Sustentabilidade e turismo: uma relação em análise na praia da Pipa/RN

Autores

  • Josemery Araújo Alves Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Márcia Maria Rios Ribeiro Universidade Federal de Campina Grande
  • Livia Izabel Bezerra de Miranda Universidade Federal de Campina Grande

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2018.003.0026

Palavras-chave:

Sustentabilidade, Turismo, Pipa

Resumo

A presente pesquisa propõe um estudo sobre as ações de sustentabilidade presentes em um destino de turismo litorâneo consolidado no Brasil, a praia da Pipa, pertencente ao município de Tibau do Sul/RN. Tem-se como objetivo da pesquisa ‘detectar os principais projetos voltados à sustentabilidade na praia da Pipa, visando apontar alternativas para um planejamento mais sustentável do turismo’. Para isso, foram realizadas visitas in loco, observação participante, levantamento dos projetos e ações de cunho sustentável desenvolvidas na localidade. Foi possível identificar os representantes e optou-se por entrevistas semiestruturadas como instrumento para levantamento dos dados do estudo de campo, totalizando 17 investigados. Alguns projetos desempenham papel de cunho ambiental, social, cultural e educacional na praia da Pipa, contribuindo com iniciativas coletivas que visam o bem-estar e melhores condições para a comunidade. Apesar de constatar atitudes concretas de compromisso socioambiental, o destino apresenta reflexos negativos provenientes do turismo de massa, tais como: especulação imobiliária, predomínio de relações de poder, exploração de áreas naturais, exclusão dos nativos, ineficiência dos órgãos gestores e fiscalizadores. Como ações preferenciais, é essencial direcionar o planejamento turístico com metas à longo prazo, com consciência sobre os impactos futuros na destinação, voltadas efetivamente para os direcionamentos da sustentabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josemery Araújo Alves, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais- UFCG, Doutorado sanduíche na Universidade de Lisboa- ISEG/ SOCIUS. Mestre em Turismo pelo Programa de Pós-Graduação em Turismo- UFRN, Graduada em Turismo- UERN. Professora efetiva do quadro de docentes da UFRN/ Campus Currais Novos, Departamento de Ciências Sociais e Humanas- Curso de Turismo. Pesquisadora do grupo de pesquisa do CNPQ: Gestão, Turismo e Políticas Públicas (UFRN).

Márcia Maria Rios Ribeiro, Universidade Federal de Campina Grande

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Paraíba (1985), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Paraíba (1990) e doutorado em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000) com um período (sanduíche) na University of East Anglia (Inglaterrra). Pós-doutorado no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (2010-2011). Pós-Doutorado na Griffith University - Australian Rivers Institute - Austrália (2016-2017). É professora da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Foi Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental - UFCG (2014-2016). É Editora Associada da Revista Brasileira de Recursos Hídricos (RBRH). Foi Diretora de Comissões Técnicas da Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRH). Atua no tema da gestão de recursos hídricos com ênfase para os seus aspectos econômicos, sociais, legais e institucionais abordando, entre outros, os instrumentos de gestão, a análise de conflitos, o gerenciamento da demanda de água, a participação pública.

Livia Izabel Bezerra de Miranda, Universidade Federal de Campina Grande

Possui doutorado em Desenvolvimento Urbano e Regional (2007), mestrado em Geografia (1997) e graduação em Arquitetura e Urbanismo (1992) pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente, exerce a função de professor no Curso de Arquitetura e Urbanismo e colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental da Unidade Acadêmica de Engenharia Civil (UAEC) na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). É Pesquisadora na Rede Observatório das Metrópoles (INTC - IPPUR/UFRJ) e Coordenadora do Observatório das Metrópoles - Núcleo Paraíba. Vem aplicando seus conhecimentos acadêmicos, com ênfase em Planejamento Urbano e Regional, Serviços Urbanos e Ambientais, Geografia Urbana, Habitação de Interesse Social, atuando principalmente nos seguintes temas: Técnicas de Avaliação Urbano e Regionais, Planejamento e Gestão do Espaço Urbano.

Downloads

Publicado

2018-05-23

Edição

Seção

Desenvolvimento, Sustentabilidade e Meio Ambiente