Índice de vegetação por diferença normalizada (NDVI) no médio curso do Rio Ceará

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2019.001.0021

Palavras-chave:

Degradação da Cobertura Vegetal, Análise Ambiental, Sensoriamento Remoto

Resumo

A cobertura vegetal é um componente fundamental em regiões de bacia hidrográfica, principalmente em áreas de proteção ambiental (APP), que, cada vez mais, sofrem com a ocupação desordenada e o uso intensivo dos recursos naturais. O objetivo deste artigo é apresentar uma análise temporal da cobertura vegetal no médio curso do rio Ceará, destacando as diferentes formas de uso e ocupação do solo que constituem a paisagem local. Com base na caracterização do Índice Vegetação por Diferença Normalizada (NDVI), avaliou-se o estado geral de degradação ambiental em um recorte espacial que abrange as comunidades indígenas locais. Para isso, aplicou-se o método de estudo de caso, com base na abordagem geossistêmica, e utilizou-se ferramentas de sensoriamento remoto. O estudo gerou mapas de uso e ocupação do solo, referentes ao ano de 2017, e de índice, dos anos de 1985, 1996, 2006 e 2015. Os resultados mostraram um cenário de crescente desmatamento e manifestação dos processos erosivos, que culminaram na degradação da Área de Preservação Permanente (APP). A avaliação da dinâmica da paisagem revelou que a maior parte da região não possui cobertura nativa. No entanto, cabe destacar que, nos arredores das comunidades indígenas, prevalece a cobertura vegetal em melhor estado de conservação. Na análise espaço-temporal das imagens de 1985, 1996, 2006, 2015, evidencia-se o aumento das áreas degradadas que apresentam menor índice de vegetação no ano de 2015. Assim, percebe-se a necessidade da aplicação de estratégias de gestão ambiental capazes de reverter as ações impactantes e preservar as áreas que ainda conservam valores ecológicos e socioculturais. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvia Juliane Ventura, Universidade Federal do Ceará

Bacharel em Ciências Biológicas com ênfase em Ecologia e Preservação da Biodiversidade, com Especialização em plantas medicinais- Manejo uso manipulação pela Universidade Federal de Lavras- UFLA. Mestre em Ciências Agrárias-Agroecologia pelo Instituto de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Minas Gerais. Doutoranda no programa de pós-graduação em desenvolvimento e meio ambiente pela Universidade Federal do Ceará ( UFC). Área de atuação Ciências biológicas e da saúde, Ciências agrárias e Química de produtos naturais ( Análises Cromatográficas), educação ambiental.

Lúcio Correia Miranda, Universidade Federal do Pará

Professor da Universidade Federal do Pará - Faculdade de Tecnologia em Geoprocessamento, Campus Ananindeua. Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Ceará (2016). Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente (2013), pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Especialista em Educação e Permacultura (2014) pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), Licenciado em Geografia (2009) pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Coordenador do Projeto de Pesquisa "Dinâmica das Paisagens de Bacia Hidrográfica do Rio Guamá: Subsídios ao Planejamento Ambiental Integrado". Líder do Grupo de Pesquisa "Geotecnologia Aplicada ao Estudo Integrado de Paisagem (GEOTEIP)". Experiência na área de Análise Integrada da Paisagem, atuando, principalmente, nos seguintes temas: Cartografia, Geoprocessamento, Posicionamento pelo GNSS, Sensoriamento Remoto, Sistema de Informação Geográfica e Banco de dados geográfico em ambiente SIG.

Edson Vicente da Silva, Universidade Federal do Ceará

Graduação em Geografia - Bacharelado e Licenciatura. pela Universidade Estadual do Ceará (1981), mestrado em Planejamento Rural em Função do Meio Ambiente pelo Instituto Agronômico Mediterrâneo de Zaragoza (1987), doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Rio Claro São Paulo (1993), pós-doutor em Educação Ambiental pela Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (2006) e pós-doutor em Planejamento e Geoecologia da Paisagem pela Faculdade de Geografia, Universidade de Havana-Cuba (2007). Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Ceará (1997), tirocínio docente da Universidade Federal da Bahia e professor dos Doutorados e Mestrados em Geografia e de Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA), da Universidade Federal do Ceará . Tem experiência na área de Geoecologia da Paisagem, atuando principalmente nos seguintes temas: análise ambiental, educação ambiental, litoral, análise geoambiental, recursos hídricos e desenvolvimento sustentável.

Downloads

Publicado

2019-06-20

Edição

Seção

Desenvolvimento, Sustentabilidade e Meio Ambiente

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)