Outorgas de recursos hídricos na bacia hidrográfica do Rio Jaru em Rondônia: Amazônia meridional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.002.0026

Palavras-chave:

Outorga, Usuários de água, Rio Jaru, Rondônia, Amazônia

Resumo

A Lei nº 9.433/1997 é um marco na gestão das águas no Brasil, apresentando como um de seus instrumentos a outorga de direito de uso dos recursos hídricos, que tem por finalidade assegurar o controle quantitativo e qualitativo dos usos da água e garantir o efetivo exercício do direito de acesso a todos. O objetivo desse estudo foi efetuar um levantamento das outorgas emitidas pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (SEDAM), no período de 2010 a 2019 na bacia hidrográfica do Rio Jaru, no Estado de Rondônia, localizada na Amazônia Meridional Brasileira, bem como elaborar um diagnóstico dos diferentes usuários e das finalidades de uso das águas superficiais e subterrâneas. Essas informações foram organizadas em tabelas e representações gráficas e georreferenciadas para a elaboração dos mapas de espacialização das outorgas. Os resultados possibilitaram caracterizar os usuários de água na bacia, sendo identificado que a grande maioria das outorgas foi de águas superficiais (84%) e, deste montante, o principal uso é para a piscicultura (79%); já em relação às outorgas emitidas para a utilização das águas subterrâneas, a bacia apresentou um total menor, cuja finalidade de uso dominante foi o doméstico (48%), seguido pelo uso industrial (44%). Também foi mapeado o desmatamento na área objeto de estudo, até agosto de 2019, através do Programa de Desmatamento (PRODES) Digital do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) em função da expressiva ocupação por projetos do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA). Em vista da elevada antropização da bacia e seus impactos negativos nas águas, faz-se necessário agilizar a instalação do Comitê da bacia hidrográfica do Rio Jaru – Baixo Machado/RO; deflagrar uma ampla conscientização da sociedade, quanto à utilização racional da água, juntamente com uma campanha para regularização dos usuários de águas que ainda não possuem cadastro no órgão gestor dos recursos hídricos em Rondônia para que este colegiado, atualmente apenas legalmente instituído, tão logo seja implantado, possa priorizar ações de recuperação de áreas degradadas, a exemplo das matas ciliares e crescente escassez de água na bacia durante o período de estiagem, atuando na mediação de conflitos entre usuários de água.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula Alves Gonçalves, Universidade Federal de Rondônia

Graduação em Engenharia Ambiental pela Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR (2014). Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Faculdade Panamericana de Ji-Paraná UNIJIPA (2016). Atualmente é professora no Instituto Federal de Rondônia - Campus Jaru, no curso Técnico em Segurança do Trabalho. Mestranda do Programa de Pós-Graduação ProfÁgua - Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos no Estado de Rondônia pela Universidade Federal de Rondônia, Campus Ji-Paraná.

Catia Eliza Zuffo, Universidade Federal de Rondônia

Possui Licenciatura em Geografia (FAFIG, atual UNICENTRO - 1984), Bacharelado em Geografia (UNIR - 1999), Especializações em Geografia - Análise Ambiental (UFPR - 1988) e Gestão Hídrica e Ambiental (UFPA - 2010), Mestrado em Geociências e Meio Ambiente - linha de pesquisa em Planejamento e Gestão de Bacias Hidrográficas (IGCE UNESP/Rio Claro - 1997) e Doutorado em Geologia - sub-área Hidrogeologia - linha de pesquisa em Gestão de Recursos Hídricos (IG UFPA - 2010). Atualmente é professora Associada lotada no Dpto. de Geografia da Universidade Federal de Rondônia - UNIR, coordenadora do Grupo Acqua Viva - UNIR e do programa de extensão Acqua Viva Rede UNIR - pelas Águas de Rondônia; membro do quadro permanente do Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos - PROFÁGUA polo UNIR campus de Ji-Paraná.

Grasiela Rocha Torres Goveia, Universidade Federal de Rondônia

Licenciada e Bacharel em Geografia pela Universidade Federal de Rondônia-UNIR (2001), Mestre em Geografia - Área de Concentração: Amazônia e Políticas de Gestão Territorial-Meio físico e Desenvolvimento Sustentado pela Universidade Federal de Rondônia (2012). Especialista em Gestão em Turismo e Georreferenciamento de Imóveis Rurais e Urbanos. Analista em Geoprocessamento no SIPAM CR PVH - Sistema de Proteção da Amazônia, Bolsista FAPESPA/Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia - CENSIPAM Programa Terra Legal; Geógrafa no Departamento de Estradas de Rodagem e Transportes do Estado de Rondônia/DER-RO; Professor EBTT/IFRO - Instituto Federal de Rondônia área Geoprocessamento, Geoprocessamento Ambiental, Cartogtafia Ambiental e Gestão de Unidades de Conservação. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Cartografia, atuando principalmente nos seguintes temas: Sistema de Informações Geográficas, Cartografia Digital, Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto.

Osmair Oliveira dos Santos, Universidade Federal de Rondônia

Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR onde também graduou-se em Licenciatura em Geografia. É Pós-graduado em Historia, Geografia e Meio Ambiente pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas - FACISA. Possui experiência como professor universitário na rede particular de ensino superior e atua na educação básica, do quadro efetivo do Governo do Estado de Rondônia e da Prefeitura Municipal de Porto Velho. Participa de vários movimentos e organizações ligados ao meio ambiente e recursos hídricos com destaque para o Movimento de Cidadania Encontro das Águas, Rede Unir pelas Águas de Rondônia e Karipunas - Associação Ecológica da Amazônia. Faz parte como membro titular do Conselho Estadual de Recursos Hídricos de Rondônia como um dos representantes dos Comitês de Bacias Hidrográficas do Estado de Rondônia. Já desenvolveu várias atividades de assessoria técnica, gestão administrativas, financeira, pedagógica na área da Educação Básica, Ambiental e Indígena na Rede Publica Estadual e Municipal de Ensino de Rondônia. Atualmente, desenvolve atividades técnicas na Divisão de Acompanhamento e Controle Processual - Controle Interno, da Secretaria Municipal de Educação de Porto Velho .

Downloads

Publicado

2021-02-17