente, foram feitas visitas aos lotes para medição dos telhados e representação técnica. O cálculo para o volume é estimado através da equação 1. O cálculo utilizado evidenciou diferença no volume de captação entre o telhado padrão (82,66m³) e os lotes em que ouve expansão da área de telhado (valores entre 111,24 e 221,24m³). Os volumes estimados indicam um elevado potencial de captação entre os lotes avaliados, sendo os de maior quantidade aqueles que aumentaram a área do telhado padrão. Este estudo evidencia ainda mais a necessidade da busca por soluções de viabilidade em ambientes desfavoráveis quanto a disponibilidade de recursos, ambientes estes que necessitam substancialmente ações implementadas por políticas de planejamento e gestão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriel Americo Cassettari, Universidade do Estado de Mato Grosso

Graduando em Engenharia de Produção Agoindustrial pela Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus de Barra do Bugres.

Tadeu Miranda de Queiroz, Universidade do Estado de Mato Grosso

Graduado em Engenharia Agrícola (UFLA - 2002), Mestre em Engenharia Agrícola (UFLA - 2004) e Doutor em Agronomia (ESALQ/USP - 2007). Prof. lotado no Depto. Eng. Produção Agroindusrtrial (DEPA/UNEMAT). É membro Titular do Comitê de Assessoramento Técnico do Laboratório de Ensaios em Equipamentos de Irrigação (LEEI) em Sobral-CE; membro associado do Instituto de Inovação Tecnológica na Agricultura Irrigada (INOVAGRI) em Fortaleza-CE; pesquisador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Engenharia da Irrigação (INCT-EI) em Piracicaba-SP; membro associado à Sociedade Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES); revisor da Revista Brasileira de Agricultura Irrigada (RBAI); revisor da Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (AGRIAMBI). Atua na área de recursos hídricos e irrigação, automação e controle agroindustrial. É orientador do Mestrado Acadêmico em Ambiente e Sistemas de Produção Agrícola da UNEMAT. 

Ramão Humberto Martins Manvailer, Universidade do Estado de Mato Grosso

Docente da Educação Superior, professor da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT, vinculado ao Departamento de Engenharia de Produção Agroindustrial, Campus Barra do Bugres-MT. Coordenador do Curso de Engenharia de Produção Agroindustrial da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT. Graduação em Administração Geral de Empresa pela Universidade para o Desenvolvimento da Região e do Pantanal - UNIDERP (2001). Pós Graduação Lato Sensu em Administração Financeira e Controladoria pelo Instituto Nacional de Pós Graduação - INPG/UCBD (2003). Pós Graduação Stricto Sensu Mestrado em Ciências Contábeis pela Universidade Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS (2013), linha de pequisa Controle de Gestão, Concentração em Controladoria e Finanças.

Downloads

Publicado

2017-05-10