Análise de tendência em séries históricas de precipitação e vazão na UGRH2 Piracicaba, Minas Gerais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2020.002.0016

Palavras-chave:

Chuva, Estacionariedade, Série temporal, Teste de Pettitt, Vazão média

Resumo

A detecção de tendências em séries históricas de precipitação e vazão é importante para a gestão de recursos hídricos e pode ser feita por meio da utilização de testes estatísticos. Sendo assim, o objetivo do trabalho foi analisar tendências nos dados de precipitação e vazão nas estações da Unidade de Gestão de Recursos Hídricos do rio Piracicaba (UGRH2 Piracicaba), estado de Minas Gerais, utilizando os testes de Pettitt e análise de regressão linear para avaliar os dados anuais e mensais. Para as análises, foram selecionadas quinze estações pluviométricas e três estações fluviométricas, suas respectivas séries históricas foram obtidas no Portal HidroWeb da Agência Nacional de Águas. Os resultados mostraram que, para os dados de precipitação, quando o resultado dos diferentes testes foi significativo, a tendência observada foi de decréscimo para os dados anuais, enquanto que para os dados mensais os resultados variaram entre redução, com maiores ocorrências no mês de fevereiro, e elevação, com maiores ocorrências no mês de agosto. Já para a análise dos dados de vazão, quando o resultado dos diferentes testes foi significativo, a tendência observada foi de decréscimo para ambas as bases de dados, com predominância da redução da vazão no período seco. Ao avaliar o conjunto de dados, não foi possível estabelecer uma relação para os resultados obtidos entre os dados de precipitação e os dados de vazão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Micael de Souza Fraga, Instituto Mineiro de Gestão das Águas

Graduado em Engenharia Ambiental pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2012). Mestre (2015) e Doutor (2019) em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa. Foi Professor Substituto no Departamento de Engenharia Agrícola da Universidade Federal de Viçosa (06/2015 a 11/2015) e no Departamento de Agricultura e Ambiente do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (05/2019 a 10/2019). Atualmente ocupa o cargo de Analista/Hidrólogo na Gerência de Monitoramento Hidrometeorológico e Eventos Críticos (GMHEC) do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM).

Marcel Carvalho Abreu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Lavras (2011), Mestrado em Meio Ambiente e Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Itajubá (2014) e Doutorado em Agronomia (Meteorologia Aplicada) pela Universidade Federal de Viçosa (2018). Atualmente é Professor Adjunto do Instituto de Florestas da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, lotado no Departamento de Ciências Ambientais.

Guilherme Barbosa Reis, Universidade Federal de Viçosa

Graduado em Engenharia Agrícola e Ambiental pela Universidade Federal de Viçosa (2018). Mestrando em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa. Foi membro bolsista do Programa de Educação Tutorial no curso de Engenharia Agrícola e Ambiental (PET.EAA) (09/2014 a 09/2016), atuou da Empresa Júnior de Engenharia Agrícola e Ambiental (Agrijunior) (04/2015 a 12/2016) e foi bolsista de iniciação científica (CNPq) na área de Recursos Hídricos e Ambientais. Foi estagiário da empresa IRRIGER, trabalhando com manejo da irrigação com pivôs centrais e gotejamento no Estado da Bahia (01/2017 a 02/2017), e no grupo SLC Agrícola, na área de mecanização e manutenção de máquinas agrícolas no Estado do Mato Grosso (08/2017 a 11/2017).

Tiago Tozi, Universidade Federal de Viçosa

Graduando em Engenharia Agrícola e Ambiental pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Atuou na Empresa Júnior de Engenharia Agrícola e Ambiental (Agrijunior) e na AgroPlus. Foi estagiário na KraftHeinz Comapany, atuando na área de Saúde, Segurança e Meio Ambiente (SSMA). Foi bolsista de iniciação científica do CNPq (2017-2019), atuando em projetos no Centro de Referência em Recursos Hídricos da UFV.

Sávio Augusto Rocha Pinheiro, Universidade Federal de Viçosa

Graduando em Engenharia Agrícola e Ambiental pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Atuou na Empresa Júnior de Engenharia Agrícola e Ambiental (Agrijunior). Atualmente é membro bolsista do Programa de Educação Tutorial no curso de Engenharia Agrícola e Ambiental (PET.EAA), atuando em projetos vinculados ao Centro de Referência em Recursos Hídricos da UFV.

Downloads

Publicado

2020-02-27

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)