Caracterização dos resíduos sólidos escolares: estudo de caso em uma escola pública estadual, no município de Ponta Porã (MS)

Autores

  • Sebastião Gabriel Chaves Maia Faculdades Magsul
  • Alencar da Silva Molina Faculdades Magsul

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2179-6858.2014.001.0004

Palavras-chave:

Sustentabilidade, Resíduos Sólidos Escolares, Educação Ambiental

Resumo

A maioria das escolas brasileiras ainda não se realiza nenhum tipo de tratamento de lixo, porém existe uma pequena minoria que se preocupa com essa questão e busca soluções adequadas. O presente estudo tem como objetivo caracterizar os resíduos sólidos de uma escola pública estadual do município de Ponta Porã-MS, como subsídio de implementação de propostas sustentáveis. Trata-se de uma pesquisa quali-quantitativa, organizada em um estudo de caso. Os processos para a caracterização dos resíduos sólidos escolares compreenderam a coleta, acondicionamento, pesagem e separação. Foi verificado que a escola produz em média diária 25,47kg de resíduos sólidos, e no detalhamento da composição física destes resíduos, os orgânicos representam 61,5%; outros 14%; papel 12%; plástico 7%; e alumínio 5,5%. No geral, estes valores são consideráveis, contribuindo para universalização de que a sociedade de consumo é realidade em todos os lugares e tais informações servem de subsídio para a educação ambiental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sebastião Gabriel Chaves Maia, Faculdades Magsul

Possui graduação em Ciências Biológicas, pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Especialista em Gestão Ambiental, pela Universidade de Cuiabá (UNIC). Mestre em Geografia Física: Ambiente e Desenvolvimento Regional, Linha de Pesquisa: Dinâmica da Natureza e Ações Antrópicas, pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Doutorando em Ecologia Aplicada, pela Universidade de São Paulo (USP) Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (ESALQ). Professor do Curso de Ciências Biológicas das Faculdades Magsul - FAMAG. Têm experiência na área de Ecologia, Ecologia Humana, Etnoecologia, Etnoconservação e Gestão Ambiental. Atua nas áreas de Ecologia Humana, Gestão Ambiental, Ecologia de População, Comunidade e de Paisagem, Etnoecologia, Etnobotânica e Etnoconservação, Dinâmica Ambiental e Políticas Públicas em Áreas Protegidas. Membro The Italo Latin-American, Asian and African Society of Ethnomedicine - SILAE.

Downloads

Publicado

2014-01-31