Inventário Arbóreo das vias públicas do Centro de João Pessoa, Paraíba

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2019.001.0029

Palavras-chave:

Inventário Arbóreo, João Pessoa, Arborização Urbana

Resumo

Os problemas criados pelo processo de urbanização estão fazendo as cidades prestarem maior atenção à sua arborização. João Pessoa (PB) é uma cidade que conta com inúmeras áreas verdes, tendo sua arborização central se estabelecido desde 1950. A manutenção da arborização urbana requer o seu diagnóstico e um constante monitoramento, no sentido de garantir a beleza e a saúde das árvores, bem como o usufruto dos seus benefícios ecológicos. Com isso, objetivou-se identificar as espécies arbóreas em 12 vias centrais mais arborizadas de João Pessoa, e também analisar os parâmetros altura, DAP e altura da primeira ramificação. A pesquisa foi realizada de dezembro/2009 a agosto/2010, registrando um total de 527 indivíduos, distribuídos em 32 espécies e 12 famílias. As 11 espécies mais frequentes corresponderam a 91% do total, sendo 81% exóticas. As mais abundantes foram Mangifera indica L. (24%) e Eugenia malaccensis L. (13%). As famílias mais frequentes foram Fabaceae (27,38%), Anacardiaceae (25,05%) e Bignoniaceae (16,7%). A avenida com maior quantidade de árvores apresentou 62 indivíduos, enquanto o menor registro foi de 7. Com relação à diversidade, o número máximo de espécies encontrado por avenida foi 11. Das árvores analisadas, 39% eram de grande porte, 35% apresentavam a primeira ramificação acima de 1,80 m e 55% possuíam o DAP inferior a 0,5 m. Concluiu-se que a cidade apresenta poucas árvores ao longo de suas vias centrais e a maioria apresenta características que comprometem o fluxo, indicando a necessidade de um melhor planejamento da urbanização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sofia Erika Moreira Gomes, Universidade Federal da Paraíba

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Paraíba (2007) e mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA) pela mesma instituição (2011). Atualmente é técnica do Laboratório de Ecologia Vegetal do Campus IV da Universidade Federal da Paraíba, exercendo a função de coordenadora. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Análise da Arborização Urbana, tendo atuado principalmente nos seguintes temas: diagnóstico arbóreo, práticas em Ecologia Vegetal, interações ecológicas em ambiente urbano. 

Maria Regina de Vasconcellos Barbosa, Universidade Federal da Paraíba

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1980), mestrado em Ciências Biológicas (Botânica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985) e doutorado em Biologia Vegetal pela Universidade Estadual de Campinas (1996). É professora titular da Universidade Federal da Paraíba e colaboradora da Universidade Federal de Pernambuco. É credenciada no Programa de Pós-Graduação em Biologia Vegetal da UFPE e no Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas da UFPB, do qual foi coordenadora no período de maio de 2011 a abril de 2013. Participa também como docente do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas à Distância da UFPB. Tem experiência na área de Botânica, com ênfase em Taxonomia de Angiospermas, atuando principalmente nos seguintes temas: flora do nordeste, taxonomia e diversidade de Rubiaceae, florística de mata atlântica e caatinga, relações plantas-animais. 

Downloads

Publicado

2019-06-20