Inventário das árvores urbanas da cidade de Rio Tinto/PB

Autores

  • Fabrício Ferreira Jerônimo Universidade Federal da Paraíba
  • Sofia Erika Moreira Gomes Universidade Federal da Paraíba
  • Zelma Glebya Maciel Quirino Universidade Federal da Paraíba http://orcid.org/0000-0003-0396-107X

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2019.001.0001

Palavras-chave:

Ecologia Urbana, Planejamento Urbano, Arborização Urbana

Resumo

O processo de desenvolvimento urbano tem causado progressivas modificações nas paisagens naturais, com consequente prejuízo para a biodiversidade, causando a destruição, fragmentação e o isolamento de habitats naturais. A arborização urbana proporciona diversos benefícios estéticos, ecológicos e econômicos as populações. O inventário é uma das ferramentas fundamentais para o planejamento e diagnóstico da arborização, e tem como objetivo conhecer o patrimônio arbóreo de uma localidade, fornecendo informações sobre as condições em que se encontram os indivíduos e as prioridades de intervenções. Portanto, o objetivo desse trabalho é realizar o inventário da arborização urbana da cidade de Rio Tinto/PB, para que possa ser utilizado como ferramenta no seu planejamento ambiental. Os dados foram coletados no período de novembro de 2016 a julho de 2018 através do inventário arbóreo. As informações parametrizadas foram: nome popular, espécies, família, origem e eventos fenológicos. Foram percorridos 47 km, compreendendo todas as ruas, avenidas e praças da cidade. Foram catalogados 931 indivíduos, distribuídos em 28 espécies, pertencentes a 12 famílias. A maior parte dos indivíduos é de origem exótica. Conclui-se que atualmente a arborização de Rio Tinto/PB é considerada homogênea. Propõe-se a substituição gradativa dos indivíduos exóticos por nativos que apresentem características ecológicas compatíveis com o meio urbano. Espera-se que esse banco de dados possa ser ponto de partida para o desenvolvimento de novos trabalhos mais pontuais dentro da arborização da cidade de Rio Tinto/PB.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabrício Ferreira Jerônimo, Universidade Federal da Paraíba

Graduado em Ecologia pela Universidade Federal da Paraíba - Campus IV, foi estagiário do Laboratório de Ecologia Vegetal (LABEV) desde 2015. Trabalhei na Graduação Especificamente com Analise e Distribuição espacial da arborização da cidade de Rio Tinto - PB. Atua nas áreas de Ecologia Vegetal em Espaços Verdes Urbanas, Ecologia Urbana, Geoprocessamento. Possui interesse em estudos sobre Arborização Urbana, Geoprocessamento.

Sofia Erika Moreira Gomes, Universidade Federal da Paraíba

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Paraíba (2007) e mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA) pela mesma instituição (2011). Atualmente é técnica do Laboratório de Ecologia Vegetal do Campus IV da Universidade Federal da Paraíba, exercendo a função de coordenadora. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Análise da Arborização Urbana, tendo atuado principalmente nos seguintes temas: diagnóstico arbóreo, práticas em Ecologia Vegetal, interações ecológicas em ambiente urbano.

Zelma Glebya Maciel Quirino, Universidade Federal da Paraíba

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Ceará (1995), mestrado em Biologia Vegetal pela Universidade Federal de Pernambuco (1998) e doutorado em Biologia Vegetal pela Universidade Federal de Pernambuco (2006). Atualmente é professor Associado II da Universidade Federal da Paraíba. Campus IV- Litoral Norte. Tem experiência na área de ecologia Vegetal, com ênfase em Biologia reprodutiva, atuando principalmente nos seguintes temas: Fenologia, polinização, dispersão, Biologia reprodutiva de especies em ambientes urbanos.

Downloads

Publicado

2019-06-20