Ocorrência de archaea em reservatório de água doce de região tropical semiárida.

Autores

  • Luiz Sodré Neto Universidade Federal de Campina Grande
  • Mirna Helena Regali-Seleghim Universidade Federal de São Carlos
  • Magnólia Fernandes Florêncio Araújo Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Carlos Alfredo Galindo Blaha Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2179-6858.2017.003.0001

Palavras-chave:

Bacterioplâncton, Arqueoplâncton, DGGE

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo analisar variações sazonais na composição das comunidades do bacterioplâncton e arqueoplâncton, durante três anos consecutivos, e avaliar as possíveis influências de variáveis limnológicas e de fatores climáticos sobre as comunidades procarióticas na coluna de água da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves. PCR (Reação da Polimerase em Cadeia) e DGGE (Eletroforese em gel com gradiente de desnaturação) foram usadas para analisar as composições das comunidades procarióticas heterotróficas do reservatório influenciado por períodos alternados de chuva e estiagem. A abundância do bacterioplâncton e arqueoplâncton e a riqueza dos amplicons da DGGE foram mais influenciadas pela pluviosidade, pela temperatura da água e pela concentração de fósforo total. A análise de componentes principais (PCA) mostrou fortes correlações entre estes fatores. A análise de correspondência canônica (CCA) revelou diferenças temporais na composição das comunidades de Bacteria e Archaea relacionadas à pluviosidade, ao volume do reservatório, à temperatura e à densidade de bactérias e arqueas, indicando a predominância dos fatores ligados aos eventos de precipitação com influência significativa sobre estrutura dessas comunidades, possivelmente compostas por populações permanentes e populações transitórias que influenciam a qualidade ambiental. O destaque da ocorrência de Archaea no reservatório abre uma nova possibilidade de investigação para futuros estudos sobre as intereações das comunidades microbianas e as consequências das suas atividades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Sodré Neto, Universidade Federal de Campina Grande

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2005); Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2008); Doutor em Ciências na área de Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (2012). Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente - PRODEMA/UFRN (2017-2018). Professor Adjunto da Universidade Federal de Campina Grande. Atua e tem experiência nas áreas de Ecologia de Ecossistemas Aquáticos, Microbiologia e Ecologia Microbiana, Ensino de Ciências e Biologia (Ensino de Microbiologia) e Educação para a Sustentabilidade.

Mirna Helena Regali-Seleghim, Universidade Federal de São Carlos

possui graduação em Licenciatura e bacharelado Em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos (1988), mestrado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (1992) e doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (2001). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de São Carlos e pesquisador da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Ecologia de Microrganismos, Biotecnologia ambiental e na área de química de produtos naturais.

Magnólia Fernandes Florêncio Araújo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1987, licenciatura; 1988 bacharelado), Especialização em Microbiologia (1995, UFRN), Mestrado em Bioecologia Aquática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1997) e doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (2004). É professora associado I da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Microbiologia ambiental, com ênfase em Ecologia de Microrganismos aquáticos, atuando principalmente em ecossistemas aquáticos do semi-árido norteriograndense. Em uma segunda linha de trabalho e orientação de alunos de pós-graduação, tem pesquisado sobre as dificuldades de aprendizagem e concepções alternativas de professores e alunos do ensino básico em conteúdos de Biologia, além de desenvolver trabalhos de divulgação científica e educação ambiental em Região do semi-árido do Rio Grande do Norte, com ênfase na educação biológica para desenvolvimento sustentável.

Carlos Alfredo Galindo Blaha, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutor em Ciências pelo Programa de PósGraduação em Genética e Biologia Molecular, Departamento de Genética da Universidade Federal do Rio Grande do Sul- UFRGS, Brasil (2001). Atualmente é professor Adjunto do Departamento de Biologia Celular e Genética da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Ministra aulas em nível de Graduação e de Pós-Graduação nas disciplinas de Bioinformática, Genética de Microorganismos, Microbiologia do Petróleo, Microbiologia Ambiental Aplicada à Biotecnologia , Microbiologia Industrial. Orienta alunos no Mestrado em Ciências Biológicas do Centro de Biociências/UFRN. Em nível de Doutorado co-orienta alunos no Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Petróleo - PPGCEP da UFRN. É pesquisador do CNPq com experiência em Bioinformática, Biofisica Molecular, Biotecnologia, Genômica, Biologia Molecular, Genética de Microorganismos e Metagenômica tendo publicado em periódicos de circulação internacional. Atua em diversos temas relacionados com a aplicação de Biotecnologia no setor Energético, principalmente em Petróleo e Gás e Energias Renováveis. Integra a Base de Pesquisa Sistemas Complexos em Biofísica do DBF-CB/UFRN e também integra a Base de Pesquisa Estresses Ambientais em Plantas e Aplicações Biotecnológicas do DBG-CB/UFRN atuando em principalmente em: "Estudos e Pesquisas in silico de Sistemas Biológicos" visando diversas aplicações biotecnológicas no meio ambiente e saude humana. Também ministra palestras e cursos em eventos nacionais e internacionais no tema de Biotecnologia Aplicada no Setor de Energia e Meio Ambiente e tambem sobre as diversas aplicações da Bioinformática. As principais atividades de Extensão e Divulgação Tecnologica são: a Idealização, Coordenação e Execução do "Brazilian Symposium on Petroleum Biotechnology" - BSPB, evento internacional pioneiro que se realiza na UFRN e que discute e divulga a Aplicação da Biotecnologia no setor Energético promovendo a integração entre a Academia e Indústria em América Latina. Mais recentemente a Idealização, Coordenação e Execução do "PRIMEIRO SIMPÓSIO BRASILEIRO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO EM BIOINFORMÁTICA (I‐SBEPEB)" , evento nacional pioneiro que se realiza na UFRN e que discute e divulga a Bioinformática na atuação das Universidades e suas diversas aplicações.

Downloads

Publicado

2017-05-17