Percepções sobre aspectos da conservação dos quelônios na região do Baixo Xingu, Sudeste da Amazônia Brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.001.0053

Palavras-chave:

Importância socioambiental, Etnoconhecimento, Atitudes, Testudines

Resumo

O aumento da compreensão dos papéis culturais, sociais e econômicos dos quelônios amazônicos é essencial para estabelecer planos de manejo e conservação eficazes. Nesse sentido, por meio de entrevistas semiestruturadas e da análise de conteúdo, o presente estudo avaliou percepções de moradores da região do baixo Xingu sobre aspectos relacionados à conservação dos quelônios. A maioria dos 55 moradores entrevistados considera que os quelônios têm grande importância cultural, social e ambiental; destaca costumes e falta de recursos financeiros como os principais motivos para os usos dos quelônios na região; reconhece que as iniciativas conservacionistas desenvolvidas são eficazes, entretanto, afirma que os estoques naturais diminuíram ou estão diminuindo em razão da ação antrópica; participaria voluntariamente de ações para conservação dos quelônios, mas não incentivaria familiares e amigos a não consumirem esses répteis. Conhecimentos e atitudes a respeito dos quelônios estiveram relacionados às características socioeconômicas dos entrevistados. Os resultados sugerem que em razão do uso cultural como alimento e do comércio ilegal, os quelônios sofrem intensa pressão de caça. Assim como evidenciam a relevância dos aspectos culturais e socioeconômicos, envolvimento comunitário efetivo, geração de alternativas de renda e esforços educacionais contínuos para recuperação e manutenção das espécies de quelônios na região. Estudos futuros devem avaliar a longo prazo os efeitos dos usos e consumo desses répteis sobre seus estoques naturais, assim como aprofundar o conhecimento sobre como as variáveis socioeconômicas influenciam os hábitos e atitudes dos habitantes locais em relação a esses animais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adson Gomes de Ataídes, Universidade Federal do Tocantins

Possui graduação em Ciências com Habilitação em Matemática, e mestrado e doutorado em Ciências do Ambiente pela Universidade Federal do Tocantins - UFT. Atualmente é professor Adjunto I da Associação Objetivo de Ensino Superior e servidor efetivo da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Tocantins.

Roberto Leandro Silva, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Possui graduação em Biologia (Bacharelado e Licenciatura) pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC-GO, mestrado em Ecologia e Produção Sustentável pela mesma instituição e MBA em Gestão de Projetos pela Universidade de São Paulo - USP. Atualmente desempenha a função de Coordenador de Fauna na empresa Norte Energia S.A., onde realiza a gestão de projetos socioambientais relacionados ao inventário, monitoramento e resgate da fauna silvestre terrestre, aquática e semiaquática da área de influência da UHE Belo Monte, incluindo quelônios de água doce. Atua na área da Ecologia e da Gestão de Projetos, com ênfase em fatores socioambientais que atuam sobre o meio biótico do médio e baixo rio Xingu.

Adriana Malvasio, Universidade Federal do Tocantins

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACK), mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia) pelo Departamento de Zoologia do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (IB/USP) e doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia) pelo Departamento de Zoologia do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo(IB/USP). Fez pós-doutoramento no Laboratório de Ecologia Animal do Departamento de Biologia da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiróz (Esalq/USP). Atualmente é Professora Titular da Fundação Universidade Federal do Tocantins/UFT, atuando nos cursos de Graduação em Engenharia Ambiental, Licenciatura em Biologia EaD e nos Programas de Pós-graduação em Ciências do Ambiente e em Biodiversidade, Ecologia e Conservação. Tem experiência na área de Zoologia e Ecologia Animal, com ênfase em Quelônios e Crocodilianos, além de Educação Ambiental relacionada à fauna desses grupos.

Downloads

Publicado

2020-09-15

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)