Horta na escola: uma forma didática de trabalhar a sustentabilidade
DOI:
https://doi.org/10.6008/SPC2179-6858.2014.002.0004Palavras-chave:
Sustentabilidade, Horta Didática, Educação, Questões AmbientaisResumo
A horta didática na escola vem ganhando espaço no processo de ensino e aprendizagem de alunos acerca das questões ambientais. Dessa forma, no Centro Regional de Educação Especial de Mossoró/RN – CREE-MOS, buscou-se mostra o valor da horta orgânica no âmbito escolar e sua contribuição educacional no processo ensino sobre as gestões ambientais, bem como falar da importância de se ter mais formações nas escolas. No CREE-MOS constatou que o quadro de professore é formado, em sua maior maioria, por pessoas do gênero masculino. No que diz respeito ao envolvimento dos alunos em hortas didáticas, 42% dos entrevistados afirmaram que é possível envolve-os através de aulas práticas e outros 32% expuseram que o mais provável seria através da alimentação dos alunos, entre outras práticas. A coleta de dados foi realizada no mês de julho a agosto 2013, com o acompanhamento de registro fotográfico. Durante a coleta de dados aplicou-se dois questionários, um antes da formação e o outro após a formação. A análise dos dados foi feita no Microsoft® Excel versão 2013 e transformado em gráficos para melhor apresentação e entendimento da situação. Dessa forma conclui-se que a forma de ensino através da horta didática é fundamental no processo de ensino e aprendizagem dos alunos, levando em consideração que a mesma trabalha os princípios de meio ambiente e sustentabilidade, como também que a formação de professores sobre as questões ambientais é primordial para o desenvolvimento sustentável.Downloads
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