Horta na escola: uma forma didática de trabalhar a sustentabilidade

Autores

  • Vanessa Tainara da Cunha Universidade Federal Rural do Semi-Árido
  • Andrezza Grasielly Costa Universidade Federal Rural do Semi-Árido
  • Emanoela Magna da Cunha Universidade Federal Rural do Semi-Árido
  • Valeria Tatiany da Cunha Universidade Federal Rural do Semi-Árido
  • Ludimilla Carvalho Serafim de Oliveira Universidade Federal Rural do Semi-Árido
  • Isaac Rodrigo da Costa Macedo Universidade Federal Rural do Semi-Árido

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2179-6858.2014.002.0004

Palavras-chave:

Sustentabilidade, Horta Didática, Educação, Questões Ambientais

Resumo

A horta didática na escola vem ganhando espaço no processo de ensino e aprendizagem de alunos acerca das questões ambientais. Dessa forma, no Centro Regional de Educação Especial de Mossoró/RN – CREE-MOS, buscou-se mostra o valor da horta orgânica no âmbito escolar e sua contribuição educacional no processo ensino sobre as gestões ambientais, bem como falar da importância de se ter mais formações nas escolas. No CREE-MOS constatou que o quadro de professore é formado, em sua maior maioria, por pessoas do gênero masculino. No que diz respeito ao envolvimento dos alunos em hortas didáticas, 42% dos entrevistados afirmaram que é possível envolve-os através de aulas práticas e outros 32% expuseram que o mais provável seria através da alimentação dos alunos, entre outras práticas. A coleta de dados foi realizada no mês de julho a agosto 2013, com o acompanhamento de registro fotográfico. Durante a coleta de dados aplicou-se dois questionários, um antes da formação e o outro após a formação. A análise dos dados foi feita no Microsoft® Excel versão 2013 e transformado em gráficos para melhor apresentação e entendimento da situação. Dessa forma conclui-se que a forma de ensino através da horta didática é fundamental no processo de ensino e aprendizagem dos alunos, levando em consideração que a mesma trabalha os princípios de meio ambiente e sustentabilidade, como também que a formação de professores sobre as questões ambientais é primordial para o desenvolvimento sustentável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa Tainara da Cunha, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Graduada em Bacharelado em Ciência e Tecnologia pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA, Campus Angicos/RN (2009 - 2012), e Especialização em Educação Ambiental e Geografia do Semi-Árido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) . Atualmente Curso Engenharia Agrícola e Ambiental na Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA, Campus Mossoró/RN (2012), e o Curso de Aperfeiçoamento em Educação Ambiental na UFERSA.

Andrezza Grasielly Costa, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Graduada em Ciência e Tecnologia pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (2013). Atualmente curso Engenharia Agrícola e Ambiental pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).

Emanoela Magna da Cunha, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Graduada em Bacharelado em Ciência e Tecnologia pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA, Campus Angicos/RN (2009 - 2011). Graduada em Engenharia Agrícola e Ambiental na Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA, Campus Mossoró/RN (2012 - 2015). Pós-graduada no Curso de Especialização em Educação Ambiental e Geografia do Semiárido no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFRN, Campus EaD, Pólo Macau/RN (2013 - 2014). Pós-graduanda no Curso de Aperfeiçoamento em Educação Ambiental na Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA, Campus EaD (2015).

Valeria Tatiany da Cunha, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Graduada em Bacharelado em Ciência e Tecnologia pela UFERSA. Aluna do curso de graduação em Engenharia Agrícola e Ambiental pela UFERSA.

Ludimilla Carvalho Serafim de Oliveira, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2002) ,Especialização em Direito Ambiental , tendo realizado trabalho de pesquisa sobre o Planejamento e Gestão Ambiental, e Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Rede PRODEMA(2005). Doutora em Arquitetura e Urbanismo pelo Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo pela UFRN, na área de concentração Urbanização, Projetos e Políticas Físico Territoriais..É professora do Departamento de Agrotecnologia e Ciências Socias da UFERSA . Tem experiência na área de Educação, com ênfase em metodologia do trabalho e da pesquisa cientifica, atuando principalmente nos seguintes temas: Desenvolvimento Urbano, Questões socioambientais, Direitos Humanos e Educação Inclusiva, Planejamento e Administração. Atualmente pesquisa na área de Avaliação de Impactos Ambientais e de Promoção da Educação Inclusiva. Foi bolsista DS/CAPES, durante o Mestrado e em parte do curso de doutorado até o ingresso no serviço Público Federal. É chefe do Departamento de Agrotecnologia e Ciências Sociais.

Isaac Rodrigo da Costa Macedo, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Possui graduação em Ciência e Tecnologia pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (2012). Atualmente esta cursando Engenharia Agrícola e Ambiental pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA); Especialização em Educação Ambiental e Geografia do Semi-Árido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), e Especialização em Gestão Ambiental com Ênfase em Auditoria e Perícia pela Faculdade Vale do Jaguaribe (FVJ). com experiência na Área de Apicultura e Meliponicultura desde 2001.

Downloads

Publicado

2014-11-15