Cultura de gestão de riscos na mitigação de desastres ‘naturais’

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.002.0056

Palavras-chave:

Desastres ‘naturais’, Mitigação de desastres, Riscos, Direito e Cidadania, Ciências Sociais, Ciências Exatas e Engenharias

Resumo

Este artigo destaca a necessidade de se fomentar ações integradas de Ciências Sociais, Exatas e de Engenharias, na mitigação de desastres 'naturais'. As reflexões aqui apresentadas propõem ações convergentes de agentes envolvidos nesta questão, que deverão repensar o modelo de desenvolvimento, privilegiando a cultura de gestão de riscos em detrimento da cultura do desastre. Algumas indagações e discussões acerca dos desastres são postas: ocorrem mais hoje que no passado? Como cada indivíduo percebe o desastre? Como conscientizar melhor a sociedade brasileira na garantia de seus direitos fundamentais, no contexto de desastres? No episódio do desastre de quem é a culpa? Como se (re)construir no pós-catástrofe – tristes e enriquecedores episódios de Mariana (2015) e Brumadinho (2019). Por fim, vivendo em momento de plena expansão do universo de riscos, conclama-se todos por trabalhar de forma colaborativa por uma engenharia mais social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Geraldo de Freitas Maciel, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Professor Titular na UNESP, FE Ilha Solteira. Atua no Departamento de Engenharia Civil desde 1994. Atualmente é Vice-Coordenador do Curso de Engenharia Civil. Professor no Mestrado e Doutorado do PPGEM ? Programa de Pós-Graduação de Engenharia Mecânica e do ProfÁgua (Agência Nacional de Águas): Programa de Mestrado Profissional em Rede. Orientador de Mestrado e Doutorado. Professor Visitante no Institut National des Sciences Appliquées de Toulouse - França. Atuou no Insa de Toulouse (Génie Mathématique) como responsável de disciplina de Mecânica dos Fluidos e Aerodinâmica de 1999 a 2013. Coordenador de Projeto Brafitec Unesp-Insa (Capes-CDEFI): de 2010-2013. Coordenador na Unesp de vários Acordos de Pesquisa em Rede com IES brasileiras através do PROCAD (Unesp, UFRJ, UNIFEI, UFRGS, UFRN) e com IES de Portugal (IST, Laboratório LNEC) através do Capes-Grices, Capes FCT. Coordenador de Projeto de Pesquisa Fapesp-CNRS (França) - 2006-2008. Graduado pela Escola Politécnica da UFRJ - Engenharia Civil (1984), Mestre em Engenharia Oceânica pela COPPE - UFRJ (1986) e Doutorado em Mecânica - Université Joseph Fourier - Grenoble I (1991). Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Hidráulica, atuando principalmente nos seguintes temas: Hidráulica Geral, Escoamento com superfície livre - fluidos Newtonianos e Não-Newtonianos - Análise teórico-numérico-experimental, Reologia de Fluidos e de Materiais Cimentícios e Poliméricos. Riscos e Catástrofes Naturais. Etnografia de Catástrofes (Ciências Sociais). Incentivador dos novos dispositivos e técnicas de Engenharia Digital na formação dos engenheiros. Pela Mobilidade Internacional consequente de Estudantes e Internacionalização Crossborder e at home. Atividades de ensino e tutoria a distancia desde 2017 com o Grupo Insa - França.

André Luis Toniati, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

André Luis Toniati - Mestre em Engenharia Mecânica, na área de concentração de Ciências Térmicas e Mecânica dos Fluidos, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - campus de Ilha Solteira, com formação em Engenharia Civil (2015), pela mesma. Durante a graduação realizou intercâmbio de um ano na École Polytechnique de lUniversité dOrléans (França), pelo Programa Internacional França-Brasil ? BRAFITEC ? CDEFI, financiado pela Capes. Desenvolve, juntamente ao Grupo de Pesquisa RMVP, trabalhos que tratam de fenômenos de superfície livre conhecido como roll waves, em fluidos de reologia não-Newtoniana, com foco em modelagem matemática/numérica. Além disso, possui interesse na área de: ensino e aprendizagem a distância, utilizando recursos de internet, como os MOOCs e AVAs e tecnologia, como machine learning e IA.

Fabiana de Oliveira Ferreira, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Possui graduação em Matemática (Licenciatura Plena) - FCT-UNESP Campus de Presidente Prudente (2000), mestrado em Engenharia Mecânica pela Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira (2007), na área de Ciências Térmicas e doutorado na Engenharia Elétrica pela Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira (2013), na área de automação. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: sistemas dinâmicos, escoamento com superfície livre, fluidos hiperconcentrados, instabilidades do tipo roll waves no âmbito de riscos e catástrofes.

Downloads

Publicado

2021-01-14