Uma perspectiva ambiental no planejamento da ferrovia bioceânica: modelagem quantitativa de cenários

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2020.003.0035

Palavras-chave:

Corredores de viabilidade, Planejamento de Transporte, Geoprocessamento, Dinâmica do EGO

Resumo

Em outubro de 2015, a China Railway Eryuan Engineering Group Co. LTD, realizou um estudo técnico para a construção da ferrovia bioceânica Peru-Brasil. O estudo propôs a rota norte como a melhor alternativa viável. No entanto, essa alternativa foi criticada, pois o projeto colocou em risco comunidades nativas e unidades de conservação natural; motivo pelo qual ainda não foi aprovado pelo Ministério dos Transportes e Comunicações do Peru. No Brasil, são esperados impactos ambientais, além do próprio corredor ferroviário. Conforme relatado na literatura, o processo de decisão para os corredores de transporte é complexo e requer estudos de viabilidade econômica, técnica e ambiental. As políticas públicas, sociais e ambientais incluídas no plano de transporte exigem um grande volume de dados, atores e opiniões quase sempre contraditórias, que atualmente exigem ferramentas de geoprocessamento para permitir resultados de qualidade e em tempo hábil. No entanto, não há protocolos oficiais de SIG a serem usados ??pelas autoridades de transporte e comunidades locais com relação aos cenários preditivos dos impactos ambientais da ferrovia bioceânica Peru-Brasil. Nesse contexto, o artigo propõe e analisa um modelo para calcular corredores ambientalmente viáveis, considerados no planejamento da ferrovia bioceânica. A solução reúne técnicas de análise multicritério AHP em uma estrutura GIS. Os resultados permitem uma fácil visualização comparativa das alternativas e calculam o melhor caminho viável. A organização dos dados e a transparência nas regras de decisão são duas atrações principais do modelo. A solução é flexível, pois permite que as regras sejam moldadas dinamicamente, o que possibilita a reprodução do estudo.

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Biografia do Autor

Miluska Blas Leon, Universidade Federal de Minas Gerais

Miluska Blas Leon é graduada em Engenharia Ambiental pela Universidade Contiental no Peru. Mestranda em Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais, na Universidade Federal de Minas Gerais. Especialização em Monitoramento Ambiental e Modelamento Ambiental no Peru e atuou como docente auxiliar na Universidade Daniel Alcides Carrion.

Rodrigo Affonso Alburquerque Nóbrega, Universidade Federal de Minas Gerais

Rodrigo Affonso de Albuquerque Nóbrega é graduado em Engenharia Cartográfica pela UNESP (1996), Mestre e Doutor em Engenharia de Transportes com ênfase em Sensoriamento Remoto e SIG pela Escola Politécnica da USP e Mississippi State University (2007). Desenvolveu Pós-Doutorado pelo Geosystems Research Institute - Mississippi State University (2010). Possui 23 anos de experiência em geoprocessamento nos setores privado e acadêmico. No Brasil atuou entre 1997 e 2008 na iniciativa privada como engenheiro de projetos, como coordenador operacional de linha de produção em mapeamento ostensivo e aerofotogrametria, e também como consultor e professor em geotecnologias. Nos Estados Unidos atuou entre 2008 e 2012 como Pesquisador Associado e como Professor Pesquisador, onde desenvolveu e compilou modelos de decisão por múltiplos critérios acoplado a sistemas de informação geográfica direcionados ao planejamento de transportes sob apoio do U.S Department of Transportation e U.S. Department of Homeland Security. 

William Leles de Sousa Costa, Universidade Federal de Minas Gerais

Possui graduação em Engenharia de Agrimensura pela Faculdade de Engenharia de Minas Gerais (2006), Especialização em Geoprocessamento pela Universidade Federal de Minas Gerais(2007), Especialização em Engenharia de Software pela Universidade Federal de Minas Gerais(2010) e Mestrado em Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais pela Universidade Federal de Minas Gerais(2013). Atualmente é doutorando no programa de pós-graduação em Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais na UFMG, é assistente de pesquisa em Modelagem Ambiental e Geoprocessamento no Centro de Sensoriamento Remoto da Universidade Federal de Minas Gerais onde desenvolve atividades de modelagem da dinâmica da paisagem. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geociências, atuando principalmente nos seguintes temas: modelagem de dados, modelagem ambiental, java, dinamica, amazônia e engenharia de software. Bolsista AT junto ao CNPq através do projeto SimBrasil-2.

Publicado

2020-04-02

Edição

Seção

Tecnologia, Modelagem e Geoprocessamento