Poluição do solo: perspectiva bibliométrica avaliativa e relacional da produção científica especializada

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.002.0001

Palavras-chave:

Impacto ambiental, Nordeste, Poluentes, Contaminação

Resumo

O solo, base da produção agrícola é um recurso que embora disponível em grandes proporções vem sofrendo impactos negativos os quais comprometem significativamente sua qualidade, tornando-o inadequado para os distintos usos. Diante do exposto, objetivou-se compilar os principais autores e publicações a respeito da poluição dos solos no Nordeste Brasileiro, obtendo-se o perfil da produção científica. Realizou-se uma abordagem exploratória-descritiva baseada na análise bibliométrica, com a finalidade de construir mapas científicos com base em dados bibliográficos. As bases se concentram em redes de pesquisadores, redes de coautoria, palavras-chave que ocorrem em publicações, dentre outras informações. A base de dados utilizada para pesquisa foi a Web of Science (WOS). A bibliografia utilizada na pesquisa foi analisada no mês de junho de 2020. Sendo selecionadas pela utilização de palavras chaves expecíficas na seção de busca WOS. Avaliação relacionada ao ano de publicação, áreas de pesquisa, periódicos, principais agencias financiadoras,  além das principais redes de citação, acoplamento e co-citação bibliografica pela organização de grupos (cluster), gerando uma perspectiva qualitativa. No início foram encontrados 585 artigos, dos quais, 263 foram destinados a etapa de análise de dados. O número de pesquisas voltadas para a temática 'poluição de solos no Nordeste' cresceu de maneira significativa nos últimos 34 anos, contudo ainda sim é necessário o desenvolvimento de mais estudos relacionados à problemática, uma vez que o uso exaustivo dos solos ano após ano é um fator preponderante sobre os impactos negativos causados aos mesmos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Reynaldo Teodoro de Fatima, Universidade Federal de Campina Grande

Graduado em Agronomia pelo CCTA/UFCG, campus Pombal - PB. atuou como monitor bolsista da disciplina de estatistifica experimental (2014.2), além de participar do Programa Institucional de Voluntariado em Iniciação Cientifica - PIVIC (2015-2016) e do Programa Institucional de Bolsas para Iniciação Cientifica- PIBIC (2017). Atualmente é mestrando no programa de pós-graduação em Agronomia CCA/UFPB.Tem experiencia nas áreas de Horticultura e Fruticultura Tropical, com enfase no manejo do solo e água.

Mirandy dos Santos Dias, Universidade Federal de Campina Grande

Doutorando em Engenharia Agrícola (Irrigação e Drenagem) na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Mestre em Engenharia Agrícola (Irrigação e Drenagem) pela UFCG. Formado em Agronomia pelo Campus de Engenharias e Ciências Agrárias da Universidade Federal de Alagoas (CECA- UFAL). Técnico em Agricultura pelo Instituto Federal de Alagoas. Tem experiência em irrigação e drenagem, Olericultura e no Controle Alternativo de Pragas. 

Francisco Jean da Silva Paiva, Universidade Federal de Campina Grande

Possui graduação em Agronomia (2018) pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG, onde foi bolsista do Programa de Educação Tutorial em Agronomia (PET-Agronomia) desenvolvendo atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão. Mestrado em Engenharia Agrícola (2020) também pela UFCG e atualmente é aluno a nível de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola na área de concentração de Irrigação e Drenagem (PPGEA/UFCG). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Produção e Tecnologia de Sementes, Fruticultura, uso de água salina na irrigação. 

Lucia Helena Garófalo Chaves, Universidade Federal de Campina Grande

possui graduação em Agronomia pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (1977), mestrado em Agronomia pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (1983) e doutorado em Agronomia pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (1985). Atualmente é professora titular da Universidade Federal de Campina Grande com Pós-Doutorado na Universidade do Arizona, USA (2004). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Química do Solo, atuando principalmente nos seguintes temas: fertilidade, salinidade, propriedades quimicas, variabilidade espacial e uso de rejeitos. 

Robson Felipe de Lima, Universidade Federal de Campina Grande

Possui mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Campina Grande(2020) e ensino-medio-segundo-graupela Escola Estadual de 1º e 2º Graus Maestro José Siqueira(2007). Tem experiência na área de Agronomia. 

Downloads

Publicado

2021-02-28

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)