Análise das implicações da evolução do desenvolvimento sustentável no aperfeiçoamento do saneamento ambiental

Autores

  • Marilete Chiarelotto Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Maico Chiarelotto Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2179-6858.2017.002.0012

Palavras-chave:

Sustentabilidade, Resíduos Sólidos, Resíduos Líquidos.

Resumo

O crescimento populacional e a modernização proporcionaram a ocorrência de diversos problemas ambientais para o mundo, diversas consequências para o meio ambiente e a saúde dos seres vivos foram provocadas. Portanto com essas transformações também surgiram muitas preocupações e medidas para diminuir os impactos causados ao meio ambiente. Foi partir do contexto do desenvolvimento sustentável que a sociedade começou a adotar medidas de preservação ao meio ambiente. Esta revisão tem por objetivo analisar os aspectos do desenvolvimento sustentável no aperfeiçoamento do saneamento ambiental. O trabalho trata-se de uma pesquisa bibliográfica, desenvolvida por meio de legislação, livros e periódicos nacionais e internacionais. Devido à pesquisa abordar a evolução do desenvolvimento sustentável e saneamento ambiental, utilizou-se livros e artigos científicos publicados entre os anos de 1964 e 2016. Este estudo pode observar que fatos marcantes como acidentes ambientais e conferências mundiais sobre o meio ambiente, foram primordiais para a evolução do desenvolvimento sustentável e consequentemente maior atenção e investimento em saneamento básico em áreas urbanas e rurais. O tema pesquisado é de grande importância, pois uma vez que o estudo do desenvolvimento sustentável e do saneamento ambiental serve como instrumento de gestão politica, ambiental e social. Analisando as relações do homem com o ambiente, sendo assim podendo contribuir para promover melhorias que contribuam na qualidade de vida de toda população e a proteção dos recursos naturais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marilete Chiarelotto, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Possui graduação em CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Bacharelado pela Universidade Paranaense (2009), pós graduação em Perícia Ambiental pela Universidade Paranaense (2011). Habilitação em Ciências Biológicas equivalente a licenciatura plena - Programa de Formação de Professores (PROFOP) pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR. Tem experiência na área de Biologia Geral, com ênfase em Biologia Geral e na docência. Mestre em Desenvolvimento Rural Sustentável na Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste/ Campus de Marechal Cândido Rondon. Servidora pública da Prefeitura Municipal de Marmeleiro/PR. Cursando atualmente pós graduação em Gestão Ambiental Municipal.

Maico Chiarelotto, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Possui graduação em Engenharia Ambiental pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2015). Técnico em Meio Ambiente pelo Instituto Federal do Paraná (2014). Atualmente é mestrando no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Tem experiência em Engenharia Ambiental, com ênfase em gestão de resíduos sólidos, tratamento biológico de resíduos orgânicos urbanos e agroindustriais.

Downloads

Publicado

2017-01-11