Vantagens energéticas e ambientais do uso de adubo em couro

Autores

  • Elizete Maria Possamai Ribeiro Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Pedro Barbosa Mello Universität Stuttgart, Alemanha
  • Claudio Ciavatta
  • Luciano Cavani

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2179-6858.2016.002.0012

Palavras-chave:

Esfregas de Couro, Leather left-overs, O Comportamento do Sal de Cromo (III), The Behaviour of Chromium (III) Salt, Modelo Matemático, Mathematical Model.

Resumo

No Brasil, a indústria de curtimento gera grandes quantidades de resíduos. Este país ocupa uma posição significativa como produtor de pele - especialmente couro bovino. Os resíduos sólidos são muitas vezes descartados no ambiente sem tratamento, o que implica problemas ambientais e desperdício de energia. Normalmente, o controle e o gerenciamento industrial de resíduos sólidos no país são caracterizados pela falta de estudos sobre o assunto, quantidade e qualidade dos resíduos gerados, além da falta de unidades compatíveis de tratamento final e descarte em algumas regiões. O couro é bronzeado com sais de crómio. Este processo visa obter um melhor acabamento, aumentando a resistência ao desgaste e à corrosão. O bronzeamento com os sais de cromo (III) os torna mais flexíveis e macios. Assim, este estudo pretende verificar um modelo matemático do comportamento da mineralização de nitrogênio potencial e do comportamento do sal de cromo (III) em solos após aplicação de fertilizante feito de hidrolisado de couro bovino. O modelo matemático será aplicado de acordo com os dados obtidos, e após a aplicação da metodologia estabelecida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elizete Maria Possamai Ribeiro, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Ciências com Habilitação em Matemática pela Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC (1981), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina- UFSC (2001) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006). Pós doutorado na Universidade de Bologna (Alma Mater Studiorum) no dipartimento di scienze e tecnologia agroambientali - UNIBO (2012). Atualmente é professor titular do Instituto Federal Campus Sombrio , atuando principalmente nos seguintes temas: matemática, resíduo, adubo, cromo e matemática aplicada.

Pedro Barbosa Mello, Universität Stuttgart, Alemanha

Possui graduação em Engenharia Operacional, nas modalidades mecânica e produção, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1974), gradução em Engenharia Mecânica tradicional também pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1979), mestrado em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1980) e doutorado em engenharia pela Universität Stuttgart (1989). Atualmente é professor associado nível 4 da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Fenômenos de Transporte, atuando principalmente nos seguintes temas: gás natural, biocombustíveis, energia e exergia, motor de combustão interna.

Downloads

Publicado

2016-06-25

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)