Custos econômicos da diminuição dos serviços ecossistêmicos nas unidades de conservação da Amazônia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.002.0059

Palavras-chave:

Serviços ambientais, Floresta tropical, Valoração econômico-ecológica

Resumo

A valoração econômica de bens e serviços ambientais é fruto de um entendimento integrado em que se apresenta em uma interface que envolve o sistema natural e o econômico e com isso sua utilização tem se ampliado em todo o mundo. A percepção de que o ecossistema equilibrado fornece benefícios para a sociedade é um pressuposto básico desta atividade. Nesta perspectiva, o artigo em questão se propõe a apreender os custos econômicos provenientes da diminuição de capacidade da floresta amazônica em oferecer os serviços ecossistêmicos necessários para manutenção da vida no planeta, causadas pelo processo de desflorestamento no ano de 2018. O estudo destes custos é realizado nas unidades de conservação na Amazônia brasileira. Para os procedimentos de valoração de bens e serviços ambientais foi utilizado a metodologia de transferência de benefícios. O resultado encontrado foi de R$ 582.137.181,06. Dentre esta cifra, a maior perda foi nas Reservas Biológicas, refletindo quase 50 % do total. O estudo mostrou a importância da atividade de valoração nos processos que envolvem decisões políticas e econômicas. Pois, poderá promover uma melhor decisão por parte tanto dos gestores públicos, que precisam alocar os recursos públicos para atender o máximo bem-estar para a população, quanto como para os agentes privados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Augusto César Trigueiro Félix, Universidade Federal de Campina Grande

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Engenharia de Avaliações. Atualmente vem trabalhando na área de Economia Ambiental, com enfâse em Valoração Econômica dos Recursos Naturais.

Isabel Lausanne Fontgalland, Universidade Federal de Campina Grande

Possui graduação em Curso de Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (1992); Mestrado em Economia pela Universidade Federal da Paraíba (1995); Doutorado em Economia Industrial - Université de Sciences Sociales de Toulouse 1 (1999) - França e Pós- Doutorado em Economia pela Ohio University (2012) - Athens - Ohio - EUA. Atualmente é Professora Títular da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG, onde atua desde de 2005. Trabalhou anteriormente como docente na Universidade Federal da Paraíba participando do Programa de Pós-Graduação em Economia - PPGE de 2002-2006. De 1994 a 1996 atuou na UFPB Campus II e Durante 2000 a 2002 na Universidade Federal do Maranhão - UFMA. Atualmente é professora e orientadora do Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais - PPGRN da UFCG. É pesquisadora do Laboratório de Pesquisas Em Economia Aplicada desde 2005, tendo sido sua fundadora. Tem experiência nas áreas de Economia e Engenharia da Produção com ênfase em Organização Industrial e Estudos Industriais, atuando principalmente nos seguintes temas: economia do trabalho, inovação tecnológica, economia do meio ambiente e energias renováveis. 

Downloads

Publicado

2021-01-13