Perfil de resistência e ou sensibilidade antibacteriana de enterobactérias coletadas de ovos de p. expansa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2020.005.0016

Palavras-chave:

Antibiograma, Colonização de ovos, Salmonelose

Resumo

A ordem Testudines conhecidos atualmente como quelônios, compreendem as tartarugas, jabutis e cágados). Esses animais são ovíparos e depositam seus ovos em diferentes ambientes. Diante do exposto objetivou-se identificar e traçar o perfil de resistência e ou sensibilidade antimicrobiana de enterobactérias coletadas de ovos P. expansa. Os microrganismos foram coletados de 10 ninhos na praia alta município de Lagoa da Confusão-TO. Foram identificadas 1.200 colônias de enterobactérias, distribuídas entre os gêneros Enterobacter ssp. Citrobacter spp. Shigella spp. Hafnia ssp. Klebsiella spp. Proteus spp. Salmonella spp.  e a espécie E. coli. sendo Enterobacter ssp. (33,33%), Citrobacter spp. (20,83%), Shigella spp. (12,5%), E. coli (20,83%) Hafnia ssp. (8,33%), Klebsiella spp. (2,08%), Proteus spp. (1,67%), Salmonella spp. (0,42%). Quanto ao perfil de resistência e ou sensibilidade obtidos foi detectado multirresistência aos antimicrobianos em todos os microrganismos, alguns com resistência a mais de 03 dos antibióticos testados. Os resultados obtidos neste estudo ressaltam a importância de se conhecer o perfil de enterobactérias isoladas de ovos de P. expansa, tendo em vista que tais bactérias são encontradas como integrantes da microbiota residente e transitória de P. expansa e da areia das praias. E. coli, Shigella spp., Hafnia spp., e Citrobacter spp. foram os microrganismos que apresentaram resistência ao maior número de antimicrobianos utilizados. Enterobacter spp, E. coli e Citrobacter spp. foram as enterobactérias encontradas em maior número de ovos, podendo estar relacionadas com a microbiota da areia da praia, contaminando os ovos por via horizontal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosildo Mendes Evangelista Sobrinho, Universidade Federal do Tocantins

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Fundação Universidade Federal do Tocantins (2006), Especialização em gestão em Segurança Pública pela Faculdade Serra da Mesa e mestrado em Ciências do Ambiente pela Fundação Universidade Federal do Tocantins (2012). Doutorado em Ciências do Ambiente pela Universidade Federal do Tocantins. Efetivo do Instituto Médico Legal lotado em Palmas-TO. Tem experiência na área Ambiental, Anatomia Humana, Biossegurança e Microbiologia, com ênfase em Microbiologia Clínica: Resistência antimicrobiana.

Adriana Malvásio, Universidade Federal do Tocantins

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACK), mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia) pelo Departamento de Zoologia do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (IB/USP) e doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia) pelo Departamento de Zoologia do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo(IB/USP). Fez pós-doutoramento no Laboratório de Ecologia Animal do Departamento de Biologia da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiróz (Esalq/USP). Atualmente é Professora Titular da Fundação Universidade Federal do Tocantins/UFT, atuando nos cursos de Graduação em Engenharia Ambiental e nos Programas de Pós-graduação em Ciências do Ambiente e em Biodiversidade, Ecologia e Conservação. Tem experiência na área de Zoologia e Ecologia Animal, com ênfase em Quelônios e Crocodilianos, além de Educação Ambiental relacionada à fauna desses grupos.

Aparecido Osdimir Bertolin, Universidade Federal do Tocantins

Professor nível Associado da Universidade Federal do Tocatnins - UFT; Graduado em Ciências Biomédicas pela Fundação Herminio Ometto de Araras .SP, especialista em Patologia Clínica e Análises Clínicas(1981), mestrado em Microbiologia pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. USP (1987) e doutorado em Microbiologia Aplicada pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho .UNESP(1995). Vinte anos de experiências como Orientador na graduação no Curso de Ciências Biologia da UFT; Fundador/Orientador com mais de 10 anos de experiências, no Programa de Mestrado e Doutorado em Ciências do Ambiente da UFT; Revisor de varias Revistas Científicas Nacionais e Internacionais; Consultor dos Editais do PPSus e de várias SCTI de Estados; CEO da OX&CO2 Consulting. Tem experiências acumuladas de vinte anos em Designer de projetos através de metodologias ativas e grupos dirigidos, e na gestão de projetos acadêmicos e/ou técnicos; em Gestão Ambiental e Sustentabilidade; Tomadas de decisões e Governança Corporativa; Planejamento estratégico e Sustentabilidade; Avaliação Ambiental estratégica; Gestão Estratégica; Designer ecológico de instrumentações tecnológicas e metodológicas nas áreas de monitoramento, avaliação e diagnostico ambientais em unidades de conservação decorrentes de atividades antrópicas como agricultura e pecuária e Soluções inteligentes e Liderança de pessoas/equipe/time; experiência na área de Microbiologia Médica, com ênfase em antibiose, Ecologia de Microrganismos, atuando principalmente nos seguintes temas: microbiologia médica e ambiental, saúde publica, bacteriologia, leveduras killer e bioativos de produtos naturais

Downloads

Publicado

2020-06-05