A conscientização e a percepção pós-consumo de produto tóxico na visão dos consumidores

Autores

  • Letiane Streck Universidade Federal de Santa Maria
  • Lúcia Rejane da Rosa Gama Madruga Universidade Federal de Santa Maria
  • Lucas Veiga Ávila Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2179-6858.2014.001.0001

Palavras-chave:

Sustentabilidade, Leis, Responsabilidade Socioambiental, Conscientização

Resumo

As lâmpadas fluorescentes, também conhecidas como lâmpadas econômicas, sofreram ampliação em sua fabricação e consumo nos anos 2000, devido ao programa de redução energética do governo brasileiro. Porém, ao mesmo tempo em que o consumo deste produto crescia, poucas legislações e informações versavam a respeito de seu destino pós- consumo. O presente trabalho apresenta o resultado da pesquisa realizada com a população santa-mariense participante da 26º Edição da FEISMA – Multifeira de Santa Maria - RS. O objetivo deste trabalho consistiu fundamentalmente em investigar as práticas de descarte e o nível de consciência dos consumidores em relação ao resíduo sólido lâmpada fluorescente. Foram inclusos no estudo, variáveis relacionadas ao grau de consciência ambiental, atitudes em relação à destinação sustentável, periculosidade e toxidade dos componentes e o nível de conhecimento de leis e empresas que recolhem este produto. Os resultados apontam um considerável nível de consciência entre os participantes, porém baixo nível de conhecimento de leis e práticas adequadas de destinação final.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Letiane Streck, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (2011). Atualmente é pesquisadora no Grupo de Estudos e Pesquisas em Estratégia, Inovação e Sustentabilidade da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Estratégica, atuando principalmente nos seguintes temas: sustentabilidade, inovação, resíduos sólidos, legislação, logística reversa, estratégia, meio ambiente e cooperativas.

Lúcia Rejane da Rosa Gama Madruga, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (1988), Licenciatura Plena Em Matemática - Centro Universitário Franciscano (1984), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria (1994) e doutorado em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na gestão pública universitária e atua na área de administração, com ênfase em gestão de pessoas, gestão pública, agronegócios, sustentabilidade, responsabilidade socioambiental e aprendizagem social.

Lucas Veiga Ávila, Universidade Federal de Santa Maria

Doutorando em Administração pelo Programa de Pós-graduação em Administração PPGA/UFSM. Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2014). Especialista em Gestão Estratégica de Negócios pela Universidade Regional Integrada - URI (2011). Graduação em Administração pela Universidade Regional Integrada - URI (2010). Professor Assistente do Magistério Superior da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Estratégia, Inovação e Sustentabilidade do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Maria - PPGA/UFSM, e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Organizações Coletivas - GESCOOL. Diretor executivo da Revista de Gestão e Organizações Cooperativas - RGC (http://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/rgc). E-mail (admlucasveiga@gmail.com)

Downloads

Publicado

2014-01-31