Variação espaço-temporal do índice de qualidade de água e índice de estado trófico do reservatório público de Ceraíma, Guanambi, Bahia

Autores

  • Gerfson Silva Rocha Escola Agrotécnica Federal Antônio José Teixeira
  • Fermin de La Caridad Garcia Velasco Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Calasans Alves Rego Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Francisco Heriberto Martínez Luzardo Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Santos Barbosa José Wildes Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2179-6858.2014.001.0015

Palavras-chave:

Bacia Hidrográfica, Qualidade da Água, Estado Trófico

Resumo

O trabalho teve por objetivo a avaliação espaço-temporal do Índice de Qualidade de Água (IQA) e Índice de Estado Trófico (IET) do Açude Público de Ceraíma, Guanambi (BA) visando caracterizar a qualidade da água, avaliar o nível de eutrofização e analisar a da dinâmica da água no açude levando em consideração informações relativas à bacia hidrográfica do rio Carnaíba de Dentro e parâmetros morfológicos e climatológicos. Desta forma, foi desenvolvida a análise fisiográfica da bacia hidrográfica com o auxílio do ArcGis 9.2 a qual mostrou que a bacia hidrográfica apresenta baixa capacidade de drenagem sendo alongada e apresentando pouca possibilidade de enchentes rápidas em condições normais de precipitação. A análise da morfologia do açude indicou um elevado desenvolvimento do perímetro e boa capacidade de assimilação de impactos poluidores e resistência ao estabelecimento da eutrofização. Quatro pontos amostrais foram selecionados no sentido longitudinal do açude tendo sido realizadas três campanhas para coleta de amostras de água. Foram também coletadas informações meteorológicas referentes à temperatura média do ar nos dias das coletas, a lâmina de precipitação ocorrida nos sete dias anteriores às coletas e os volumes de água armazenados no açude nos dias das coletas. A média dos parâmetros relativos ao IQA indicou condições estatisticamente iguais de qualidade de água nos locais amostrados sendo que a o IQA variou de condições ótimas a boas. Os valores obtidos para o IET nos pontos de coleta também não apresentaram diferenças significativas, sendo todos os locais amostrados classificados como ambientes mesotróficos. Devido a grande variação de volume de água entre as coletas 1 e 2, a qualidade de água na coleta 2 foi boa e o ambiente eutrofizado devido provavelmente a lixiviação de fertilizantes utilizados na agricultura praticada no entorno do açude e o aporte de esgotos domésticos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gerfson Silva Rocha, Escola Agrotécnica Federal Antônio José Teixeira

Possui graduação em Ciências pela Universidade do Estado da Bahia (2003), Mestrado em Meio Ambiente de Desenvolvimento Regional, pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) (2010). Atualmente é técnico administrativo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, a vinte anos atuando com planejamento orçamentário e financeiro. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática

Fermin de La Caridad Garcia Velasco, Universidade Estadual de Santa Cruz

Possui graduação em Física - Lomonosov Moscow State University (1983), mestrado em Physics of Nucleus and Elementary Particles Physic - Lomonosov Moscow State University (1985) e doutorado em Física Del Núcleo Atómico pelo Centro de Estudos Aplicados Al Desarrollo Nuclear (1995). Tem aproximadamente 28 anos de experiencia no ensino superior no nivel de graduação e 14 anos na pos-graduação. Atualmente é Professor Pleno da Universidade Estadual de Santa Cruz em Ilhéus Bahia (UESC/ BA). Tem experiência na área de Física Nuclear Básica e na Física Aplicada a Saúde e o Meio Ambiente em temas como qualidade em radiodiagnóstico, dosimetria numérica, avaliação de riscos, biocinética de radioisótopos, avaliação da poluição ambiental por metais toxicos e radioisótopos e desenvolvimento de tecnologias de adsorventes para remoção de metais toxicos em agua. Participa desde 2001 como docente permanente do Programa de Pos-graduação em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (mestrado) *PRODEMA da UESC e docente permanente do doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente da UESC-UFC-UFPI-UFS-UFRN desde sua fundação em 2009 . Coordenou, no período 2004-2005 o PRODEMA e no periodo 2009 - 2010 o Programa de Pós-graduação em Física da UESC (Mestrado). Dirige atualmente o Centro de Pesquisas em Ciências e Tecnologias das Radiações da UESC. È membro ativo do corpo de Avaliadores do Conselho Estadual de Educação da Bahia.

Calasans Alves Rego, Universidade Estadual de Santa Cruz

Possui graduação em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa(1984), mestrado em Irrigation Engineering pela Katholieke Universiteit Leuven(1989), doutorado em Soil And Water Engineering pela The Pennsylvannia State Univerty(1997) e pós-doutorado pela Technische Universiat Graz(2001). Atualmente é Professor Pleno da Universidade Estadual de Santa Cruz e Professor Pleno da Universidade Estadual de Santa Cruz. Tem experiência na área de Engenharia Agrícola, com ênfase em Engenharia de Água e Solo. Atuando principalmente nos seguintes temas:Evaporation, Residue, Finite element, Movement, Water.

Francisco Heriberto Martínez Luzardo, Universidade Estadual de Santa Cruz

Possui graduação em Química pela Faculdade de Química da Universidade da Havana (1983) e doutorado em Ciências Técnicas pelo Centro Nacional de Pesquisas Científicas de Cuba (1990). Atualmente é professor adjunto do Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas da Universidade Estadual de Santa Cruz. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química e Tecnologia Ambiental e Química e Aplicação dos Produtos Naturais, atuando principalmente nos seguintes temas: polifenóis e taninos vegetais, resinas de taninos, adsorventes de metais em águas, qualidade da água, sistemas de tratamento terciário de águas e avaliação de riscos para a saúde e riscos ambientais.

Santos Barbosa José Wildes, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Estadual de Santa Cruz-UESC (2002), mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (2005) e doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente(2014), pela Universidade Estadual de Santa Cruz-UESC. Atualmente é professor assistente da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-UESB. Tem experiência na área de agronomia e meio ambiente, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão de bacias hidrográficas, novas tecnologias e desenvolvimento sustentável.

Downloads

Publicado

2014-01-31

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)