Valorando economicamente a Caatinga

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2018.003.0029

Palavras-chave:

Economia Ambiental, Valoração Econômica Ambiental, Método de Valoração Contingente

Resumo

A presente pesquisa objetivou identificar a disposição a pagar da população pela recuperação da Caatinga do município de Mossoró/RN. Este estudo parte do entendimento de que o desmatamento do bioma caatinga ocorre em função do uso direto ou indireto provocada pela sociedade. Neste sentido, utilizou-se de uma ferramenta da teoria microeconômica neoclássica, que versa sobre economia ambiental. Onde optou-se pela utilização do método de valoração contingente. Foram aplicados 150 questionários no município de Mossoró, este contemplava questões objetivas e semi-estruturadas, de fácil linguagem e que englobando questões sociais, econômicas, ambientais entre outras. Os dados coletados foram compilados e analisados por meio de software estatístico, realizando regressão linear múltipla e aplicando o modelo logit, tendo como resultado a função de demanda dos indivíduos pela caatinga, tendo como variáveis determinantes da disposição a pagar: a renda (Y), vínculo (V), tamanho da família (F) e grau de consciência ambiental (G). O modelo observado foi compatível com o estimado pelo modelo, validando assim a presente pesquisa. Nesse sentido, tal resultado confirma a importância da caatinga revelada pelas preferências da população do município de Mossoró, que mostrou-se disposta a colaborar financeiramente com a recuperação da caatinga. Conclui-se indicando pesquisas futuras que, estimem o MVC para parcela da sociedade afetadas diretamente com a disponibilidade da caatinga, o que que proporciona realizar uma análise comparativa com esse estudo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Iriane Teresa de Araújo, Universidade Federal Rural do Semi-árido

Doutoranda em Administração (UNP) - Mestre em Ambiente, Tecnologia e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA (2013), especialista em Contabilidade Gerencial pela Universidade Potiguar -Unp (2011), Bacharel em Economia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN - (2009). Atuei como docente da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (2009 a 2010) e também da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (2012-2013 e 2016).Possuo experiência na área de consultoria empresarial. Atualmente sou Gerente Financeira do NEaD/UFERSA, e também docente da faculdade Mater Christi (UNIRB), e atuo principalmente nos seguintes temas: Serviços, Economia do Meio Ambiente, Métodos de Valoração Econômica, Comercio Internacional, Agroecologia, Comercialização, Políticas Públicas.

Celsemy Eleuterio Maia, Universidade Federal Rural do Semi-árido

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (1995), mestrado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Universidade Federal de Viçosa (1999) e doutorado em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande (2005). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal Rural do Semi Árido. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Meio Ambiente, atuando principalmente nos seguintes temas: meio ambiente, petróleo, modelagem, software e salinidade.

Downloads

Publicado

2018-05-23