Levantamento florístico e fitossociológico de praças públicas do município de Dom Pedro/MA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2020.006.0059

Palavras-chave:

Arborização, Áreas verdes, Diversidade de espécies

Resumo

As áreas verdes urbanas constituem-se em espaços de grande relevância para a melhoria da qualidade ambiental das cidades, sendo objeto de diversos estudos no meio acadêmico. Objetivou-se nesta pesquisa, avaliar a composição florística e a estrutura fitossociológica da arborização de quatro praças públicas urbanas do município de Dom Pedro/MA: José Tonico; Magalhães de Almeida; Teixeira de Freitas; Matriz. Para tal, realizou-se um inventário total da composição florística das praças, através de análise visual, além da caracterização fitossociológica por meio da análise dos seguintes parâmetros ecológicos: riqueza, índice de Shannon-Weaver (H’), equabilidade de Pielou (J’), índice de dominância de Simpson e índice de similaridade de Jaccard. Os resultados mostraram que foram identificados 67 indivíduos, distribuídos em 12 espécies e 8 famílias botânicas.  Arecaceae e Fabaceae foram as famílias de maior ocorrência e Ficus benjamina L. a espécie com maior número de indivíduos (35), equivalente a 52,24% do total registrado. Quanto à origem, 91,7% das espécies utilizadas na arborização das praças são exóticas, com apenas 8,3% nativas do território brasileiro. As praças Magalhães de Almeida, Teixeira de Freitas e Matriz foram classificadas como de baixa diversidade de espécies (H’< 1,5). Em termos de similaridade, as praças Magalhaes de Almeida e Teixeira de Freitas apresentaram maior semelhança em sua composição florística.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adeval Alexandre Cavalcante Neto, Instituto Federal do Maranhão

Doutor em Engenharia e Ciência de Alimentos pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ, Especialista em Educação do Campo pela Universidade Estadual do Maranhão - UEMA e Graduado em Licenciatura em Ciências Agrárias pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Maranhão - CEFET/MA. Atualmente é Professor do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão/IFMA Campus Presidente Dutra. Tem experiência na área de Ciências Agrárias, com ênfase em Agricultura, Meio Ambiente e Tecnologia de Alimentos. 

Gabriel Claudino Sales dos Santos, Instituto Federal do Maranhão

Possui ensino-fundamental-primeiro-graupelo Associação Educacional Professora Noronha(2018). 

Teresa Cristina Ferreira da Silva Gondim, Instituto Federal do Maranhão

Possui Mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, graduação em Geografia pela Universidade Federal do Piauí. Tem experiência na área de Geografia, ministra disciplinas no Ensino Superior, Ensino Médio e Técnico. Atua principalmente nos seguintes área: Geografia Física, Cartografia, Meio Ambiente. 

Daniel Fernandes Rodrigues Barroso, Instituto Federal do Maranhão

Engenheiro Ambiental, formado pela Universidade do Estado do Pará (2004-2009). Mestre em Ciências Ambientais pela Universidade Federal do Pará (2009-2011). Atualmente é Professor de Engenharia Ambiental do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico da Instituto Federal do Maranhão campus Presidente Dutra. Trabalhou como Analista Ambiental da Terra Meio Ambiente com elaboração de Estudos de Impactos Ambientais e Relatório de Impactos Ambientais - EIA/RIMA, Planos de Gestão Ambiental - PGA e Planos de Controle Ambiental/Relatórios de Controle Ambiental - PCA/RCA de empreendimentos de Mineração, Ferrovias, Condomínios residenciais, Portos, dentre outros. Tem experiência com realização de Diagnóstico Ambiental - Meio Físico e Socioeconômico de Empreendimentos diversos, elaboração de Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos - PMGIRS e Plano de Desenvolvimento de Assentamentos - PDA , Coleta, Análise e interpretação de parâmetros de qualidade de água, Gestão de Resíduos sólidos, Hidrologia fluvial e Geociências, com ênfase em Hidrogeoquímica de águas Fluviais e Metodologia Participativa no Meio Rural, elaboração de Projetos e monitoramento ambiental: água, ruído e vibração.

Iberê Pereira Parente, Instituto Federal do Maranhão

Possui graduação em Zootecnia (2008) pela Fundação Universidade Federal do Tocantins (UFT). Mestrado (2010) e Doutorado (2014) em Ciência Animal Tropical pela mesma instituição. Desenvolve pesquisa com alimentos alternativos na nutrição de não ruminantes, atuando nos seguintes temas: nutrição animal, alimentação alternativa, frangos de corte e aves de crescimento lento. Foi professor voluntário da Fundação Universidade Federal do Tocantins nos anos de 2009 e 2011 e professor temporário nos anos de 2012 e 2013. Atuou como professor nos cursos de Zootecnia, Agronomia e Medicina Veterinária do Centro Universitário Católica do Tocantins (UNICATÓLICA) nos anos 2015 e 2016 Atualmente é Professor Efetivo de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) - Campus Presidente Dutra.

Talytha Ravenna de Melo Souza, Universidade Federal do Ceará

Bacharel em Agronomia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA)/Campus Codó; Especialista em Agricultura Orgânica pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI) ; mestranda em Fitotecnia pela Universidade Federal do Ceará (UFC)/ Campus PICI, linha de pesquisa em Horticultura (Plantas medicinais e aromáticas). 

Valéria Melo Costa, Universidade Estadual do Maranhão

Mestranda no Programa de Pós Graduação em Agricultura e Ambiente na Universidade Estadual do Maranhão -UEMA. Engenheira agrônoma pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (2017).

Downloads

Publicado

2020-07-06

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)