Gestão dos recursos hídricos: estudo sobre práticas ambientais adotadas por uma indústria têxtil

Autores

  • Alessandra Rodrigues Machado de Araujo Universidade Federal de Santa Catarina
  • Luiz Felipe Ferreira Universidade Federal de Santa Catarina
  • Denize Demarche Minatti Ferreira Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2179-6858.2017.002.0008

Palavras-chave:

Gestão dos Recursos Hídricos, Práticas Ambientais, Indústria Têxtil

Resumo

A expressão crise hídrica vem sendo utilizada para referir-se ao conjunto de acontecimentos que levam à escassez de água e ao risco de extensão desse problema para outras regiões. A gestão de recursos hídricos tem por finalidade equacionar e solucionar as situações de escassez e promover o uso de forma adequada em benefício dos seus usuários, o que possibilita as empresas benefícios não só ambientais como econômicos. Sendo assim, o presente estudo tem por objetivo diagnosticar a gestão dos recursos hídricos por meio de práticas ambientais em uma indústria têxtil catarinense. A metodologia quanto aos objetivos trata-se de explanatória, sendo que quanto à abordagem do problema, trata-se de qualitativa. Para atingir o objetivo, aplicou-se primeiro um questionário para ter-se conhecimento do motivo pelo qual a empresa adota práticas ambientais relacionadas à gestão dos recursos hídricos, em que dos 12 itens propostos, 41,67% foram avaliados no nível 4. Em seguida tem-se os níveis 5 e 2, que obtiveram o mesmo número de marcação, representando 25% cada. Por último, tem-se o nível 3, com 8,33%. Já com base no segundo questionário foi possível identificar as práticas ambientais relacionadas aos recursos hídricos no processo produtivo da indústria têxtil analisada, em que as análises demonstram que 52,94% dos itens propostos no questionário não são contemplados pela empresa. Conclui-se então a necessidade da adoção de mais práticas ambientais voltadas à gestão dos recursos hídricos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alessandra Rodrigues Machado de Araujo, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Contabilidade (PPGC) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2017). Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Catarina (2014). Atuando principalmente nos seguintes temas: sustentabilidade ambiental, custos da sustentabilidade, gestão ambiental, gestão dos recursos hídricos, evidenciação ambiental e pesquisa agropecuária.

Luiz Felipe Ferreira, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Itajaí (1990), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000) e doutorado em Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010). Atualmente é Professor adjunto IV do Departamento de Ciências Contábeis e do Programa de Pós Graduação em Contabilidade da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Contabilidade Financeira e Gerencial, atuando principalmente nos seguintes temas: contabilidade da gestão socioambiental, evidenciação ambiental, e governança tributária auditoria ambiental. É autor de trabalhos publicados em periódicos e em anais de eventos científicos. Ocupa o cargo de Chefe de Departamento no Curso de Ciências Contábeis/UFSC.

Denize Demarche Minatti Ferreira, Universidade Federal de Santa Catarina

Pós-doutora em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (UFSC), Mestre em Ciência e Tecnologia Ambiental, Graduada em Ciências Biológicas e Bacharel em Ciências Contábeis. Professora do Departamento de Ciências Contábeis e pesquisadora do Núcleo de Estudos em Contabilidade e Controladoria (NECC). Experiência na área da docência e atuação em administração de Instituição de Ensino Superior em Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão. Orientadora de trabalhos de conclusão de curso e atividades de pesquisa. Cursos direcionados a área de atuação, especialmente voltados a gestão, contabilidade ambiental e sustentabilidade. Participação como pesquisadora em projetos nas áreas de contabilidade ambiental, gestão, conservação e sustentabilidade do ambiente. 

Downloads

Publicado

2017-01-11