Sociobiodiversidade de produtos florestais não madeireiros em feiras livres no território do Rio Machado, Rondônia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.001.0045

Palavras-chave:

Amazon rainforest, Sustentabilidade, Extrativismo, Agricultura Familiar

Resumo

A Floresta Amazônica é representada não apenas pela diversidade biológica, mas também pela variedade cultural, apropriação, exploração e manejo dos recursos naturais. No entanto, a floresta amazônica vem sofrendo grande destruição, sem considerar os diversos usos possíveis da floresta. Nesse sentido, esta pesquisa tem como objetivo avaliar os aspectos socioeconômicos e a diversidade de produtos florestais não madeireiros (PFNMs) comercializados em feiras livres situadas no Território do Rio Machado, Rondônia/Brasil. A pesquisa foi realizada em quatro municípios: Cacoal, Espigão do Oeste, Pimenta Bueno e Primavera de Rondônia. A coleta de dados deu-se por meio de entrevista por meio de formulário semiestruturado, no qual foram cobradas questões socioeconômicas, PFNMs negociados em feiras e espécies fornecedoras. Foram gerados o Índice de Shanonn (H '), a Similaridade de Sorensen (S) e o Valor de Importância (VI) para as espécies. 41 negociantes de feiras foram entrevistados. A mão de obra é predominantemente familiar (92,68%) e a renda média mensal com a comercialização dos PFNMs foi de R $ 251,70 (reais), sendo que o principal PFNM comercializado foi a Castanha-do-pará (Castanha-do-pará - Bertholletia excelsa). Foram citadas onze espécies florestais, o que indicou baixa diversidade de espécies (H ’: 1,92), e foi verificada uma alta similaridade dos PFNMs comercializados entre os municípios (S: 0,69). As espécies castanha do Brasil (Bertholletia excelsa), palmeira de açaí (Açaí - Euterpe oleracea) e cupuaçu (Theobroma grandiflorum) apresentaram maior indicador (VI), demonstrando que a comercialização de PFNMs ainda está concentrada em poucas espécies.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dalvan Possimoser, Universidade Federal de Rondônia

Graduado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR) em 2015, Pós Graduado em Didática do Ensino Superior pela Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal (FACIMED) em 2016, Mestre em Ciências Ambientais-UNIR/EMBRAPA, 2019. 

Sylviane Beck Ribeiro, Universidade Federal de Rondônia

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Santa Maria (1994), mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Santa Maria (1999), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria (1999) e doutorado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Santa Maria (2004). Atualmente é professor Associado II da Fundação Universidade Federal de Rondônia-RO. Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em ETNOBOTÂNICA, atuando principalmente nos seguintes temas: etnobotânico, levantamento, fitossociologia, espécies medicinais e produtos não-madeireiro. 

Marta Silvana Volpato Sccoti, Universidade Federal de Rondônia

Possui graduação em Engenharia Florestal, especialização em Educação Ambiental, mestrado e doutorado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente é professora Adjunto IV do curso de graduação em Engenharia Florestal e professora do Programa de Pós-Graduação mestrado em Ciências Ambientais e do Mestrado Profissional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (PROF-ÁGUA).

Kenia Michele de Quadros, Universidade Federal de Rondônia

É Engenheira Florestal, Doutora em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. É professora Adjunta na Fundação Universidade de Rondônia - UNIR no curso de Engenharia Florestal e Agronomia e professora titular do Programa de Pós-Graduação em Agroecossistemas Amazônicos - PPGAA. Tem experiência em Ciências Florestais, atuando nas áreas de Silvicultura Tropical, Recuperação de Áreas Degradadas e Produção de Mudas florestais. É Vice-Chefe do Departamento de Engenharia Florestal. Coordenadora do Laboratório de Recuperação de Ecossistemas Produção e Florestal ? REProFlor da Unir Campus Rolim de Moura e Editora-Chefe da Revista Brasileira de Ciências da Amazônia- RBCA.

Downloads

Publicado

2020-09-15

Edição

Seção

Desenvolvimento, Sustentabilidade e Meio Ambiente

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)