Aplicação de BIM e SIG para avaliação de impacto ambiental em estudo de traçado rodoviário
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.004.0054Palavras-chave:
Tecnologia BIM, Avaliação de Impacto, Estudo de Traçado Rodoviário, SIG, Alternativas locacionaisResumo
Projetos de infraestrutura rodoviária demandam extensas análises e estudos a fim de se obter empreendimentos que atendam às necessidades humanas com o mínimo impacto gerado ao meio ambiente em que se localizam. A Avaliação de Impactos Ambientais tradicionalmente é aplicada após a determinação da alternativa de traçado, porém durante o estudo de alternativas locacionais há a necessidade de se considerar os impactos gerados por cada alternativa, de modo a definir o traçado de menor impacto ambiental. Neste sentido, o presente trabalho apresenta uma aplicação de programas de modelagem da informação em conjunto com sistemas de informações georreferenciadas para uso Avaliação de Impactos Ambientais de estudos de alternativas locacionais rodoviárias. Em vista disso, este trabalho visa verificar a aplicabilidade de tecnologias BIM e SIG, por meio do estudo de caso aplicado ao trecho da rodovia BR-135/BA, entre os km 207 a 212 no município de São Desidério na Bahia, onde foram empregados fluxos de trabalho utilizando programas computacionais de ambas as tecnologias, para a geração de alternativas locacionais com avaliação de seu respectivo impacto ambiental. Os resultados obtidos pela aplicação das tecnologias BIM e SIG na geração de alternativas de traçado, permitiram a verificação de que a tecnologia SIG apresenta potencial para uso em avaliação de impactos de maneira conjunta à elaboração do projeto em CAD paramétrico dependendo dos pesos e critérios empregados na otimização, enquanto a tecnologia BIM empregada ainda não possui a capacidade de processamento necessária para a avaliação de todas as restrições ambientais consideradas.
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