Uma perspectiva ambiental no planejamento da ferrovia bioceânica: modelagem quantitativa de cenários
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2020.003.0035Palavras-chave:
Corredores de viabilidade, Planejamento de Transporte, Geoprocessamento, Dinâmica do EGOResumo
Em outubro de 2015, a China Railway Eryuan Engineering Group Co. LTD, realizou um estudo técnico para a construção da ferrovia bioceânica Peru-Brasil. O estudo propôs a rota norte como a melhor alternativa viável. No entanto, essa alternativa foi criticada, pois o projeto colocou em risco comunidades nativas e unidades de conservação natural; motivo pelo qual ainda não foi aprovado pelo Ministério dos Transportes e Comunicações do Peru. No Brasil, são esperados impactos ambientais, além do próprio corredor ferroviário. Conforme relatado na literatura, o processo de decisão para os corredores de transporte é complexo e requer estudos de viabilidade econômica, técnica e ambiental. As políticas públicas, sociais e ambientais incluídas no plano de transporte exigem um grande volume de dados, atores e opiniões quase sempre contraditórias, que atualmente exigem ferramentas de geoprocessamento para permitir resultados de qualidade e em tempo hábil. No entanto, não há protocolos oficiais de SIG a serem usados ??pelas autoridades de transporte e comunidades locais com relação aos cenários preditivos dos impactos ambientais da ferrovia bioceânica Peru-Brasil. Nesse contexto, o artigo propõe e analisa um modelo para calcular corredores ambientalmente viáveis, considerados no planejamento da ferrovia bioceânica. A solução reúne técnicas de análise multicritério AHP em uma estrutura GIS. Os resultados permitem uma fácil visualização comparativa das alternativas e calculam o melhor caminho viável. A organização dos dados e a transparência nas regras de decisão são duas atrações principais do modelo. A solução é flexível, pois permite que as regras sejam moldadas dinamicamente, o que possibilita a reprodução do estudo.
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