Avaliação da higiene e condições do ambiente de processamento de um pastifício

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.001.0011

Palavras-chave:

Epidemiologia, Gestão da qualidade, Higiene

Resumo

A manutenção de condições higiênico-sanitárias adequadas durante o processo de fabricação é indispensável para garantir a saúde do consumidor e o destaque dos empreendimentos alimentícios. A implementação de programas de boas práticas de fabricação pode assegurar a manutenção da qualidade e segurança dos alimentos. Objetivou-se avaliar as boas práticas de fabricação e classificar de acordo com a RDC 275/02 uma agroindústria de pastifício que opera no Oeste do estado do Paraná, estabelecendo uma relação com a avaliação microbiológica de superfícies, equipamentos e ambiente. A empresa após a avaliação foi classificada no Grupo 2, atendendo a 58% dos itens avaliados. As não conformidades foram relacionadas aos resultados das análises microbiológicas e com base no observado, foram sugeridas possíveis melhorias a serem adotadas pela agroindústria, possibilitando a sua subida de nível na classificação bem como melhoria na qualidade de seus serviços e produção. Ações de extensão universitária como essas podem levar a ampliação da capacitação técnica por meio do fornecimento de treinamento e informações àos proprietários e funcionários das empresas, ampliando a divulgação do conhecimento científico. Dessa forma, este estudo foi de grande valia, para a empresa acompanhada, para outras empresas do ramo, para o meio científico e acadêmico, que com a leitura deste estudo de caso poderão verificar na prática a avaliação de um estabelecimento produtor de alimentos, e levar em conta as muitas possibilidades de melhoria apresentadas, com vistas a atingir a excelência na tão almejada qualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Adriana Pizarro Schmidt, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Graduada em Agronomia (1992), Mestre em Ciências de Alimentos (1997) e Doutora em Agronomia (2008) pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Especialista em Tecnologia de Sementes e Administração Rural. Atualmente é professora efetiva 40 horas em regime de dedicação exclusiva da Universidade Tecnológica Federal do Paraná no campus de Medianeira-PR, estando lotada no curso de Engenharia de Produção junto ao Departamento de Administração e Produção. Atua como professora convidada do mestrado em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos da UTFPR - Campus Pato Branco (2010) e professora permanente do mestrado em Tecnologias Computacionais para o Agronegócio da UTFPR - Campus Medianeira (2015). Possui experiência nas áreas de Engenharia, Agronomia, Ciência e Tecnologia de Alimentos, Processos de Produção Agroindustrial e Gestão Ambiental. Atuando principalmente nos seguintes temas: Análise de Alimentos, Gestão Ambiental em Municípios, Estudos em diversas áreas do Processamento Agroindustrial com foco em Modelagem, Previsão de Demanda e Controle Estatístico de Processos.

Camila Ciello, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Possui graduação em Engenharia de Produção pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná(2019) e ensino-medio-segundo-graupelo Colégio Estadual João Manuel Mondrone(2013). 

Gabriela Fernandes Anversi, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Gabriela é formada em Engenharia de Produção pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR. Em 2019 foi Estagiária no Centro de Tecnologia Canavieira - CTC, atuando principalmente com planejamento e controle da qualidade e elaboração de indicadores de desempenho. Anteriormente foi bolsista de dois projetos de extensão, pela Fundação Araucária e atuou em dois projetos voluntários: i. ONG Mediares - Diretora de Projetos; ii. Cursinho Pré-Vestibular Apolo - Professora de Matemática e Diretora de Ensino. Tais experiências possibilitaram desenvolver habilidades de trabalho em equipe, liderança grupos, capacidade de adaptação e comunição interpessoal. 

Valéria Cristina Gonçalves, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Possui graduação em Engenharia de Produção pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2019)

Vanesa Cristina Slongo, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Possui ensino-medio-segundo-graupela Universidade Tecnológica Federal do Paraná(2013). Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Engenharia do Produto.

Gabrieli Beatriz Ferronatto, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Possui graduação em Alimentos pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2018). Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos.

Edward Seabra Junior, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Engenheiro de Produção e de Segurança do Trabalho, Mestre em Engenharia de Energia na Agricultura. Experiências com planejamento e controle de produção, pesquisa operacional e simulação de cenários, monitoramento de plantas de biogás com enfoque em análises de composição química do gás. Tem interesse nas áreas de Engenharia Econômica, Análise de Investimentos, Estatística, Matemática Financeira, Engenharia de Segurança no Trabalho e Pesquisa Operacional. 

Celeide Pereira, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Possui graduação em Tecnologia de Laticínios pela Universidade Federal de Viçosa - MG (1989), Especialização em Engenharia de Alimentos pela Universidade Estadual de Maringá - PR (2000), Mestrado em Ciência dos Alimentos pela Universidade Federal de Lavras - MG (2005) e Doutorado em Ciência dos Alimentos pela Universidade Federal de Santa Catarina - SC (2014). Atualmente é professora efetiva classe D4 nível 04, em regime de dedicação exclusiva da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus de Medianeira - PR, estando lotada no curso de Tecnologia de Alimentos, junto à Secretaria de Educação Profissional e Graduação Tecnológica (SEDUP) vinculada ao núcleo de Ciências Sociais Aplicadas. Tem experiência na Indústria de Laticínios, já atuou em várias indústrias de laticínios tanto formais como informais. Possuí experiência na área de Tecnologia de Laticínios, atuando principalmente nas seguintes áreas: leite e derivados (controle de qualidade, fabricação de queijos, iogurtes e bebidas lácteas fermentadas e não fermentadas, tecnologia de fabricação de manteiga), Alimentos Funcionais, Probióticos, Prebióticos e Simbióticos, microbiologia, boas práticas de fabricação, consultoria e planejamento. Atuando no ensino, pesquisa e extensão.

Valdemar Padilha Feltrin, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Possui graduação em Farmácia-Bioquímica pela Universidade Estadual de Maringá (1983-1987), mestrado em Ciências dos Alimentos pela Universidade Federal de Santa Catarina (1995-1997). Doutorado em Ciências dos Alimentos pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007-2011). Atualmente é professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná no campus Medianeira nos cursos de graduação em Engenharia de Alimentos e Tecnologia de Alimentos na área de microbiologia geral, microbiologia de alimentos e bioquímica. Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Bacteriologia.

Downloads

Publicado

2020-09-15