Estudo experimental do impacto do cromo a partir de fertilizantes altamente energeticamente eficientes no solo

Autores

  • Elizete Maria Possamai Ribeiro Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Luciano Cavani Universitá di Bologna
  • Claudio Ciavatta Universitá di Bologna
  • Pedro Barbosa Mello Universität Stuttgart
  • Rafael dos Reis Paulo Universidade Federal de Pelotas, Brasil
  • Renata Possamai Ribeiro Fundação Universidade Regional de Blumenau

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2179-6858.2016.002.0002

Palavras-chave:

Fertilizante em Couro Hidratado, hydrated leather fertilizer, Efeitos Sobre o Solo, effects on the soil, Fertilizantes Eficientes, fertilizer efficiency

Resumo

A legislação ambiental brasileira sobre os efeitos de alguns elementos químicos descartados no solo ainda é muito recente, especialmente no que diz respeito às várias transformações de diferentes tipos de cromo que podem ser usados em conjunto com fertilizantes feitos de restos de couro. Este fato é principalmente devido à falta de dados experimentais que mostram claramente as várias modificações sofridas pelos vários tipos de cromo liberados na crosta terrestre, associados a fertilizantes. Este fato não ocorre em muitos países desenvolvidos, como a Itália, por exemplo, onde já existem vários estudos sobre os efeitos de vários tipos de cromo, que são usados em conjunto com fertilizantes de couro. Este trabalho apresenta um estudo experimental sobre o comportamento do cromo (III) em solo arável, utilizando fertilizante de couro hidratado como fertilizante eficiente em energia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elizete Maria Possamai Ribeiro, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Ciências com Habilitação em Matemática pela Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC (1981), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina- UFSC (2001) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006). Pós doutorado na Universidade de Bologna (Alma Mater Studiorum) no dipartimento di scienze e tecnologia agroambientali - UNIBO (2012). Atualmente é professor titular do Instituto Federal Campus Sombrio , atuando principalmente nos seguintes temas: matemática, resíduo, adubo, cromo e matemática aplicada. 

Luciano Cavani, Universitá di Bologna

Ricercatore presso l'Università di Bologna dal 2008, svolge le sue ricerche nell'ambito della chimica agraria. Gli interessi di ricerca sono rivolti in particolare alla fertilità dei terreni agrari, ai fertilizzanti e all'utilizzo dei sottoprodotti agro-industriali (biosolidi) in agricoltura. Attualmente incentra la sua ricerca sullo studio delle relazioni tra la gestione agronomica (lavorazioni, rotazioni, consociazioni, concimazioni) e la funzionalità del suolo.

Claudio Ciavatta, Universitá di Bologna

Claudio Ciavatta è nato a Rimini il 13 febbraio 1958, ha conseguito la maturità scientifica nel 1977, si è laureato cum laude in Scienze Agrarie nel 1982 all'Università di Bologna. 

Pedro Barbosa Mello, Universität Stuttgart

Possui graduação em Engenharia Operacional, nas modalidades mecânica e produção, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1974), gradução em Engenharia Mecânica tradicional também pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1979), mestrado em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1980) e doutorado em engenharia pela Universität Stuttgart (1989). Atualmente é professor associado nível 4 da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Fenômenos de Transporte, atuando principalmente nos seguintes temas: gás natural, biocombustíveis, energia e exergia, motor de combustão interna.

Rafael dos Reis Paulo, Universidade Federal de Pelotas, Brasil

Formado na área de Licenciatura em Matemática (2015) pelo Instituto Federal Catarinense - IFC e, atualmente cursando o Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática pela Universidade Federal de Pelotas - UFPEL. Membro do grupo de pesquisa Educação Matemática e Tecnologia (GPEMAT)/CNPq. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em pesquisas, atuando principalmente nos seguintes temas: modelagem matemática, registros de representação semiótica e tecnologias na educação.

Renata Possamai Ribeiro, Fundação Universidade Regional de Blumenau

Profissional com 30 anos, formação superior em engenharia química pela FURB. Experiência de mais de 4 anos em tratamento de efluente e água, renovação da licença ambiental, assim como análise de água, efluente, lodo e esgoto em empresas como FRIG e Laboratório Ambiental Metaquímica. A experiência no Controle de Qualidade na área de alimento/embutidos, instalação do SIF- MAPA, implantação do manual de boas práticas de fabricação e procedimento padrão de higiene operacional (circular 175 e 176/2005/CGPE/DIPOA) na empresa Frig. Sólida experiência em gestão de equipe, estruturações e implementação de planos de controle de qualidade. Conhecimento prático no funcionamento de uma estação de tratamento de efluente, controles de qualidade e realizações de análise ambiental. Domínio do pacote Office. Italino intermediário. Registro no CREA e CRQ

Downloads

Publicado

2016-06-25