Greve dos caminhoneiros e concentração de poluentes na Baixada Fluminense, Rio de Janeiro, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.002.0034Palavras-chave:
Óleo diesel, Poluição atmosférica, Transporte de cargas, Greve dos caminhoneiros, Estações de MonitoramentoResumo
O principal objetivo desse trabalho foi avaliar as concentrações de poluentes em duas estações de monitoramento contínuo de poluentes localizadas na Baixada Fluminense, estado do Rio de Janeiro, Brasil, durante o período de greve dos caminhoneiros, entre os dias 21 e 30 de maio de 2018. As duas estações - Jardim Primavera e Jardim Guandu - podem ser consideradas rotas de entrada/saída do município do Rio de Janeiro. Foram analisadas as concentrações dos seguintes poluentes: dióxido de enxofre, monóxido de carbono, ozônio, material particulado (PM10) e dióxido de nitrogênio. Os dados abrangeram o período de 7 de maio a 13 de junho de 2018, sendo divididos em dois diferentes grupos: período de greve e período fora da greve. Uma das ferramentas utilizadas para análise foi o diagrama de caixa, apresentando, para o período analisado, a concentração diária de cada poluente e seu respectivo comportamento. Para comparar o comportamento dos poluentes durante a greve dos caminhoneiros e suas proximidades, efetuou-se um teste de homogeneidade entre os dois grupos, sendo aplicado o teste de variâncias iguais. Para as situações que indicaram a hipótese de não homogeneidade entre os dois grupos foi acrescentado o teste t student, visando avaliar se havia diferença significativa entre as médias dos diferentes períodos. Comparando-se o período de greve e o período não greve, o dióxido de enxofre foi o único poluente que não apresentou diferença de comportamento em ambas as estações. O monóxido de carbono apresentou diminuição de concentração média nas duas estações durante o período da greve, o que pode ser resultado do efeito da paralisação dos veículos automotores nesse período. O dióxido de nitrogênio também apresentou menor concentração durante o período de greve em ambas as estações, tendo o ozônio apresentado comportamento inverso, efeito da relação entre os Compostos Orgânicos Voláteis e os Óxidos de Nitrogênio. O material particulado apresentou redução das concentrações em Jardim Primavera durante a greve, mas com elevação em Jardim Guandu no mesmo período. Hipótese para essa elevação seria o uso das vias próximas a Jardim Guandu como alternativa de rota de fuga dos caminhoneiros. Acredita-se que o presente trabalho possa contribuir para a identificação dos impactos, em termos de poluição atmosférica, causados pela opção preferencial dada aos caminhões para o transporte das cargas no Brasil.
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