Análise das externalidades na produção de serviços pela perspectiva do modelo de produção mais limpa
DOI:
https://doi.org/10.6008/10.6008/SPC2179-6858.2016.001.0002Palavras-chave:
Externalidades, Produção mais Limpa, Cleaner Production, Produção., Produção Mais Limpa, Serviço, ProduçãoResumo
Este artigo tem por objetivo descrever como a aplicação da perspectiva de Produção Mais Limpa (PML) interfere na visão das externalidades advindas de um processo de produção de serviços. Para tanto, buscou-se como procedimentos metodológicos a pesquisa de caráter exploratório com abordagem qualitativa, ou seja, com base em pesquisa bibliográfica e documental construiu-se as categorias de análise e posterior construção de um esquema para a avaliação do fluxo da produção de serviços. Nesse caso utilizou-se para o estudo a prestação de serviços de recebimento de faturas por uma instituição bancária. Ao tratar desse processo sob a perspectiva de PML verificou-se a existência de externalidades antecedentes e consequentes positivas ao se adotar o sistema eletrônico de pagamentos de faturas. A contribuição desta perspectiva é que ao utilizar o método de PML pode planejar a produção de serviços de forma mais sustentável, pois a visão da criação e produção de forma sistêmica e circular pode evidenciar o papel de cada agente nos três níveis propostos neste processo.
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