Extração e caracterização de óleo do resíduo de pacu (Piaractus mesopotamicus) usando tecnologia ultrassônica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2019.005.0014

Palavras-chave:

Peixe, Ultrassom, Acidez, Ácidos graxos

Resumo

O aumento da demanda pelo consumo de peixe leva à geração de uma quantidade maior de resíduos, sendo necessário buscar alternativas para o reaproveitamento dessa carga orgânica. Dessa forma, o objetivo desta pesquisa foi avaliar a extração de óleo do resíduo do pacu por energia ultrassônica. A extração do óleo foi avaliada utilizando uma matéria-prima úmida e seca a 70 ° C, a partir de um planejamento fatorial completo 2², onde as variáveis ​​foram razão e tempo de solvente da amostra. Os óleos obtidos em todas as condições de extração foram analisados ​​em função da acidez em ácido oleico (%), e o óleo obtido nas melhores condições foi submetido ao perfil de ácidos graxos. Na extração, tempos menores e proporções maiores de amostra de solvente contribuíram para obter maiores rendimentos em óleo. Os óleos obtidos apresentaram baixa acidez e alto teor de ácidos graxos insaturados, com uma proporção de insaturados e saturados e ω-6 / ω-3 dentro dos limites desejados. Dessa maneira, o ultrassom mostrou-se uma ferramenta útil para a obtenção de óleo de resíduo de pacu de boa qualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cesar Vinicius Toniciolli Rigueto, Universidade de Passo Fundo

Graduated in Food Engineering from the Mato Grosso State University (UNEMAT / 2018). During his academic career, he worked on projects focused on the use of agro-industrial wastes for application as biosorbents, as well as fishing wastes for the development of new products. He is currently a master student of the Graduate Program in Food Science and Technology (PPGCTA) of the University of Passo Fundo (UPF), linked to the project entitled: "Use of gelatin recovered from chrome-tanned leather waste and carbon nanotubes in the development of adsorbents".

Thainá Stéphanie Martins de Freitas, Universidade Federal da Grande Dourados

Graduated in Food Engineering from the Mato Grosso State University (2018). Has experience in the area of ​​Food Engineering with emphasis on the quality of oils obtained from fishery by-products and natural biosorbents. Currently pursuing a master's degree in Food Science and Technology from the Federal University of Grande Dourados.

Debora Silva da Rocha, Universidade do Estado de Mato Grosso

Graduada em Engenharia de Alimentos pela Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT.

Nivia Carolina de Oliveira Bevilaqua, Universidade do Estado de Mato Grosso

Recém formada em Engenharia de Alimentos pela Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT. Possui interesse nas áreas afins e ingressar no mercado de trabalho voltado as indústrias de alimentos, atuando na área de Engenharia de Alimentos, onde compreende bebidas, equipamentos, embalagens e aditivos. Desde a gestão de pessoas até o controle de qualidade e o desenvolvimento de novos processos e produtos.

Débora de Oliveira, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduado em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal de Santa Catarina (1993), mestre em Engenharia Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (1995) e doutorado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999). Trabalha como colaboradora no Programa de Pós-Graduação da URI em Engenharia de Alimentos e como permanente no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química e no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Alimentos, ambos da UFSC. Tem experiência na área de Enzimologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Produção, purificação e imobilização de enzimas, Desenvolvimento de processos enzimáticos de interesse para as áreas de têxtil, biodiesel e modificação de óleo e gordura, com foco em pesquisa, desenvolvimento e inovação nessas áreas.

Fabricio Barros Brum, Universidade do Estado de Mato Grosso

Possui graduação em Farmácia e Bioquímica - Tecnologia dos Alimentos (UFSM/2007), mestrado em Ciência e Tecnologia dos Alimentos (UFSM/2009), formação pedagógica pelo Programa Especial de Graduação para Formação de Professores da Educação Profissional - PEG (UFSM/2012) e especialização em Ciência de Alimentos (UFPEL/2014). Atualmente, é docente da educação superior junto à Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Possui experiência profissional na indústria onde exerceu atividades ligadas a produção, controle de qualidade, pesquisa e desenvolvimento nos seguintes temas: Produção de farináceos de arroz, aproveitamento de subprodutos agroindustriais de origem vegetal, produção de insumos farmacêuticos naturais e produção de fertilizante foliar orgânico.

Raquel Aparecida Loss, Universidade do Estado de Mato Grosso

Possui graduação em Engenharia de Alimentos pela Universidade de Passo Fundo,Mestrado e Doutorado em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal de Santa Catarina. Exerce atividade como Docente da Educação Superior na Universidade do Estado do Mato Grosso.

Downloads

Publicado

2019-10-12

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)