Satisfação do usuário do abastecimento de água em comunidades rurais em Boa Esperança, ES, Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.001.0027

Palavras-chave:

Saneamento Rural, Gestão Comunitária, Abastecimento de água, Satisfação do Usuário, Brasil

Resumo

A garantia do acesso à água segura nas áreas rurais é um objetivo que segue inatingido em diversas partes do mundo. No Brasil, o cenário é semelhante, apresentando um número elevado de instalações rurais sem abastecimento adequado de água. Em algumas comunidades rurais na cidade de Boa Esperança, ES, estabeleceu-se o modelo de gestão comunitária do abastecimento de água, também aplicado em outras partes do Brasil e de outros países. Neste trabalho, verificou-se a satisfação dos usuários destes sistemas em 7 destas comunidades. Com um questionário Likert, verificou-se o quanto os respondentes concordavam com cada uma de três afirmativas, contemplando os tópicos 'Qualidade da água', 'Quantidade de água' e 'Valor da tarifa'. Também foram levantados dados socioeconômicos daqueles que responderam e dados técnicos sobre as instalações do sistema, a comunidade e a associação de moradores. Observou-se que, no geral, os moradores estão satisfeitos com o abastecimento de água que recebem. Houve maior discordância sobre a qualidade da água, porém as respostas ainda foram majoritariamente positivas. Acredita-se que a população destas regiões não tenha informação suficiente sobre os padrões de qualidade da água. Desta maneira, é tão necessário conscientizar a população sobre estes padrões, quanto prover auxílio técnico para que elas os atinjam.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anna Viginia Muniz Machado, Universidade Federal Fluminense

Possui graduação (1980), mestrado (1998) e doutorado (2017) em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente é representante do segmento "Research and Learning" no Comitê Diretor da rede SWA (Sanitation and Water for All), integrante da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental onde atualmente é membro do Conselho Diretor, professora adjunta da Universidade Federal Fluminense, coordenadora do Laboratório de Gestão Ambiental atuante na área de saneamento rural e gestão comunitária de água. Integrou o Conselho Nacional de Recursos Hídricos no período de 2003 a 2009, foi membro do comitê científico da avaliação da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), conselheira do Conselho das Cidades e membro do conselho editorial do Conselho Federal de Engenharia Arquitetura e Agronomia. Como docente, leciona as disciplinas de Desenho Técnico e Desenho de Projetos de Engenharia de Recursos Hídricos e Meio Ambiente para os cursos de Engenharia. Coordena atividades de extensão na área de saneamento rural. Como pesquisadora, tem experiência na área de Engenharia Sanitária atuando principalmente nos seguintes temas: Brasil, Gestão Comunitária de Água, ODS6, Setor de Água e Efluentes, Meio Ambiente, Revistas Cientificas e Desenvolvimento. 

Pedro Antonio de Paiva Aranha, Universidade Federal Fluminense

Graduando em Engenharia de Recursos Hídricos e do Meio Ambiente na Universidade Federal Fluminense (UFF). Atualmente é pesquisador sob iniciação científica no Laboratório de Gestão Ambiental (LabGEA - UFF) com bolsa do CNPq, e voluntário no projeto de educação ambiental Ecorráuze (UFF). Foi bolsista no projeto de extensão "Inovação sociotécnica no abastecimento de água em pequenas comunidades: Alternativas de gestão com participação da comunidade" de 10/2019 a 12/2019. Já participou como voluntário no Laboratório Horto-Viveiro (LaHVi) da Universidade Federal Fluminense na organização e apresentação de eventos da Semana do Meio Ambiente, e Semana da Primavera.

Ricardo Pereira Gonçalves, Universidade Federal Fluminense

Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999) e Pós-Graduação (mestrado e doutorado) em Engenharia Civil, Área de Concentração em Petróleo e Gás, pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia, COPPE/UFRJ. Professor Substituto pelo Departamento de Expressão Gráfica da Escola Politécnica da UFRJ de 2010 a 2013 ministrando aulas nas disciplinas de Desenho Técnico em diversas áreas da Engenharia e orientando alunos de Iniciação Científica em Engenharia Civil em projetos de manutenção predial da EEFD/UFRJ. Pesquisador Pleno no Laboratório de Análise e Confiabilidade de Estruturas Offshore, LACEO - COPPE/UFRJ. Professor do Magistério Superior Adjunto C, nível 1 desde 2014 e vice-coordenador do curso de Desenho Industrial desde 2017 pela Escola de Engenharia da Universidade Federal Fluminense , ministrando aulas nas disciplinas de Fundamentos Desenho Técnico, Desenho de Projeto, Projeto de Design e Programação Assistida por Computador para diversas áreas de Engenharia e Desenho Industrial.

Juliana da Costa Dias Silva, Universidade Federal Fluminense

Possui ensino-medio-segundo-graupelo Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro(2013). Atualmente é Voluntariado - LabGEA da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em Saneamento Básico. 

João Alberto Neves dos Santos, Universidade Federal Fluminense

O Professor João Neves é Doutor em Engenharia de Produção pela PUC-Rio (2000), Mestre em Pesquisa Operacional pelo Instituto Militar de Engenharia ? IME (1993) e Graduado em Engenharia Mecânica e Armamento pelo IME (1989). Foi Professor do Instituto Militar de Engenharia, Assessor Especial do Comandante do Exército, Professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Juiz do Prêmio GESPUBLICA do Ministério do Planejamento, é Professor Emérito da Escola de Comando e Estado Maior do Exército. Atualmente é Professor da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Atuariais e Empreendedorismo da Universidade Federal Fluminense ? UFF, onde exerce atividades de docência, projetos e pesquisas. É Professor do Mestrado em Engenharia Civil da Escola de Engenharia e do Mestrado em Administração, ambos da UFF. Possui experiência em Estratégias de Melhoria da Gestão, treinamentos corporativos de Gestão da Qualidade, Sistemas de Medição de Resultados e Sistemas de Ética, Compliance, Integridade e Anticorrupção. Áreas de interesse e atuação em pesquisa: Gestão de Ética, Compliance, Integridade e Anticorrupção; Gestão do Risco Empresarial; Gestão da Qualidade; Gestão da Inovação. Coordena o Laboratório de Estratégia, Inovação e Avaliação, onde desenvolve projetos e pesquisas na área de Gestão Empresarial, Gestão de Compliance e Gestão da inovação.

Ana Carolina da Silva Valença de Souza, Universidade Federal Fluminense

Atualmente é extensionista da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em Recursos Hídricos, na área de gestão comunitária de água para comunidades rurais. Possui conhecimento em análises de biogeoquímica sedimentar, com enfoque no Estudo da variabilidade climática da Região Centro-Oeste do Brasil.

Downloads

Publicado

2020-09-15