Análise espacial de perdas no sistema de distribuição de água dos municípios do estado do Paraná

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2020.007.0050

Palavras-chave:

Água, Meio ambiente, Paraná, Distribuição de água

Resumo

Os sistemas de distribuição de água podem apresentar perdas que comprometem o abastecimento dos consumidores em quantidade (interrupção) e qualidade do produto. Considerando a escassez deste bem para consumo humano e atividades econômicas, o objetivo do estudo foi realizar a análise exploratória de dados espaciais das perdas dos sistemas de distribuição de água dos municípios do estado do Paraná. Os resultados mostraram a existência de agrupamentos Alto-Alto para dos municípios das mesorregiões Metropolitana de Curitiba e Norte Central e Pioneiro. Os índices apresentados para os clusters Alto-Alto implicam em perdas de faturamento, possível ruptura do abastecimento e diminuição da qualidade da água. Estas localidades devem ter prioridade de investimentos para manutenção e reabilitação das redes com a identificação de vazamentos e substituição de tubulações. Os dados indicaram a existência de cidades de maior porte mais eficientes e cidades relativamente pequenas mais ineficientes em seu sistema de distribuição de água. Estudos de caso podem ser realizados para analisar estes municípios e identificar diferentes situações e suas causas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia Pompermayer Sesso, Universidade Estadual de Londrina

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade de São Paulo (1997), mestrado em Agronomia (Genética e Melhoramento de Plantas) pela Universidade de São Paulo (2000) e doutorado em Agronomia (Genética e Melhoramento de Plantas) pela Universidade de São Paulo (2004). Fez Pós-doutorado no Departamento de Economia e colabora em cursos de pós-graduação da Universidade Estadual de Londrina. Foi pesquisadora voluntária do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná). Atualmente é bolsista técnico de nível superior-recursos genéticos do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná.(IDR-Paraná). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Bioquímica e Biologia Molecular, atuando principalmente nos seguintes temas: biotecnologia, meio ambiente, agronegócio e recursos genéticos. 

Irene Domenes Zapparoli, Universidade Estadual de Londrina

Possui graduação em Economia pela Universidade Estadual de Londrina (1981), mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1990). Estudos de doutorado no Institute of Education / London University (2001 a 2004) e doutorado em Educação: História, Política, Sociedade e Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica (2007). Atualmente é Professor Associado do Departamento de Economia e do Programa de Mestrado em Economia Regional. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em estudos socioeconômicos e cultural, atuando nos seguintes temas: resíduos sólidos, eficiência energética, parcelamentos de lotes urbanos, negociação e gestão de créditos de carbono e perícias ambientais. 

Umberto Antonio Sesso Filho, Universidade Estadual de Londrina

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, Universidade de São Paulo (1996), mestrado em Economia Aplicada pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (1999) e doutorado em Economia Aplicada pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (2003). Atualmente, é professor associado da Universidade Estadual de Londrina e líder do Grupo de Pesquisa Insumo-Produto e Economia Regional certificado pela Universidade Estadual de Londrina. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Regional e Economia do meio ambiente. 

Paulo Rogério Alves Brene, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Londrina (2000), Mestre em Economia Empresarial pela Universidade Candido Mendes (2005) e Doutor em Desenvolvimento Econômico pela UFPR (2013). Professor Adjunto da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP).

Ronaldo Raemy Rangel, Fundação Getúlio Vargas

Possui graduação em Ciências Econômicas e especialização em Finanças Corporativas pela Universidade Candido Mendes, mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas e doutorado em Desenvolvimento Econômico (área de concentração História Econômica) pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é mentor at Booth School of Business Executive Education, professor visitante e coordenador dos programas em Inteligência Empresarial e em Governança Corporativa e Gestão de Alta Performance da Fundação Getulio Vargas. É sócio de consultoria especializada em Estudos e Projetos e atua principalmente nos temas: concorrência; governança e continuidade e; inteligência em negócios.

Downloads

Publicado

2020-08-10