O tema biodiversidade em artigos do encontro de pesquisa em educação ambiental na perspectiva fleckiana
DOI:
https://doi.org/10.6008/SPC2179-6858.2017.002.0004Palavras-chave:
Estilos de Pensamento, biodiversidade, Educação Patrimonial Ambiental.Resumo
Esse artigo é parte de uma pesquisa de mestrado norteado pela seguinte questão: Que estilos de pensamento sobre biodiversidade circulam nos artigos do Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental-EPEA e como se vinculam a Educação Patrimonial Ambiental? O objetivo foi analisar as contribuições epistemológicas de Fleck no contexto da Educação Patrimonial Ambiental publicadas no EPEA acerca de biodiversidade. O trabalho foi viabilizado por meio de pesquisa bibliográfica em ambiente virtual, sites do EPEA, específicos para cada evento. Os artigos selecionados foram de seis encontros, no período de 2001 a 2011 e seguiram alguns critérios da análise de conteúdo estabelecidos por Bardin. Com base na espistemologia Fleckiana identificamos onze estilos de pensamento sobre biodiversidade, quais sejam: Patrimonial Ambiental; Utilitarista; Sistêmico; Naturalista/ecológico/biológico; Humanista; Ambiental Critica; Cultural; Conservacionista; Cientifico; Resolutivo; Sustentável. Os resultados da pesquisa indicam que alguns estilos circulam nos coletivos de pensamentos esotérico (os autores) e exotérico (estudantes e comunidades pesquisados). A Educação Patrimonial Ambiental esteve vinculada aos artigos do EPEA como Estilo de Pensamento que retratou a preocupação com a biodiversidade enquanto patrimônio natural, cultural e biológico.
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