Gerenciamento de resíduos sólidos em uma universidade pública: um estudo sobre práticas sustentáveis na UFERSA

Autores

  • Anara Luana Nunes Gomes Universidade Federal Rural do Semi-Árido
  • Rafaela Cristina Alves de Freitas Universidade Federal Rural do Semi-Árido
  • Thiago Henrique Gomes Duarte Marques Universidade Federal Rural do Semi-Árido http://orcid.org/0000-0001-7772-6975
  • Ludimilla Carvalho Serafim de Oliveira Universidade Federal Rural do Semi-Árido http://orcid.org/0000-0002-5160-5670

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2018.002.0025

Palavras-chave:

Gestão Ambiental, Sustentabilidade, Resíduos Sólidos, Universidades Públicas, Plano de Logística Sustentável

Resumo

As universidades, em suas atividades administrativas, de ensino e pesquisa, são organizações que geram uma quantidade considerável de resíduos. Assim, o presente estudo teve como objetivo verificar como ocorre o gerenciamento de resíduos em uma universidade pública, tendo como campo de estudo a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Para isso, desenvolveu-se uma pesquisa exploratória, com o uso de pesquisa bibliográfica para se obter um maior entendimento sobre o gerenciamento de resíduos sólidos em universidades, a Política Nacional de Resíduos Sólidos, e sobre as normas e regulamentos na área de sustentabilidade aplicados ao setor público e especificamente à UFERSA; também desenvolveu-se uma pesquisa documental, com a análise do Plano de Logística Sustentável (PLS) da universidade estudada; e um estudo de caso sobre o gerenciamento de resíduos sólidos na UFERSA, com o uso das técnicas de coleta de dados de observação direta e aplicação de questionários de perguntas abertas a servidores da instituição ligados à gestão ambiental. Os dados coletados foram expostos neste estudo por meio de relato detalhado do processo de gerenciamento de resíduos do campus sede da UFERSA, consubstanciado por registros fotográficos. Com isso, atingiu-se o objetivo proposto e concluiu-se que a organização estudada tem atingido as metas de gestão ambiental estabelecidas em seu PLS, bem como tem cumprido determinações contidas na legislação sobre o gerenciamento de resíduos sólidos. O estudo deixou como sugestão a ampliação do programa de gerenciamento de resíduos sólidos para o demais campi, tornando as práticas sustentáveis um modelo padrão para toda a universidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anara Luana Nunes Gomes, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Graduada em Administração pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2011). Especialista em Gestão Pública pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá (2013). Atualmente é aluna do Mestrado Profissional em Administração Pública - PROFIAP, na Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Servidora pública federal, exerce o cargo de Assistente em Administração na Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Rafaela Cristina Alves de Freitas, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Especialista em Gestão Pública Municipal pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (2011). Graduada em Administração pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN (2009). Discente vinculada ao Mestrado Profissional em Administração Pública - PROFIAP/UFERSA. Desde 2009, é servidora técnico-administrativa da Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA.

Thiago Henrique Gomes Duarte Marques, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Atualmente é Servidor Público Federal atuando como Assessor Especial da Reitoria da Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA, onde também ocupa vaga da representação da sua classe junto ao Conselho de Administração - CONSAD. Nesta mesma Universidade já participou do Conselho Universitário - CONSUNI, por três mandatos e exerceu o cargo de Presidente do Conselho de Curadores - CC, além de fez parte de diversas comissões. É Bacharel em Direito pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, onde atuou como presidente do Centro Acadêmico, como monitor em três diferentes disciplinas e projetos de extensão. É especialista em Direito Administrativo pela Faculdades Integradas de Jacarepaguá - FIJ, Professor do Curso de Direito da Faculdade Mater Christi - Rede UNIRB, ministrando atualmente as disciplinas Direito Administrativo I, Direito Administrativo II, Responsabilidade Civil e Deontologia Jurídica. Atualmente cursa Mestrado em Administração Pública na Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA.

Ludimilla Carvalho Serafim de Oliveira, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Graduada em Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte , possui Especialização em Direito Ambiental, e Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Rede PRODEMA. Doutora em Arquitetura e Urbanismo pelo Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte UFRN, na área de concentração Urbanização, Projetos e Políticas Físico Territoriais, tendo realizado pesquisa sobre gentrificação e centralidades urbanas. É professora do Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas da Universidade Federal Rural do Semi-árido UFERSA, na área interdisciplinar nos níveis de graduação e pós -graduação . Foi Pró-Reitora de Extensão e Cultura da mesma Universidade, atuou como assessora e conselheira dos conselhos superiores da universidade, e foi chefe de departamento. É pesquisadora atuando principalmente nos seguintes temas: gestão territorial urbana , direito ambiental, questões socioambientais, direitos humanos e educação inclusiva, planejamento e administração. Membro da Academia de Ciências Jurídicas e Sociais de Mossoró - ACJUS, cadeira 37, que tem como Patrono Jerônimo Vingt - Un Rosado Maia ( atualmente faz parte da diretoria, sendo a Secretária Geral) , membro da Academia Apodiense de Letras e da Associação dos Escritores de Mossoró - ASCRIM. Possui os seguintes livros publicados: O " olhar da águia para o rosado da caatinga" e " de repente tudo mudou de lugar: refletindo sobre metamorfose urbana e gentrificação". Atualmente é Presidente do Conselho da Comunidade da Penitenciaria Federal em Mossoró e pertence ao Conselho de Administração - CONSAD da UFERSA. E sócio- correspondente da União Brasileira de Escritores UBE -RJ - RN. Sócioefetiva do Instituto Histórico e Geográfico do RN cadeira 148, que tem como Patrono Jerônimo Gueiros , membro da ALAMP- Associação Lítero Artística das mulheres Potiguares. É Diretora do Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas da UFERSA.

Downloads

Publicado

2017-09-25