Determinação de metais pesados em amostras de sedimento do Canal do Pepino - Pelotas (RS)

Autores

  • Pedro José Sanches Filho Instituto Federal Sul-Rio-Grandense
  • Ana Paula Quevedo Peil Instituto Federal Sul-Rio-Grandense

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2179-6858.2015.001.0020

Palavras-chave:

Granulometria, Matéria Orgânica, Metais Pesados, Sedimento

Resumo

Estudos sobre metais pesados em sedimentos são importantes, pois contribuem para monitoramento e avaliação ambiental de um determinado ambiente. Este estudo teve por objetivo analisar a concentração de metais pesados presentes em amostras de sedimento do Canal do Pepino, coletadas em cinco pontos ao longo do mesmo, em dezembro de 2009. As determinações das concentrações de Pb, Zn, Cu e Cr foram realizadas através de digestão ácida de 2g das amostras em Banho-Maria, com água régia a 50% e 1mL de HClO4. Os extratos foram analisados através da espectrofotometria de absorção atômica em chama. Analisou-se também a granulometria e matéria orgânica. Os resultados indicaram uma estreita relação entre a concentração de metais pesados, o teor de matéria orgânica e granulometria fina presente no sedimento do Canal do Pepino. Todos os metais foram detectados, porém os pontos que apresentaram maior contaminação foram os localizados na zona mais central da cidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro José Sanches Filho, Instituto Federal Sul-Rio-Grandense

possui graduação em Licenciatura Plena Em Química Esquema II pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (1988), graduação em Farmácia pela Universidade Católica de Pelotas (1988), mestrado em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997) e doutorado em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002) e pós doutorado pela Universidade Nova de Lisboa(2007). Atualmente é professor e Pesquisador do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnolgia Sul-rio-grandense, lider do Grupo de Pesquisa em Contaminantes Ambientais. Tem experiência na área de Química Analítica, com ênfase em Análise de Traços e Química Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: nitrosaminas,análise de hidrocarbnetos em amostras ambientais, spe, cromatografia gasosa e análise absorciométrica.

Ana Paula Quevedo Peil, Instituto Federal Sul-Rio-Grandense

Mestranda em Educação e Tecnologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense - IFSul, Campus Pelotas. Especialista em Educação Profissional com Habilitação para a Docência. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense - IFSul, Campus Pelotas (2013). Graduada no Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense - IFSul, Campus Pelotas (2010).

Downloads

Publicado

2015-04-09

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>