Estudo comparativo da adoção de práticas de tecnologia da informação verde em instituições de ensino superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2020.004.0023

Palavras-chave:

Sustentabilidade, Tecnologia da Informação Verde, Instituições de Ensino Superior, Teoria Institucional

Resumo

A Tecnologia da Informação (TI) Verde emergiu como uma alternativa voltada para a redução do impacto dos recursos tecnológicos no meio ambiente. Seu conjunto de práticas envolve desde a observância de selos de qualidade na aquisição de equipamentos, a gestão do uso consciente destes recursos, culminando com o descarte dos resíduos eletroeletrônicos (REEs). No Brasil, a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) consiste em um instrumento legal para assegurar a destinação ambientalmente adequada dos resíduos sólidos, incluindo os REEs, que pode também ser aplicada às instituições de ensino superior de todo o país, uma vez que se encontram submetidas ao contexto regulatório brasileiro. Esta pesquisa realizou um estudo comparativo sobre a adoção de práticas de TI Verde entre instituições de ensino superior públicas e privadas à luz da teoria institucional, advinda das Ciências Administrativas, das normas, leis e regulamentos ambientais, para verificar as dificuldades de implantação e compreender como as pressões institucionais e a legislação ambiental influenciam neste processo. A partir de um levantamento tipo survey online foram coletados dados por meio de questionários aplicados com gestores de TI e de administração de 06 (seis) instituições de ensino superior públicas e privadas, localizadas no estado de Alagoas, na região nordeste do Brasil. Os resultados sinalizaram para um panorama de desconhecimento das práticas de TI Verde por parte das instituições, bem como das legislações e regulamentos ambientais, especialmente por parte das IES públicas, o que levou à proposição de uma cartilha de recomendações contendo 23 problemas identificados e, a partir da observação das normas e regulamentações, foram apresentadas as respectivas sugestões, com a perspectiva de serem encaminhadas aos gestores das IES para adoção de práticas de TI Verde.

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Biografia do Autor

Ismar Macário Pinto Junior, Universidade Tiradentes

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL (2004). Aperfeiçoamento em Produção Mais Limpa pelo Centro Nacional de Tecnologias Limpas - CNTL - SENAI/RS (2004). É Auditor líder em ISO 14.000 pelo BSI (2007). Possui Pós-Graduação em Engenharia Ambiental pelo Centro de Estudos Superiores de Maceió - CESMAC (2011). Atualmente é Mestrando em Tecnologias Ambientais no Instituto Federal de Alagoas - IFAL/AL, Campus Marechal Deodoro. Atuou como técnico na Coordenação Geral de licenciamento ambiental da Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente de Maceió. Atuou como consultor - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Alagoas - SEBRAE/AL e Professor Assistente I no Centro Universitário Tiradentes - UNIT, nos cursos de Engenharia Ambiental, Engenharia de Petróleo, Engenharia Civil e Engenharia Mecatrônica, ministrando as disciplinas de Fenômenos de Transporte I, Fenômenos de Transporte II, Resistência dos Materiais I, Gestão e Planejamento Ambiental, Legislação e Controle Ambiental, Práticas Ambientais, Gestão de Resíduos Sólidos e Resíduos Sólidos. Tem experiência na área de Gestão Ambiental, Sustentabilidade e Produção Mais Limpa (P+L), com ênfase em Engenharia Ambiental e Ciências Ambientais, atuando principalmente nos seguintes temas: Elaboração de Palestras e Treinamentos na área de Engenharia, Legislação Profissional, Legislação Ambiental e Gestão Ambiental; Elaboração de Pareceres Técnicos Ambientais; Elaboração de Projetos de Gerenciamento de Resíduos de Construção Civil ? PGRCC, Resíduos de Serviços de Saúde ? PGRSS, Resíduos Sólidos Industriais - PGRSI; Análise de Viabilidade Ambiental; Consultoria em Gestão Ambiental, Sustentabilidade, Produção Mais Limpa e Redução de desperdício; Tratamento de resíduos sólidos hospitalares e Tratamento de efluentes industriais; Gestão de Projetos e implantação de sistemas de Gestão Ambiental com base na norma ISO 14001. Atualmente é Coordenador do Núcleo de Sustentabilidade da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável de Maceió

Monica Ximenes Carneiro Cunha, Instituto Federal de Alagoas

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Campina Grande (1991), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Campina Grande (1995) e doutorado em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (2011). Além de Especialização em Teorias e Técnicas Comportamentais pelo CESMAC (2013). É professora do Bacharelado em Sistemas de Informação (Campus Maceió) e do Mestrado em Tecnologias Ambientais (Campus Marechal Deodoro) do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas (IFAL). Atua em diversos projetos de pesquisa e extensão do IFAL. É presidente voluntária da Associação de Amigos do Autista de Alagoas (AMA-AL). Áreas de interesse: Sistemas de Informação para o Setor Público, Terceirização de Sistemas de Informação, Educação em Informática, Informática na Educação, Jogos Educacionais, Tecnologias Assistivas, Educação Especial e Inclusiva (autismo), Tecnologia da Informação Verde (TI Verde), Tecnologias Sociais.

Marcilio Ferreira de Souza Junior, Instituto Federal de Alagoas

Possui Doutorado em Administração (linha de Tecnologia da Informação) pela UFPE e Mestrado em Modelagem Computacional do Conhecimento pela UFAL. Atualmente, é Pesquisador e Professor DIV-3 do Colégio Agrícola (CODAI) da UFRPE, lecionando Informática em cursos de educação profissional e tecnológica. Atuou por 15 anos como Professor do Instituto Federal de Alagoas (IFAL) - Campus Maceió. Atuou por 9 anos como Analista de Sistemas da Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (SESAU). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Informação, atuando nos seguintes temas: tecnologia da informação verde, complexidade de sistemas de informação, e-Health e m-Health.

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Publicado

2020-04-27

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