Efeitos combinados do fósforo e análogo de brassinoesteroides na fase inicial da cana-de-açúcar: crescimento e fotossíntese

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.002.0044

Palavras-chave:

Crescimento, Fosfatase, Fotossíntese, Micorrizas, 24-epibrassinolide

Resumo

Diante da iminente escassez de fósforo (P), surge a necessidade de pesquisas para compreensão de estratégias que venham contribuir ao fornecimento desse nutriente para agricultura. Publicações mostram que a atividade hormonal influência beneficamente sobre processos em que o P é vital para ocorrência, destacando os análogos de brassinoesteroides (BR) pela influência no crescimento meristemáticos, sugerindo sinergismo. São escassos os estudos com BR em grandes culturas e sua interação com o P, como a cana-de-açúcar. Assim, o objetivo do presente estudo foi avaliar e efeito da aplicação de doses do análogo de BR 24-epibrassinolide (0; 0,5; 1,0; 2,0 mg.L-1), associado à presença ou ausência de fertilização fosfatada sobre os parâmetros de crescimento, fosfatase, micorrização e fotossíntese de plantas jovens de cana-de-açúcar. O experimento foi conduzido em casa de vegetação, em DBC com fatorial 4x2 com seis repetições. A aplicação dos BR proporcionou um incremento nos valores de massa seca radicular até o ponto máximo da curva de 1,27 mg.L-1. A interação P com BR beneficiou respectivamente em 30% e 48%  os valores de massa seca aérea nas doses 0,5 e 1,0 mg.L-1 do hormônio; e apresentou uma correlação de Pearson positiva das doses de BR com adição de P sobre essa variável. A presença de P estimulou todas as variáveis de crescimento da cana-de-açúcar. Os BR desencadearam um pico significativo na atividade da enzima fosfatase ácida na dose de 1,0 mg. L-1 e não afetaram a colonização micorrízica radicular. A temperatura interna da folha e condutância estomática responderam positivamente à adição de P. A assimilação liquida de CO2 aumentou na presença de P e dobrou em sua interação com BR. Foi constatado uma influência positiva do fósforo, dos brassinoesteroides, assim como sua interação sobre o desenvolvimento inicial da cana-de-açúcar. Os resultados agregam aos estudos a respeito dos BR e são pioneiros sobre a interação com P.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Ferreira, Universidade Estadual Paulista de Júlio Mesquita Filho

Engenheiro Agrônomo com mestrado na área de Sistemas de Produções (Área: Fisiologia Vegetal); experiência profissional com gestão de pessoas, liderança de equipes, capacitação de colaboradores, vendas e condução de pesquisas.
Pesquisa na área de Ecofisiologia vegetal, sobre a relação e absorção de Fósforo (P), focando na atividade de fosfatase ácida como alternativa para mitigar os efeitos da crise do P. 

Luciola Santos Lannes, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Norte Fluminense - UENF (2002), mestrado em Ecologia e Recursos Naturais também pela UENF (2004) e doutorado em Ciências (Ecologia Vegetal) pelo ETH Zurich (2012). Desde 2013 é professora da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) em Ilha Solteira na área de Ecologia e Biodiversidade, realizando pesquisas enfocando o efeito da adição de nutrientes sobre comunidades herbáceas de Cerrado e estratégias naturais de plantas silvestres e cultivadas para aquisição e utilização de nutrientes e água em áreas pobres em recursos.

Paulo Alexandre Monteiro de Figueiredo, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Engenheiro Agrônomo formado pela UFLA ? Universidade Federal de Lavras - MG, em 1989. Até 1993, foi Supervisor Agrícola da USINA GOIASA, situada em Goiatuba-GO. Concluiu o curso de Mestrado em Agronomia pela UFLA em 1995; e Doutorado em Agronomia pela UFLA em 2000. Realizou o Pós Doutorado em Agronomia pela UFV - Universidade Federal de Viçosa ? MG, tendo concluído em 2002. Em 2003, além da docência e da pesquisa, foi Coordenador de Implantação na FCAT ? Faculdade de Ciências Agrárias e Tecnológicas da Unesp de Dracena ? SP. É Livre-Docente desde 2011. Exerceu a função de Diretor Geral da FCAT até dezembro de 2019. Ministra disciplinas nas seguintes áreas: ?Cultura da Cana-de-açúcar?; "Fisiologia Vegetal?; e "Morfofisiologia Vegetal". Desde janeiro de 2018, é membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Agronomia da Unesp de Ilha Solteira, orientando nas seguintes áreas: Cultura da Cana-de-Açúcar e Fisiologia Vegetal.

Glaucia Amorim Faria, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Docente em RDIDP vinculado ao programa de Pós Graduação em Agronomia da FEIS/UNESP. Professora da área de Estatística Aplicada do departamento de matemática da FEIS/UNESP. Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal da Bahia (2002), mestrado em Ciências Agrárias, linha de pesquisa biotecnologia, melhoramento genético e conservação de recursos genéticos, pela Universidade Federal da Bahia (2004), Mestrado em Estatística e Experimentação pela Universidade Federal de Lavras (UFLA); Doutorado em Agronomia, especialidade Sistemas de Produção, linha de pesquisa Estatística e Experimentação Agropecuária, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2008), desenvolveu pós doutorado no NBIO (Núcleo de Melhoramento Genético) da UFRB, nas linhas de pesquisa Melhoramento Genético, Biotecnologia e Estatística e Experimentação Agropecuária pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Desenvolveu Pós Doutorado na área de Estatística e Experimentação pela UFLA. Foi professora Efetiva na área de Estatística Aplicada na UDESC-CEO. Foi professora na área de métodos quantitativos na Faculdade de Ciência e Tecnologia Albert Einstein, lecionou aulas de Bioestatística, Experimentação Agropecuária e Experimentação Zootécnica nos cursos de Medicina Veterinária, Zootecnia, Engenharia Agronômica, Engenharia Ambiental, Engenharia Florestal e Engenharia de Pesca na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Lecionou aulas na área ambiental e metodológica no curso de Pós Graduação em Gestão Ambiental do ICLA. Tem experiência nas áreas Melhoramento Vegetal, Recursos Genéticos, Biotecnologia, Estatística e Experimentação Agropecuária.

Marcelo Menossi Teixeira, Universidade Estadual de Campinas

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Campinas (1989) e doutorado em Genética - Universitat de Barcelona (1995). É Professor Titular da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Genética Vegetal, atuando principalmente em genômica funcional, bioinformática e biotecnologia aplicadas ao estudo da acumulação de sacarose em cana e tolerância a estresses abióticos em cana e milho. Foi Diretor de Propriedade Intelectual (2007-2010) e Diretor de Desenvolvimento de Parcerias e Projetos Colaborativos (2009-2010) da Inova Unicamp - Agência de Inovação da UNICAMP. 

Rafaela Neris Gaspareto, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Atualmente aluna de doutorado em Agronomia , possui mestrado em Agronomia Universidade Estadual Paulista (UNESP) "Júlio de Mesquita Filho" com bolsa FAPESP (2016-2018) e graduada em Engenharia Agronômica pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) "Júlio de Mesquita Filho" (2015) - Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira com graduação sanduíche ( Programa BRAFAGRI - Bolsista CAPES) na Universidade Vetagro Sup - Clermont Ferrand, França (2013-2014). Tem interesse na área de Agronomia com ênfase em nutrição de plantas. 

Downloads

Publicado

2021-01-13

Edição

Seção

Desenvolvimento, Sustentabilidade e Meio Ambiente