Caracterização da ventilação natural em Tangará da Serra/MT, Brasil sob o viés da construção civil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2020.003.0017

Palavras-chave:

Estratégias Bioclimáticas, Rosa dos Ventos, Climatologia

Resumo

A ventilação natural é, no Brasil, uma importante estratégia bioclimática para a promoção de conforto térmico em edificações. Este trabalho tem como objetivo desenvolver e avaliar a velocidade e direção dos ventos no município de Tangará da Serra/MT, com o intuito de contribuir como acervo científico de pesquisa para a concepção de projetos de arquitetura bioclimática. Para tanto, utilizou-se de dados de 2004 a 2014, fornecidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia – INMET, a partir dos quais foram estabelecidos médias horários para cada dia do ano. Com isto, os resultados foram inseridos no softwareWRPlot, o qual fornece gráficos de frequência, indicando a velocidade e direção dos ventos. Assim, foi possível concluir que há uma variação na velocidade dos ventos nos períodos de estiagem e de chuva, sendo este o de menor intensidade. Também foi possível concluir que a velocidade dos ventos é variável em função do período do dia, verificando uma maior intensidade no período da tarde. Os gráficos também apresentaram que há uma predominância dos ventos nos sentidos Leste, Nordeste e Sudeste, além de demonstrar que a direção e velocidade dos ventos sofre variação ao longo das estações do ano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mauricio Dallastra, Universidade do Vale do Taquari

Pós-Graduação stricto sensu em andamento em Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES. Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Paranaense (2012), especialista em Iluminação e Design de Interiores lato sensu pelo IPOG, Campus Cuiabá - MT. Atua como professor interino no curso de Engenharia Civil na Universidade do Estado de Mato Grosso - Campus Tangará da Serra desde 2014, lecionando atualmente as disciplinas de Projeto Arquitetônico, Planejamento Urbano e Eficiência Energética em Edificações. Atua ainda com as disciplinas de Desenho Técnico no curso de Engenharias Civil, Elétrica e Mecânica, Desenho Auxiliado por Computador e Projeto Arquitetônico para Engenharia Civil no curso de Engenharia Civil, na Universidade de Cuiabá - UNIC. Também é sócio proprietário do escritório Studio ARQ3 - Arquitetura, iluminação, paisagismo e interiores, onde atua como arquiteto e urbanista, desde 2014.

Andreia Fernandes da Silva, Universidade do Estado de Mato Grosso

Possui graduação em Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (2011), mestrado em Física (2013), também pela Universidade Federal de Mato Grosso, com ênfase em espectroscopia Raman aplicada a materiais de interesse farmacológico, FT-IR e cálculos DFT e doutorado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2018), com ênfase em processamento e análise de materiais a base de carbono submetidos a condições extremas de pressão e temperatura. Atualmente atua como professora nos cursos de Engenharia Civil e Ciências Biológicas da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT, campus universitário de Tangará da Serra MT.

Rodrigo Spinelli, Universidade do Vale do Taquari

Doutor (2019) e Mestre (2015) pelo Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD - Univates); Especialização em Arquitetura e Patrimônio Arquitetônico no Brasil, pela PUC-RS (2008); Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS (2004). Docente nos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil na Universidade do Vale do Taquari - Univates. Desenvolvimento de Pesquisas na Área do Isolamento Térmico de Edificações e Conforto do Ambiente Construído.

Odorico Konrad, Universidade do Vale do Taquari

Doutor mont. em Engenharia Ambiental e Sanitária - Montanuniversitat Leoben Austria (2002) e Engenheiro Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1992). Atualmente é professor/pesquisador da UNIVATES. Tem experiência na área de Engenharia Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: biogás, biorreatores, energias renováveis, resíduos sólidos, meio ambiente, saneamento. 

Downloads

Publicado

2020-04-02

Edição

Seção

Desenvolvimento, Sustentabilidade e Meio Ambiente

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>