Cultivo de bactérias nitrificantes a partir do biofilme de filtro biológico aerado submerso tratando esgoto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2019.006.0008

Palavras-chave:

Nitrosomonas, Nitrobacter, Efluente, Canil, NMP, Correlação de Pearson

Resumo

Técnicas de remoção de nutrientes têm sido empregadas no tratamento de efluentes com a inclusão de uma etapa biológica. Sendo os microrganismos nitrificantes os responsáveis pelas transformações das formas nitrogenadas, o objetivo deste estudo foi detectar e quantificar bactérias nitrificantes provenientes do tratamento de efluentes de um canil. Foi realizada a caracterização do efluente e uma obtida uma correlação entre as variáveis medidas. Avaliou-se a densidade de bactérias nitrificantes e a partir do biofilme coletado no filtro biológico aerado submerso, fez-se o cultivo, isolamento e observação dos microrganismos em microscópio óptico e microscópio eletrônico de varredura. As análises físico-químicas demonstraram um decaimento de nitrogênio amoniacal de 35% entre a entrada e saída do biofiltro. A densidade de bactérias demonstrou variabilidade entre bactérias oxidadoras de amônia (BOA) e de nitrito (BON) no biofiltro, e uma maior densidade de BON em relação as BOA no biofilme. O pH apresentou uma correlação positiva de 72% com as formas nitrogenadas (NHx), e uma correlação negativa de 81% com o nitrito, e estas correlações se mostraram estatisticamente significativas. A partir da observação em microscópio foram identificadas as bactérias nitrificantes a partir da morfologia. O pH pode ser considerado como o fator limitante para a nitrificação, pois tem relação no crescimento das bactérias. A ocorrência dos microrganismos pode ser verificada tanto no efluente, quanto aderidas ao biofilme e os gêneros Nitrosomonas e Nitrobacter foram identificados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guilherme de Oliveira Martins, Universidade Federal de Lavras

Graduando em Engenharia Ambiental e Sanitária. Universidade Federal de Lavras.

Aline dos Reis Souza, Universidade Federal de Lavras

Doutora em Recursos Hídricos em Sistemas Agrícolas . Universidade Federal de Lavras.

Marcelo Vieira da Silva Filho, Universidade Federal de Lavras

Doutor em Ciências na Área de Química Atmosférica pelo Programa de Meteorologia no Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP. Professor Adjunto do Departamento de Recursos Hídricos e Saneamento da UFLA.

Luciene Alves Batista Siniscalchi, Universidade Federal de Lavras

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Ouro Preto (2004), especialista em Gestão e Manejo Ambiental em Sistemas Florestais pela Universidade Federal de Lavras (2007), mestre em Engenharia Ambiental na área de Concentração Saneamento Ambiental pela Universidade Federal de Ouro Preto (2009) e doutora em Saneamento pelo programa de Pós Graduação em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Universidade Federal de Minas Gerais (2015). Possui experiência na área de microbiologia aplicada ao tratamento de águas residuárias, saneamento ambiental, microrganismos contidos em lodos de esgotos, sedimentos, cultivo e seleção de bactérias e arquéias oxidadoras de metano por meio de reatores em batelada sequencial, cultivo de bactérias acidófilas relacionadas à geração de Drenagem Ácida de Mina e Biolixiviação e técnicas moleculares para o estudo da comunidade microbiana contida nesses ambientes tais como o FISH, a DGGE e o SNG. Possui experiência em docência. Temas de interesse: microrganismos envolvidos em sistemas de tratamento de efluentes, enriquecimento de arqueias e bactérias metanotróficas por meio de biorreatores, identificação e cultivo de metanotróficas desnitrificantes responsáveis pelo processo N-DAMO, biotecnologia ambiental, gestão ambiental, saneamento ambiental, drenagem ácida.

Downloads

Publicado

2019-11-05

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)