Modelo de layout de sistema produtivo para usinas de reciclagem de resíduos inorgânicos sólidos para pequenos municípios

Autores

  • José Augerlan Silva de Santana Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (AGES)
  • Carlos Eduardo Silva Instituto Socioambiental Árvore

DOI:

https://doi.org/10.6008/ESS2179-6858.2010.001.0004

Palavras-chave:

Resíduos inorgânicos sólidos, Reciclagem, Usinas de reciclagem, Arranjo Físico

Resumo

No passado o lixo não era um problema tão enfatizado pela sociedade, no entanto, o aumento significativo do consumo tornou a gestão de resíduos uma das principais áreas de estudo por todo mundo. Este estudo teve como objetivo identificar, descrever e comparar modelos de layout (arranjo físico) do sistema produtivo de usinas de reciclagem, proporcionando assim, melhores perspectivas na concepção destes empreendimentos tão necessários nas cidades da nova sociedade sustentável que se deseja construir. O objeto principal de estudo são os modelos de layout (arranjo físico) de sistemas produtivos de usinas de reciclagem, visando identificá-los, descrevê-los e compará-los. Para tal, foram utilizados dados bibliográficos ou secundários, em livros, periódicos, e dissertações, que abordem a temática em questão. O principal resultado da pesquisa foi a varredura na literatura, com conseqüente identificação e descrição de 04 (quatro) modelos de layout para usinas de reciclagem. Ao analisar os Layouts abordados, pode-se perceber que existem algumas semelhanças e diferenças entre eles. Espera-se que o referencial bibliográfico, os resultados e discussões apresentados neste trabalho possam subsidiar novos estudos sobre o arranjo físico ideal para implementação de Usinas de Reciclagem para pequenos municípios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Augerlan Silva de Santana, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (AGES)

Graduado em Administração pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (AGES).

Carlos Eduardo Silva, Instituto Socioambiental Árvore

É autor do Dicionário de Meio Ambiente e de diversos artigos científicos. Possui graduação em Administração (FASE), graduação em andamento em Ciências Biológicas (UFS), especialização em Planejamento e Gestão de Projetos Sociais (UNIT), é mestrando em Agroecossistemas (UFS). Atua profissionalmente como CEO da Metamorfose Consultores Associados e consultor credenciado do SEBRAE Sergipe. É Diretor de Comunicação e Documentação da Sociedade Brasileira de Ecoturismo, e presidente do Conselho Diretor do Instituto Socioambiental Árvore. Atua ainda como editor da Revista Nordestina de Ecoturismo, da Revista Brasileira de Ecoturismo, da Revista Brasileira de Administração Científica, da Acta Forestalis (UFS), e da Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais (UFRJ+USP).

Publicado

2010-11-06

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>