Revisão integrativa sobre aplicação das metodologias de avaliação de riscos à saúde e ao ambiente

Autores

  • Sérgio Fred Ribeiro Andrade Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Fermin Garcia Velasco Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Francisco Heriberto Martinez Luzardo Universidade Estadual de Santa Cruz

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2179-6858.2014.001.0007

Palavras-chave:

Avaliação de Risco, Risco Ambiental, Risco à Saúde

Resumo

É consenso, na literatura, que não existe uniformização de metodologias e processos para avaliação de risco na área da saúde e do meio ambiente. Neste trabalho foi realizada uma ampla revisão da produção científica nacional e internacional sobre a aplicação das principais metodologias de avaliação de risco. É apresentada uma análise comparativa detalhada do processo avaliativo de risco, considerando principalmente as metodologias USEPA, ATSDR e OMS, as quais revelaram ter a maior aplicação em artigos reportados na literatura nos últimos anos. O propósito central deste estudo foi abrir, em um marco único, as vantagens, desvantagens e as ferramentas incluídas nas metodologias reportadas. Esta análise visa, por um lado, oferecer subsídios para a possível elaboração de padrões de novas metodologias de avaliação de riscos à saúde e meio ambiente; e por outro lado, disponibilizar suporte informativo para a seleção das metodologias mais adequadas a serem aplicadas em cada caso. São discutidas as áreas cobertas por cada metodologia, suas diferenças e procedimentos comuns, assim como questões do processo avaliativo de risco que ainda permanecem em aberto. A análise realizada na presente pesquisa poderá contribuir na possível uniformização de métodos de avaliação de risco às condições da saúde coletiva e aos ecossistemas brasileiros, e para subsidiar a formulação de uma nova metodologia mais adequada e completa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sérgio Fred Ribeiro Andrade, Universidade Estadual de Santa Cruz

Doutor na área de Ciências Ambientais pela UESC, mestre em Sistemas e Computação pela UNIFACS, especialista em Informática Avançada pela UFSCar, graduado em Sistemas de Informação pela Universidade de Santo Amaro e em Administração pela Universidade Estadual de Santa Cruz. É professor assistente do Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas da UESC, tem experiência na área de computação, em análise e sistemas de informações, banco de dados corporativo, data warehousing, data mining e geoinformática ambiental com aplicação de modelos multivariados, redes neurais e máquinas de vetores.

Fermin Garcia Velasco, Universidade Estadual de Santa Cruz

Possui graduação em Física - Lomonosov Moscow State University (1983), mestrado em Physics of Nucleus and Elementary Particles Physic - Lomonosov Moscow State University (1985) e doutorado em Física Del Núcleo Atómico pelo Centro de Estudos Aplicados Al Desarrollo Nuclear (1995). Tem aproximadamente 28 anos de experiencia no ensino superior no nivel de graduação e 14 anos na pos-graduação. Atualmente é Professor Pleno da Universidade Estadual de Santa Cruz em Ilhéus Bahia (UESC/ BA). Tem experiência na área de Física Nuclear Básica e na Física Aplicada a Saúde e o Meio Ambiente em temas como qualidade em radiodiagnóstico, dosimetria numérica, avaliação de riscos, biocinética de radioisótopos, avaliação da poluição ambiental por metais toxicos e radioisótopos e desenvolvimento de tecnologias de adsorventes para remoção de metais toxicos em agua. Participa desde 2001 como docente permanente do Programa de Pos-graduação em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (mestrado) *PRODEMA da UESC e docente permanente do doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente da UESC-UFC-UFPI-UFS-UFRN desde sua fundação em 2009 . Coordenou, no período 2004-2005 o PRODEMA e no periodo 2009 - 2010 o Programa de Pós-graduação em Física da UESC (Mestrado). Dirige atualmente o Centro de Pesquisas em Ciências e Tecnologias das Radiações da UESC. È membro ativo do corpo de Avaliadores do Conselho Estadual de Educação da Bahia.

Francisco Heriberto Martinez Luzardo, Universidade Estadual de Santa Cruz

Possui graduação em Química pela Faculdade de Química da Universidade da Havana (1983) e doutorado em Ciências Técnicas pelo Centro Nacional de Pesquisas Científicas de Cuba (1990). Atualmente é professor adjunto do Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas da Universidade Estadual de Santa Cruz. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química e Tecnologia Ambiental e Química e Aplicação dos Produtos Naturais, atuando principalmente nos seguintes temas: polifenóis e taninos vegetais, resinas de taninos, adsorventes de metais em águas, qualidade da água, sistemas de tratamento terciário de águas e avaliação de riscos para a saúde e riscos ambientais.

Downloads

Publicado

2014-01-31

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)