Interações agonísticas e desempenho zootécnico no cultivo de Macrobrachium rosenbergii em Tanques-Rede

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2019.006.0029

Palavras-chave:

Carcinicultura, Camarão da Malásia, Estocagem, Gaiolas, Danos

Resumo

Para identificar as lesões das interações agonísticas e avaliar o desempenho zootécnico do camarão Macrobrobrachium rosenbergii juvenis (5,39 ±2,13 g) em diferentes densidades, os mesmos foram submetidos ao cultivo em tanques rede, alimentados com ração (35% de proteína bruta) às 7:00 e às 14:00 h, com 10% de sua biomassa, durante 70 dias. Foram aplicados 5 tratamentos, com 5 repetições cada: D5 - 5 animais/m2; D10 - 10 animais/m2; D15 - 15 animais/m2; D20 - 20 animais/m2 e D25 - 25 animais/m2. Para isso, 25 tanques rede foram distribuídos aleatoriamente em 2 viveiros de alvenaria. Para determinar os parâmetros zootécnicos, biometrias foram realizadas a cada 10 dias. A sobra na bandeja foi retirada após 2h de permanência para calcularmos o consumo. No final do experimento as lesões foram verificadas e quantificadas. Os resultados foram analisados através do programa STATISTIC 7.0 (2004). As densidades D5 e D10 apresentaram maior peso médio final, ganho de peso, taxa de crescimento específico, eficiência alimentar, sobrevivência, consumo diário, consumo diário pela manhã e consumo diário à tarde. A quantidade de lesões aumentou com o aumento da densidade de estocagem. A densidade de 10 camarões/m² apresentou as melhores condições para obter um melhor desempenho em tanque rede.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniele Bezerra dos Santos, Instituto Federal do Rio Grande do Norte

Possui graduação Licenciatura em Ciências Biológicas (2005), Mestrado em Bioecologia Aquática pela UFRN (2007) e Doutorado em Psicobiologia - UFRN (2013). Coordenou o Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Centro Universitário UNIFACEX - janeiro/2012 a dezembro/2017; atuou como Coordenadora Institucional do Pibid/UNIFACEX/CAPES (projeto PIBID UNIFACEX - Edital n. 61/2013), no período de março/2014 a março/2018; Coordenadora do cursos de Pós-Graduação Lato sensu em Microbiologia e Parasitologia do Centro Universitário Facex - UNIFACEX (no período de janeiro/2013 a julho/2018) e Meio Ambiente e Gestão de Recursos Naturais (fevereiro/2011-dezembro/2013). Professora dos Cursos de Ciências Biológicas, Pedagogia, Enfermagem, Nutrição, Farmácia e Fisioterapia. Atuou como Coordenadora de Pesquisa e Extensão do Centro Universitário UNIFACEX - CPE/UNIFACEX até julho/2018. Atualmente, é professora do INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA - IFRN, Campus Pau dos Ferros, ministrando na Educação básica (Biologia I, Biologia II, Biologia Aplicada a Alimentos), no Ensino Superior, no curso de Licenciatura em Química, as disciplinas de Didática e Estágio Supervisionado III (Ensino em Ciências). Atualmente, é Coordenadora do Curso de Pós-Graduação Especialização em Ensino de Ciências Naturais e Matemática do IFRN, Campus Pau dos Ferros.

Priscila Maria Oliveira Campos Medeiros, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduada em Zootecnia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2012). Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pelo PRODEMA (Programa Regional de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Deseja auferir cada vez mais conhecimento para, assim, atingir o profissionalismo almejado.

Vinicius Gabriel da Silva Santana, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Ex-estudante do IFRN - Campus Zona Norte, licenciado em Ciências Biológicas pela UFRN e mestrando no PRODEMA/UFRN. Pesquisador na área da Aquicultura Sustentável e Comportamento Animal realizando experimentos com carcinicultura (marinha, de água doce e ornamental).

Cibele Soares Pontes, Instituto Federal do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Aquicultura pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Mestrado em Aquicultura pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997) e Doutorado em Psicobiologia (Comportamento Animal) pela UFRN (2003). Atualmente é Professora Associado III na Unidade Acadêmica Especializada em Ciências Agrárias (Escola Agrícola de Jundiaí, Campus Macaíba) da UFRN. Coordenadora do Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA-UFRN Mestrado https://sigaa.ufrn.br/sigaa/public/programa/portal.jsf?id=423 ) onde orienta na área de aquicultura e sustentabilidade. Vice Coordenadora do Programa Regional de Pós Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente - Doutorado em associação plena (DDMA, http://www.doutoradoprodema.ufrn.br/). Tem experiência na área de Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca, com ênfase em Aquicultura, atuando principalmente nos seguintes temas: aquicultura e sustentabilidade, carcinicultura, malacocultura, larvicultura de organismos aquáticos, comportamento animal, etologia aplicada.

Downloads

Publicado

2019-11-05

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)