Coleta seletiva: perspectivas de sustentabilidade nas associações de catadores de resíduos sólidos na cidade de Fortaleza (CE)

Autores

  • Antônio Jackson Alcantara Frota Universidade de Fortaleza
  • Mônica Mota Tassigny Ecole des Hautes Études en Sciences Sociales
  • Fabiana Pinto de Almeida Bizarria Universidade de Fortaleza
  • Marcus Vinícius de Oliveira Brasil Universidade de Fortaleza
  • Isadora Margarete Guimarães da Silva Universidade de Fortaleza

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2179-6858.2016.003.0011

Palavras-chave:

Estudos Socioambientais, Estudos Socioambientais. Coleta seletiva. Resíduos sólidos. Organizações. Não Governamentais (ONGs)., Coleta Seletiva, Resíduos Sólidos, Organizações, Não Governamentais (ONGs)

Resumo

Este estudo objetiva analisar as perspectivas de sustentabilidade das Associações de Catadores de Resíduos Sólidos nas dimensões social, econômica, ambiental e institucional diante da implantação do programa de coleta seletiva, tendo como locus o Município de Fortaleza, no Estado do Ceará. Nesta investigação foi utilizado o método qualitativo, sendo sua análise de natureza explicativa e descritiva, fundamentada em pesquisa bibliográfica- documental e de campo, realizada em 09 associações de catadores de resíduos secos e úmidos que participam do Fórum Lixo e Cidadania e recebem apoio das políticas ambientais da Secretaria de Urbanização e Meio Ambiente. Nas dimensões apontadas foram constados: maior organização contábil, melhor nível de conscientização sobre a importância da coleta, aparecimento de novos negócios, aprimoramento da política interna de organização, aumento de parcerias entre catadores e indústrias etc. A implantação de uma nova cooperativa, promete ser um canal para a formação do espírito associativista e cooperativista entre as associações e os grupos de catadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antônio Jackson Alcantara Frota, Universidade de Fortaleza

Possui graduação em FILOSOFIA pela Faculdade Católica de Fortaleza (2000), graduação em TEOLOGIA pelo Instituto Santo Tomás de Aquino - Belo Horizonte- MG (2004) e graduação em ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR (2010). Tem experiência na área de Administração Eclesial, com ênfase em Gestão de Instituições Religiosas e Recursos Humanos. Especialização em Assessoria Executiva em Gestão Pública e Privada pela Universidade Federal do Ceará (UFC) em (2012). Mestre em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR, (2014) com ênfase na linha de Pesquisa Socioambiental. Doutorando em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza- UNIFOR (2015-2018).

Mônica Mota Tassigny, Ecole des Hautes Études en Sciences Sociales

Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (1994), doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2002) e doutorado sanduíche em Sócio-Economie du développement - Ecole des Hautes Études en Sciences Sociales, Paris (2002). Atualmente é professor titular da Universidade de Fortaleza, colaborador prog pós-graduação direito unifor da Universidade de Fortaleza e titular do programa de pós-graduação administração da Universidade de Fortaleza. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em gestão, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, sustentabilidade e responsabilidade social.

Fabiana Pinto de Almeida Bizarria, Universidade de Fortaleza

Mestre e Doutoranda em Administração - Universidade de Fortaleza. Especialista em Saúde Pública pela Universidade Estadual do Ceará e Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará. Bolsista CAPES/Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições de Ensino Particulares no Mestrado e Bolsista FUNCAP/ Fundo de Inovação Tecnológica no Doutorado. Experiência profissional em Gestão de Pessoas e pesquisas na área de Educação, Ensino Superior, Gestão de Pessoas, Sustentabilidade e Epistemologia. Psicóloga Organizacional e do Trabalho na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - Unilab, desde 2010 (Afastamento 08/2014 - 02/2018).

Marcus Vinícius de Oliveira Brasil, Universidade de Fortaleza

Graduado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual do Ceará (1999) e em Teologia pela Faculdade Kurios-FAK-Maranguape-CE (2007) com chancela da Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Planejamento e Desenvolvimento Econômico- UFC(2001), e em Psicopedagogia Clínica e Institucional com ênfase em Gestão Escolar- FAK (2009). Mestre em Administração pela Universidade Estadual do Ceará (2001). Foi o 1º coordenador do curso de Administração da UFC no Cariri. Coordena o Núcleo de Empreendedorismo, Responsabilidade e Marketing Social- NERMS desde 2007. Foi bolsista de mestrado e de doutorado pela FUNCAP/CE e de Pós-Doutorado- PNPD/CAPES. Doutor em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza-PPGA/UNIFOR (2014). Pós-Doutor em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará-PPAC/UFC (2015). É professor Adjunto da Universidade Federal do Cariri- UFCA. Vice-Diretor Pro-Tempore do Centro de Ciências Sociais Aplicadas-CCSA.

Isadora Margarete Guimarães da Silva, Universidade de Fortaleza

Bacharela em Direito pela Faculdade Baiana de Ciências (2008). Mestra em Administração de Empresas pelo PPGA- Universidade de Fortaleza - UNIFOR (2014). Tem experiência na área de Gestão Ambiental, Desenvolvimento Sustentável, Responsabilidade Civil Ambiental. Pesquisou e se interessa pelas seguintes áreas: Direito Ambiental, Direito Agrário, Direito Urbanístico, Parcelamento de Solo Urbano e Rural, Responsabilidade Ambiental e Social das Empresas, Logística Reversa e Resíduos Sólidos. Supervisora do T.C.C. do curso de Graduação em Direito e coordenadora dos grupos de pesquisa do mesmo curso, professora integrante dos grupos de pesquisa: Direito do Trabalho / Direito Previdenciário e Direitos Humanos, Internacional e Temáticas Contemporâneas (identidade de gênero, direito agrário, ambiental, dentre outras temáticas atuais). Atualmente é professora nos cursos de Pós-Graduação e MBA do Instituto Dom José - IDJ e do Instituto de Desenvolvimento e Cultura do Ceará- IDECC, também ministra aulas nos cursos de Graduação da Faculdade Alencarina.

Downloads

Publicado

2016-11-30