Princípios e premissas contábeis de acordo com a sustentabilidade ambiental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2018.007.0028

Palavras-chave:

Sustentabilidade, Princípios Contábeis, Contabilidade Ambiental

Resumo

A evidenciação contábil dos fatos de cunho ambiental das entidades é uma nova área de operacionalização para os contabilistas; para tanto, é fundamental o entendimento harmônico entre os princípios e fundamentos da contabilidade e os da sustentabilidade. A consecução desse conhecimento perpassa uma metodologia com fins exploratórios e explicativos cujo objetivo é a entender a operacionalização contábil frente ao embasamento jurídico da sustentabilidade ambiental, sem desconsiderar a finalidade econômica das entidades. Entendemos que as bases teóricas sob as quais ambas as vertentes contábeis, tradicional e ambiental, se ancoram são igualmente válidas e possíveis de harmonização para geração de informações úteis aos usuários da contabilidade. A antiga visão de que os impactos ambientais decorrentes das atividades empresariais eram externalidades a serem suportadas por todos não é mais tolerável socialmente. A legislação ambiental brasileira já estabelece a obrigação dessas entidades em prevenir, limitar e recuperar os reflexos ambientais negativos que causam em suas operações. Disso depreende-se que os contabilistas devem compreender a aplicação dos princípios e fundamentos contábeis para fatos de natureza ambiental, o que se torna relevante à conexão dos conceitos teóricos aos quais se sujeita a contabilidade ambiental no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Luís Oliveira Feitosa, Universidade Federal de Sergipe

Graduado em Ciência Contábeis pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Especialista em Auditoria e Controladoria pela Faculdade de Negócios de Sergipe. Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela UFS com ênfase em Auditoria Ambiental e Gestão Pública. Doutor em Desenvolvimento e Meio Ambiente com ênfase em ensino de Contabilidade Socioambiental. Auditor Interno da Universidade Federal de Sergipe e Professor do Curso de Ciências Contábeis da Faculdade Amadeus das Disciplinas Contabilidade Geral, Avançada, Perícia Contábil, Auditoria Contábil, Metodologia Científica e Trabalho de Conclusão de Curso, Ética Profissional, Contabilidade e Gestão Ambiental, dentre outras. Professor do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu da Faculdade Amadeus (especialização). Experiência na área de Contabilidade e Administração Pública, com destaque para Auditoria governamental, planejamento e execução orçamentária.

Antônio Carlos dos Santos, Universidade Federal de Sergipe

Possui graduação em Física pela Universidade Federal de Sergipe(2008) e graduação em Licenciatura de 1 Grau em Ciências pela Universidade Federal de Sergipe(1984). Atualmente é Professor de Educação Básica do Governo do Estado de Sergipe. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física Geral.

Downloads

Publicado

2018-09-24

Edição

Seção

Desenvolvimento, Sustentabilidade e Meio Ambiente