Análise das externalidades na produção de serviços pela perspectiva do modelo de produção mais limpa

Autores

  • Luciano Ferreira da SILVA Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Arnoldo José de Hoyos Guevara Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Pedro Fernandes Saad Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Paulo Sergio Gonçalves de Oliveira Universidade Metodista de Piracicaba

DOI:

https://doi.org/10.6008/10.6008/SPC2179-6858.2016.001.0002

Palavras-chave:

Externalidades, Produção mais Limpa, Cleaner Production, Produção., Produção Mais Limpa, Serviço, Produção

Resumo

Este artigo tem por objetivo descrever como a aplicação da perspectiva de Produção Mais Limpa (PML) interfere na visão das externalidades advindas de um processo de produção de serviços. Para tanto, buscou-se como procedimentos metodológicos a pesquisa de caráter exploratório com abordagem qualitativa, ou seja, com base em pesquisa bibliográfica e documental construiu-se as categorias de análise e posterior construção de um esquema para a avaliação do fluxo da produção de serviços. Nesse caso utilizou-se para o estudo a prestação de serviços de recebimento de faturas por uma instituição bancária. Ao tratar desse processo sob a perspectiva de PML verificou-se a existência de externalidades antecedentes e consequentes positivas ao se adotar o sistema eletrônico de pagamentos de faturas. A contribuição desta perspectiva é que ao utilizar o método de PML pode planejar a produção de serviços de forma mais sustentável, pois a visão da criação e produção de forma sistêmica e circular pode evidenciar o papel de cada agente nos três níveis propostos neste processo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciano Ferreira da SILVA, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutorado em administração em andamento na Pontifícia Universidade Católica, PUC-SP, Mestre em Administração, Comunicação e Educação na Universidade São Marcos, Especialista em Psicologia Organizacional, Especialista em Administração de Recursos Humanos e graduado em Administração de Empresas. Docente e pesquisador no Mestrado Profissional em Administração - Gestão de Projetos na Universidade Nove de Julho - UNINOVE. Experiência em organizações nas atividades de avaliação de mercado, projeção de vendas, levantamento de novas oportunidades de negócios e treinamentos. Autor do livro "Revoluções Legais - a advocacia e a política brasileira", além de outros trabalhos acadêmicos na área de operações, sustentabilidade e gestão de pessoas.

Arnoldo José de Hoyos Guevara, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Possui graduação em Engenharia Química e Matemáticas pela Universidade de Nuevo Leon - México (1961), tem mestrado em Engenharia Nuclear do PRNC na Universidade de Puerto Rico - USA (1965) , doutorado em Estatística - University of California - Berkekley USA (1970) , e fez pos-doutorado na Universidade de Oxford - UK ( 1985 ). É representante no Brasil da World Future Society (www.wfs.org), e do Projeto Milênio (www.millennium-project.org) rede internacional de pesquisadores que analisa prospectivamente o futuro em relação a 15 grandes desafios globais , e publica seu informe State of The Future (http://www.millennium-project.org/millennium/publications.html ) publicação que, nas palavras do Secretario Geral das Nações Unidas Ban Ki-moon : ".. propociona invaluaveis insights sobre o futuro das Nações Unidas , seus Estados Membros , e a Sociedade Civil " . Fundador e diretor do Núcleo de Estudos do Futuro da PUCSP (www.nef.org.br) e da ONG educacional Gira Sonhos (www.girasonhos.org.br). É professor da pós-graduação em Administração da PUCSP. Áreas de Interesse atual: Métodos Quantitativos , Estudos do Futuro, Inovação e Desenvolvimento Sustentável, Gestão de Conhecimento Valores e Consciência. Publicou em co-autoria o livro Da Sociedade do Conhecimento a Sociedade da Consciência pela Editora Saraiva; e outros sendo o mais recente Educação para a Era da Sustentabilidade. É responsável no Brasil pela organização dos International Conferences on Innovation and Managment ICIM ( www.pucsp.br/icim ) em colaboração com equipes de Universidades da China, Japão, Holanda, Finlândia e Malásia ; bem como editor responsavel pelo Journal on Innovation and Sustainability ( http://revistas.pucsp.br/risus). Coordenador da Catedra Ignacy Sachs de Desenvolvimento Sustentável da PUCSP e membro da diretoria e fundador da Rede Iberoamericana de Prospectiva - RIBER.

Pedro Fernandes Saad, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Cursando o Doutorado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (início 2013). Possui graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002), pós-graduação em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (2007), Mestrado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2010). Em sua atuação profissional, é sócio-fundador e administrador da Editora Brasileira de Arte e Cultura (www.editorabrasileira.com.br). No Direito, suas principais especialidades são: Relações Civil, Comercial, de Consumo e Educacional.

Paulo Sergio Gonçalves de Oliveira, Universidade Metodista de Piracicaba

Possui graduação em Administração pela Faculdade de Informática e Administração Paulista (2003), mestrado em Administração pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (2008), Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Metodista de Piracicaba(UNIMEP), com o estudo "Proposição do modelo PLM-PV3G para gestão do ciclo de Vida de Produtos". Atualmente é consultor na empresa Indra Consulting, atuando no cliente Mapfre como Administrador de dados e gestão de qualidade. Também é professor de graduação e Pós-graduação (Mestrado em Administração na Universidade Ibirapuera), atuando nas disciplinas Gestão do Conhecimento e Métodos Quantitativos. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão Estratégica, atuando principalmente nos seguintes temas: comunidades de prática, Tecnologia da Informação, Gestão do Conhecimento, Métodos Quantitativos Aplicados a Administração e Gestão do Ciclo de Vida de Produtos.

Downloads

Publicado

2016-01-20