Análise da mobilidade e da acessibilidade por agrupamento de bairros por meio da sintaxe espacial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2020.006.0054

Palavras-chave:

Sintaxe espacial, Mobilidade, Acessibilidade, Cidades inteligentes, Planejamento urbano

Resumo

O artigo apresenta o perfil da cidade de Campina Grande – PB sob a ótica da Sintaxe Espacial com fundamento na Teoria da Lógica social do Espaço. Na metodologia adotada, utilizou-se o modelo que parte da elaboração do mapa Road Centre Line – RCL que serviu de base para a obtenção da Análise Angular de Segmentos, via softwares Depthmap® e QGIS 2.14, geradores das medidas sintáticas apresentadas nos resultados. Os objetivos propostos no presente estudos foram alcançados, pois os resultados obtidos demonstram que na cidade coexistem espaços com características orgânicas e planejadas, o que reflete aspectos socioculturais de ocupação e povoamento da cidade ao longo de sua formação predominantemente heterogenia. Quanto à forma urbana percebe-se uma configuração composta por um núcleo integrador, situado no centro urbano. No que refere-se às medidas encontradas, têm-se os valores médios obtidos do NAIN (1,007), do NACH (0,911) e do INCH (12.213) para a cidade como um todo. Na análise por bairros identificou-se que 56% do conjunto urbano apresentam um NAIN médio acima do índice mínimo do intervalo inferior (1,00 - 1,67); 94% estão acima do NACH mínimo do intervalor inferior (0,8 – 1,4); e 46% acima INCH médio encontrado para toda a cidade. Sendo assim, concluiu-se que as regiões centrais parecem apresentar, de acordo com os dados obtidos, uma configuração mais favorável à mobilidade e à acessibilidade, tendo nos bairros periféricos aspectos segregacionistas que podem explicar a restrição de movimento dos indivíduos quanto ao acesso de bens e serviços na urbe. Diante desse mapeamento é possível para os planejadores urbanos direcionar novos estudos nessas regiões que demandam maior necessidade de intervenção para melhoria e integração urbanística na malha urbana local.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudio Germano dos Santos Oliveira, Universidade Federal de Campina Grande

Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Estadual da Paraíba (2000) e mestrado em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (2005) e doutorando em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande - PB. Atualmente é professor do Curso de Administração no Campus III - Bananeiras, da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Financeira, atuando principalmente nos seguintes temas: finanças pessoais, capital de giro, finanças públicas e análise de risco no mercado financeiro.

Isabel Lausanne Fontgalland, Universidade Federal de Campina Grande

Possui graduação em Curso de Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (1992); Mestrado em Economia pela Universidade Federal da Paraíba (1995); Doutorado em Economia Industrial - Université de Sciences Sociales de Toulouse 1 (1999) - França e Pós- Doutorado em Economia pela Ohio University (2012) - Athens - Ohio - EUA. Atualmente é Professora Títular da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG, onde atua desde de 2005. Trabalhou anteriormente como docente na Universidade Federal da Paraíba participando do Programa de Pós-Graduação em Economia - PPGE de 2002-2006. De 1994 a 1996 atuou na UFPB Campus II e Durante 2000 a 2002 na Universidade Federal do Maranhão - UFMA. Atualmente é professora e orientadora do Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais - PPGRN da UFCG. É pesquisadora do Laboratório de Pesquisas Em Economia Aplicada desde 2005, tendo sido sua fundadora. Tem experiência nas áreas de Economia e Engenharia da Produção com ênfase em Organização Industrial e Estudos Industriais, atuando principalmente nos seguintes temas: economia do trabalho, inovação tecnológica, economia do meio ambiente e energias renováveis.

Downloads

Publicado

2020-07-06

Edição

Seção

Tecnologia, Modelagem e Geoprocessamento